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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Proposta de modelo de manufatura enxuta nas operações de serviço de uma empresa de bebidas do PIM
???metadata.dc.creator???: Nogueira, Fernanda Alves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barreiros, Nilson Rodrigues
???metadata.dc.description.resumo???: A Manufatura Enxuta é mundialmente reconhecida como um conjunto de vantagens e diferenciais competitivos gerados pela adoção da metodologia de trabalho desenvolvida pela Toyota. Esta pesquisa foi realizada numa empresa americana líder no mercado de Bebidas, no setor de Qualidade. A empresa fabrica uma grande variedade de produtos, sendo estes de alto valor agregado; porém, por se tratar de setor alimentício, trabalha com matérias primas com um curto ciclo de vida. Além disso, o cliente está cada vez mais exigente, indicando que a empresa no qual apresentar maior flexibilidade para acompanhar a demanda se tornará mais competitiva. Com isso, a manufatura enxuta surge como uma alternativa para melhorar o atendimento ao cliente e aos processos. A empresa tem como principal objetivo eliminar todas as atividades que não agregam valor ao produto. Isto é possível através de um fluxo contínuo com altas taxas de qualidade, custos reduzidos e agilidade na introdução de mudanças. O presente trabalho visa realizar um estudo na utilização dos conceitos de Manufatura Enxuta e validar um modelo na área de qualidade, mais especificamente no processo de serviços de análise de matéria prima de uma empresa de bebidas no Pólo Industrial de Manaus. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre Lean Manufactoring e metodologias de aplicação nas áreas de serviços, manufatura e setor administrativo. Em seguida, foi realizado um estudo de caso com base em aplicações reais da Manufatura Enxuta na área de serviços da Qualidade, por ser um conceito extremamente amplo, sendo, portanto, aplicável às diversas áreas de uma organização. Adicionalmente, são muitas as técnicas utilizadas nesse modelo de serviço, tais como: Trabalho Padronizado, Kaizen, Kanban, 5S e Gerencimento da Performance. Também foi trabalhada a redução nos tempos de ciclo, considerando aspectos de qualidade e desenvolvimento da equipe com a integração das ferramentas apresentadas, gerando uma melhoria de produtividade de aproximadamente 30% e uma econômica de 2000 horas.
Abstract: Lean Manufacturing is recognized worldwide as a set of advantages an competitive differentials generated by adopting the methodology of work developed by Toyota. This research was conducted in a leading market's U.S. beverage company's, the the Quality Control sector. The company produces a wide variety of high-value products; however, since it's related to with the food industry, they work with raw materials that have a short life cycle. In addition, the customer is increasingly demanding, indicating that the company showing better flexibility to monitor the demand will become more competitive. Thus, lean manufacturing emerges as an alternative to improve customer services and processes. The company's main objective is to eliminate all activities that do not add value to the product. This is possible through a continuous flow, with high quality taxes, lower costs and agility in the implementation of changes. This paper presents a study on the usage of the concepts of Lean Manufacturing and of validating of a model of quality in the area, more specifically in the service process analysis of raw materials of a beverage company in the Industrial Pole of Manaus. For this, we carried out a bibliography study on Lean Manufacturing and application methodologies in the areas of services, manufacturing and administrative sector. Then, we performed a case study based on real applications of Lean Manufacturing in service quality, being a very broad concept, and therefore applicable to different areas of an organization. Additionally, there are many techniques used in this service model, such as Standard Work, Kaizen, Kanban, 5S and Performance Management. There was also work with reduced cycle times, covering aspects of quality and development of the team with the integration of the tools presented, generating a productivity improvement of about 30% and an economical 2000 hours.
Keywords: Manufatura Enxuta
Fluxo Contínuo
Cultura Organizacional
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citation: NOGUEIRA, Fernanda Alves. Proposta de modelo de manufatura enxuta nas operações de serviço de uma empresa de bebidas do PIM. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6203
Issue Date: 15-Jul-2011
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

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