???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6405
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLouzada, Solange Aquino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5034515354975215por
dc.contributor.advisor1Silva, Ocileide Custódio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6820579608406432por
dc.contributor.referee1Cavalcante, Tristão Sócrates Baptista-
dc.contributor.referee2Catunda, Marcus Túlio Tomé-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.citationLOUZADA, Solange Aquino. Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6405-
dc.description.resumoA demanda por educação cresce ao redor do mundo em velocidade equivalente ao aprimoramento das necessidades socioeconômicas. Com isso, o acesso à educação de qualidade tem sido influenciado pela gestão da informação, necessária ao atendimento das demandas de mercado. Para atender ao mercado, existe uma forte pressão nas instituições educacionais em relação a inserção dos novos métodos e técnicas que possam envolver o aluno em uma constante atividade de aprendizagem. Neste cenário, a modalidade de Ensino à Distância (EaD) tem atendido ao seu público com a proposta de oferecer conhecimento com rapidez e comodidade. A oferta dos cursos na modalidade EaD requer o cumprimento de regulamentação específica para assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, bem como da avaliação de alunos e do próprio sistema de EaD da instituição como um todo. Deste modo, esta pesquisa visa propor modelo para melhoria dos procedimentos pedagógicos aplicados ao EaD em uma IES. Os resultados desta pesquisa, possibilitou uma análise dos recursos oferecidos pela IES na modalidade do EaD, o que demonstra que os serviços prestados podem ser melhorados, tendo como base um acompanhamento mais adequado, com o uso de atividades mais elaboradas e que possibilite que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais eficiente favorecendo ao discente utilizar os recursos para a própria formação.por
dc.description.abstractThe demand for education grows around the world at a rate equivalent to the improvement of socioeconomic needs. With this, access to quality education has been influenced by information management, which is necessary to meet market demands. In order to serve the market, there is a strong pressure on educational institutions regarding the insertion of new methods and techniques that may involve the student in a constant learning activity. In this scenario, the Distance Learning Modality (DLM) has attended to its public with the proposal to offer knowledge with speed and convenience. The provision of E-learning courses requires compliance with specific regulations to ensure the quality of the teaching and learning process, as well as the evaluation of students and the institution's own DLM system as a whole. Thus, this research aims to propose a model for improving the pedagogical procedures applied to the DLM in an HEI. The results of this research enabled an analysis of the resources offered by the HEI in the DLM mode, which shows that the services provided can be improved, based on a more adequate follow-up, using more elaborate activities and enabling the process of teaching-learning to become more efficient in favor of the student using the resources for the training itself.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/21937/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Solange%20Louzada.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectProcesso de Ensino Aprendizagem e Qualidadepor
dc.subjectGestão da informaçãopor
dc.subjectEnsino à Distância (EaD)por
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpor
dc.titleOtimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privadapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Solange Louzada.pdf1.75 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons