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dc.creatorCosta, Edson Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0586048523684135por
dc.contributor.advisor1Gordo, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7974425330619510por
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.citationCOSTA, Edson Rodrigues. Atropelamentos de Marsupiais (didelphimorphia: didelphidae) na BR-174, na terra indígena Waimiri Atroari, Amazônia Central, Brasil. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6522-
dc.description.resumoA construção de rodovias é importante para o desenvolvimento econômico, social e político de uma região, porém, ameaçam a biodiversidade com diferentes impactos, como os atropelamentos. Com a fragmentação dos habitats, os animais arborícolas estão entre os vertebrados mais atropelados, dentre estes estão os marsupiais neotropicais, principalmente nas rodovias que cortam a floresta amazônica. Os atropelamentos são atribuídos a vários fatores e as colisões podem ocorrer de forma não-aleatória. Nossos objetivos foram investigar o efeito da pluviosidade e do fluxo de veículos para os atropelamentos de marsupiais e identificar locais com hotspots de atropelamentos num trecho da BR-174, na Terra Indígena Waimiri Atroari, entre os estados de Amazonas e Roraima. Foram usados dados georreferenciados coletados em seis anos de monitoramento. Estes foram usados nas análises de regressão múltipla confrontando-os com dados de pluviosidade local e de fluxo de veículos do período noturno, assim como nas análises espaciais dos atropelamentos. Foram identificados os indivíduos coletados no último ano de coleta. A análise de regressão múltipla mostrou que os atropelamentos tendem a aumentar em período com menos chuvas e em período com mais veículos trafegando à noite. Foram identificados os hotspots de atropelamentos, sendo que esses surgiram em locais diferentes entre os anos analisados. Como medidas que mitiguem atropelamentos de animais arborícolas na área de estudo, em ambas as margens da rodovia é necessário a manutenção e plantação de árvores nativas com potencial para formação de passarelas naturais. Além disso, sugerimos a instalação de pontes artificiais e redutores de velocidade em locais específicos enquanto as passagens naturais se formem. Contudo, estudos de paisagem e de populações de marsupiais e de outros grupos são necessários, para melhor compreensão das causas dos atropelamentos, para que possam auxiliar nas tomadas de decisões e de conservação da biodiversidade local.por
dc.description.abstractThe construction of highways is important for the economic, social and political development of a region, but they threaten biodiversity in promoting impacts, such as roadkills. With the fragmentation of the habitats, the arboreal animals are among the most hit vertebrates, among them are the Neotropical marsupials, mainly on highways that cut the Amazon forest. Roadkills are attributed to several factors, and such collisions may occur in a non-random manner. Our objectives were to investigate the effects of rainfall and vehicle flow on marsupial roadkills and to identify sites with roadkills hotspots on a stretch of the road BR-174 in the Waimiri Atroari Indigenous Land, between Amazonas and Roraima. Data collected over six years of monitoring were used. These were used in multiple regression analyzes to see the possible relation of roadkills with local rainfall data and overnight vehicle flows, as well as spatial analysis of roadkills. The individuals collected in the last year were identified. The multiple regression analysis showed that roadkills tended to increase in the period with less rainfall and in the period with more vehicles traveling at night. The locations where the hotspots of roadkills occurred, were identified, and these appeared in different places between the analyzed years. As measures that may mitigate roadkills of arboreal animals in the study area, on both sides of the highway it is necessary the maintenance and plantations of native trees with potential for forming natural walkways with their canopy. In addition, the installation of artificial bridges and speed reducers in specific locations as the natural passages form. However, landscape studies and populations of marsupials and other groups, are needed to better understand the causes and to assist in decision-making and conservation of local biodiversity.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/23020/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Edson%20R.%20Costa.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Zoologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMarsupiais - Atropelamentopor
dc.subjectPluviosidadepor
dc.subjectFluxo de veículospor
dc.subjectHotspots de atropelamentospor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIApor
dc.titleAtropelamentos de Marsupiais (didelphimorphia: didelphidae) na BR-174, na terra indígena Waimiri Atroari, Amazônia Central, Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
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