???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6202
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, José Alcimar de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7437039110629695por
dc.contributor.advisor1Oliveira, José Aldemir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3832262816445327por
dc.contributor.referee1Carvalho, Edgard de Assis-
dc.contributor.referee2Pressler, Gunter Karl-
dc.contributor.referee3Pinto, Ernesto Renan Mello de Freitas-
dc.contributor.referee4Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos-
dc.date.issued2011-12-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Alcimar de. Igara, Uka, Makira Irúmu (a canoa, a casa e a rede): epistemologia e barbárie na Amazônia em sete ensaios irredentos. 2011. 218 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6202-
dc.description.resumoEm Igara, uka, makira irúmu a Amazônia é tratada ao mesmo tempo como realidade epistemológica, ontológica e dialética diante do paradigma instrumental da racionalidade científica e da estrutura mítica e perceptiva do saber tradicional do ser social da Hiléia. Mais do que singularidades empíricas, a canoa, a casa e a rede indicam nesses sete ensaios a resistência epistêmica à barbárie do pensamento ocidental (identificado ao leito de Procrusto), que submete a natureza e a cultura da Amazônia indígeno-cabocla. Trata-se de um conhecimento fundado na dicotomia sujeito-objeto, que reforça a funcionalidade do sociometabolismo do capital e esquece a unidualidade do homem. A finalidade dessas narrativas é contribuir para a refundação da estrutura cognitiva e ontológica do ser natural e social da Amazônia brasileira e se engajar nas vias transformadoras para o futuro do homem.por
dc.description.abstractThis thesis, Igara, uka, makira irúmo, addresses the Amazon Region as an epistemological, ontological and dialectical reality, facing the instrumental paradigm of scientific rationality and simultaneously the mythical and perceptive structure of traditional knowledge of the social being of the Hiléia. More than empirical singularities, the canoe, the house and the hammock denote, in these seven essays, the epistemic resistance to the cruelty of occidental thought (identified by the Procrustean bed), to which nature and culture are subjected in the Amazon. Given knowledge based on the subject-object dichotomy, that contributes to the functional nature of capital and forgetting the uni-duality of the human being, these narratives contribute to a renewal of the foundation of the cognitive and ontological structure of the natural and social being of Amazonia.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/20293/Tese_Jos%c3%a9%20Alcimar%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCultura amazônicapor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleIgara, Uka, Makira Irúmu (a canoa, a casa e a rede): epistemologia e barbárie na Amazônia em sete ensaios irredentospor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_José Alcimar Oliveira.pdf1.23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons