???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6648
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrito, Sigrid Gabriela Duarte-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6160489021204261por
dc.contributor.advisor1Higuchi, Maria Inês Gasparetto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8607852207828061por
dc.contributor.referee1Oliveira, Adriana Rosmaninho Caldeira de-
dc.contributor.referee2Rosa, Daniele da Costa Cunha Borges-
dc.date.issued2018-06-29-
dc.identifier.citationBRITO, Sigrid Gabriela Duarte. Criança-natureza: aspectos cognitivos e afetivos da criança na relação com a natureza. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6648-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo compreender a relação da criança com a natureza a partir de aspectos cognitivos e afetivos de 75 meninos e meninas de 7 a 11 anos de idade, residentes na cidade de Boa Vista-RR. A relação com a natureza é também nomeada como conexão com a natureza, sendo compreendida como um sentimento individual que envolve emoção, cognição e sensação de pertencimento. A pesquisa de caráter qualitativo teve como base o método clínico piagetiano, a partir da técnica do desenho seguida de uma entrevista individual. Os dados decorrentes da entrevista foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a natureza é compreendida pela criança como um lugar bonito e divertido, porém longe do seu próprio habitat, o que revela um distanciamento afetivo entre a criança e o mundo natural. As crianças demonstram afeto e atitudes de cuidado em relação à natureza, embora não se evidencie um aprofundamento nessa relação, cujos cuidados estejam atrelados a pequenas ações como jogar o lixo, não poluir e não desmatar. Concluiu-se que é preciso desenvolver ações educativas em todos os contextos (familiares, sociais e culturais) para reconectar a criança à natureza, a fim de aumentarmos a probabilidade de ações pró-ambientais no futuro e proporcionar melhor bem-estar físico e mental à criança.por
dc.description.abstractThis study aimed to understand the relationship between the child and nature from cognitive and affective aspects in 75 boys and girls from 7 to 11 years of age and that live in the city of Boa Vista-RR. The relation to nature is also named as connection with nature which is understood as an individual feeling, which involves emotion, cognition and sense of belonging. The qualitative research was based on the Piagetian clinical method, based on the drawing technique followed by an individual interview. Data from the interview were submitted to content analysis. The results showed that nature is understood by the child as a beautiful and fun place, but far from its own habitat, which reveals an affective distance between the child and the natural world. Children show affection and positive attitudes towards nature, although there is no evidence of a deepening in this relationship and care is tied to small actions such as throwing away garbage, not polluting and not deforesting. It was concluded that it is necessary to develop educational actions in all contexts, family, social and cultural to reconnect the child to nature in order to increase the probability of pro-environmental actions in the future and provide better physical and mental well-being to the child.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/24308/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Sigrid%20Brito%20PPGPSI.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRelação Criança-Naturezapor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectPsicologia ambientalpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIApor
dc.titleCriança-natureza: aspectos cognitivos e afetivos da criança na relação com a naturezapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Sigrid Brito PPGPSI1.09 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons