???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6408
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenezes, Jean Michel dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814043936631116por
dc.contributor.advisor1Farias, Sidilene Aquino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984por
dc.contributor.referee1Antunes, Ettore Paredes-
dc.contributor.referee2Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.identifier.citationMENEZES, Jean Michel dos Santos. Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6408-
dc.description.resumoOs experimentos investigativos são atividades que exigem do aluno uma participação mais ativa, e com isso, auxiliam no desenvolvimento de habilidades importantes no processo de aprendizagem. Propriedades Coligativas, se apresenta, na literatura, como um dos conteúdos químicos mais difíceis de entender, além disso, existe uma certa ausência de trabalhos que abordem experimentos voltados ao mesmo. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de atividades experimentais investigativas no desenvolvimento de habilidades investigativas, mediante a construção de conceitos relacionados ao conteúdo Propriedades Coligativas, por estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A presente pesquisa foi pautada na teoria de aprendizagem de David Ausubel, a Teoria da Aprendizagem Significativa. Assim, buscou-se, inicialmente, identificar os conhecimentos prévios dos alunos por meio de um questionário, e após isso, foi elaborada uma sequência didática com as atividades investigativas que seriam realizadas. Além do questionário, outros instrumentos de coleta de dados foram utilizados, como as fichas de atividade, mapas conceituais e observação, que foi realizada por meio audiovisual e diário de campo. Coletaram-se os dados em uma Escola Estadual da cidade Manaus-AM, com vinte estudantes, em um curso de quarenta horas. De um modo geral, os alunos apresentaram algumas dificuldades em relação aos conhecimentos prévios sobre o assunto. Durante a execução das atividades, os alunos mostraram entusiasmo em participar e uma evolução na autonomia de acordo com o aumento dos níveis de investigação que cada atividade requeria. Os mapas conceituais indicaram que os alunos conseguiram realizar relações entre os conceitos, porém, em sua maioria, não conseguiram utilizar palavras de ligação, o que dificultou a análise dessas relações. Dentre as habilidades investigativas desenvolvidas pelos alunos, podemos destacar manipulação de materiais, observação, formulação de hipóteses, organização e análise dos dados, conclusão.por
dc.description.abstractInvestigative experiments are activities that require the student to participate more actively, and with this, help in the development of important skills in the learning process. Colligative Properties, is presented in the literature as one of the most difficult to understand chemical contents, besides, there is a certain absence of works that approach experiments oriented to it. Therefore, the present study had the objective of analyze the contributions of experimental investigative activities in the development of investigative capacities, through the construction of concepts related to the content Colligative Properties, of the second year of High School. This research was based on the learning theory of David Ausubel, the Theory of Meaningful Learning. Thus, it was initially sought to identify the students' previous knowledge through a questionnaire, and after that, a didactic sequence was elaborated with the investigative activities that would be carried out. In addition to the questionnaire, other instruments of data collection were used, such as activity sheets, concept maps and observation, which were carried out through audiovisual and field diaries. Data was collected at a Public School in the city of Manaus-AM, with twenty students, in a forty-hour course. In general, the students presented some difficulties in relation to previous knowledge about the subject. During the execution of the activities, the students showed enthusiasm in participating and an evolution in autonomy according to the increase of the levels of investigation that each activity required. Conceptual maps indicated that students were able to establish relationships between concepts, but most of them could not use linkage words, which made it difficult to analyze these relationships. Among the investigative skills developed by the students, we can highlight material manipulation, observation, hypothesis formulation, organization and data analysis, conclusion.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/21983/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Jean%20Menezes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectExperimentação investigativapor
dc.subjectPropriedades coligativaspor
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectInvestigative experimentaleng
dc.subjectColligative propertieseng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApor
dc.titleAtividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamentepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Jean Menezes.pdf1.81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons