???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6243
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processos
???metadata.dc.creator???: Oliveira, João Marcos de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Leandro de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferreira, Fábio Medeiros
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ávila, Fernando Fulgêncio León
???metadata.dc.contributor.referee3???: Nogueira, Rodrigo Biscaro
???metadata.dc.description.resumo???: A técnica de modelagem e simulação pode contribuir para melhoria de processos, evitando desperdícios e gastos desnecessários, pois permite avaliar hipóteses sem modificar estruturas físicas nem realocar recursos humanos. Contudo, o investigador que a utiliza, normalmente foca seu trabalho na realização de experiências e nos resultados obtidos, dando pouca atenção à fase de planejamento, que ocasiona perda de tempo e efetividade. Buscando recursos didáticos para minimizar esse problema, o trabalho aqui apresentado focou na seguinte questão: Como auxiliar estudantes de cursos de engenharias a construir modelos conceituais com a técnica IDEF-SIM (Integration Definition for Function Modeling-Simulation)? Utilizando como metodologia a Engenharia Didática, planejou-se e executou-se, com um grupo de estudantes de engenharia de produção e engenharia de software, um curso de formação, composto por seis atividades fundamentadas no modelo teórico de investigação estatística PPDAC (Problema, Planejamento, Dados, Ação e Conclusão) e no software de modelagem ProModel® que se diferenciaram pelo modo de exposição dos problemas e pela disposição dos dados. As informações obtidas na fase de análise a posteriori e validação interna sugeriram que a estrutura formativa desenvolvida, aparentemente, propiciou aos futuros engenheiros uma compreensão mais profunda sobre a forma como um sistema funciona, beneficiando o desenvolvimento do modelo conceitual.
Abstract: Data modeling and simulation may contribute to process improvement avoiding unnecessary expenses. Once they allow us to evaluate hypothesis without modify the local structure and relocate human resources. Usually, researches who uses these tool direct their efforts on experimentations and on the results obtained, giving much less attention on the planning phase of the event on research. The planning phase of the event is crucial and once it is skipped the consequences may result on time consuming and lose effectiveness. This work address this gap on data modeling and simulation looking for learning resources focus on minimize this problem with the following questions? How could the professors provide help to students of engineering to build conceptual models using IDEF-SIM (Integration Definition for Function Modeling-Simulation)? We used as methodology the Didactic Engineering. We planned and performed a training course with a group of students of Production and Software Engineering. During the course, we developed six activities. These activities were differentiated according to how the problem was exposed and data disposition as well. Both based on theoretical model of Statistics Investigation called PPDAC (Problem, Plan, Data, Analysis, Conclusions) and the modeling software ProModel®. The information obtained at the analysis phase performed a posteriori and internal validation suggested that the learning structural developed apparently propitiate to the group of the students which attended to the training course a deep understanding regarding to how a system work and how it bring benefits to the development of the conceptual model.
Keywords: Ensino em Engenharia
Resolução de problemas
Modelagem e simulação
Engenharia - Melhoria de processos
Engenharia - Recursos didáticos
Técnica IDEF-SIM (Integration Definition for Function Modeling-Simulation)
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos
Citation: OLIVEIRA, João Marcos de. Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processos. 2016. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6243
Issue Date: 27-Jul-2016
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Joao Marcos Oliveira.pdf88.15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons