???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7062
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBastos, Rosangela Porfírio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1493804434129657por
dc.contributor.advisor1Sampaio, Cláudia Regina Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9255099700096438por
dc.contributor.referee1Resente, Gisele Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0524959272545250por
dc.contributor.referee2Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534553739735381por
dc.date.issued2019-03-13-
dc.identifier.citationBASTOS, Rosângela Porfírio. Ações, relações e sentidos produzidos pela comunidade escolar sobre o processo de inclusão da criança com TEA. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7062-
dc.description.resumoO Transtono do Espectro Autista (TEA) é um transtono do neurodesenvolvimento com repercussões psiquátricas, implicando em prejuízos na comunicação e interação social, com padrões repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. A Organização Mundial de Saúde estima que 1% da população mundial possui algum sinal do transtorno. No Brasil, mudanças legais garantiram à pessoa com TEA o reconhecimento de seus direitos, entre os quais a educação escolar. Os dados do Censo Escolar evidenciam um incremento de 37,3% no número de matrículas do público da Educação Especial, incluindo os educandos com TEA, em classes comuns. Na escola pública, 95% dessas matrículas (OPNE,2018) têm ocorrido no ensino regular, o que demonstra a relevância em saber como a escola vem lidando com a inclusão da criança com autismo. A Psicologia Social vem contribuindo timidamente com a temática, entretanto o enfoque Histórico-Cultural de Vygotsky, os pressupostos de González Rey e cols., aliados a teorias educacionais como a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e o Paradigma Inclusivo, fornecem um quadro teórico crítico útil para compreender os processos produzidos pela comunidade escolar acerca da inclusão da criança com TEA. Partindo do exposto, objetivou-se: conhecer as ações e relações produzidas no cotidiano de uma escola pública na cidade de Manaus-AM, reconhecida por realizar inclusão escolar; e, identificar os sentidos e expectativas dos sujeitos da comunidade escolar sobre a inclusão das crianças com TEA no ensino regular. Optou-se pela abordagem qualitativa no modelo etnográfico, orientando a construção e análise das informações a partir das contribuições de González Rey. Os resultados sinalizam que a equipe escolar orienta-se por um ideal de excelência em educação de acordo com a Secretaria Municipal de Educação; a comunidade expressa um compromisso institucional para realizar “o possível” no cotidiano escolar; no âmbito da gestão, as ações se caracterizam como discricionárias e de fortalecimento de parcerias; por parte das docentes, as ações são criativas e de fortalecimento de vínculos; no âmbito da família, as ações refletem as demandas da equipe escolar; para os alunos, as ações são empáticas, solidárias e de sociabilidades; as relações encontram-se fragilizadas com espaços coletivos, dialógicos e participativos são reduzidos; no núcleo familiar configuram-se relações pontuais de comparecimento aos eventos, sem protagonismo; a organização do trabalho revelou condições que geram sentimentos de preocupações e insegurança quanto à capacidade da equipe em trabalho com crianças com TEA. Em relação aos núcleos de sentido, a família destaca as práticas de acompanhamento da vida escolar e os cuidados em saúde; para os educandos, os sentidos de inclusão abarcam as experiências e vivências de sociabilidades; o núcleo de sentido apontado pelas docentes é atravessado pela afetividade. Como conclusão, apresento que, a despeito dos desafios, as expectativas configuram-se como positivas, mas condicionadas a aspectos como: mudanças nas condições e organização do trabalho; efetivos espaços de participação de toda a comunidade escolar na construção de um cotidiano inclusivo; novas formas de subjetividade no que se refere à relação com a pessoa com TEA.por
dc.description.abstractAutistic Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder with psychiatric repercussions, implying impairments in communication and social interaction, with repetitive patterns of behavior, interests or activities. The World Health Organization estimates that 1% of the world's population has some sign of the disorder. In Brazil, legal changes guaranteed the person with ASD the recognition of their rights, including school education. Data from the School Census show a 37.3% increase in the number of Special Education public enrollments, including students with ASD, in common classes. In the public education system, 95% of these enrollments have occurred in regular education, which demonstrates the relevance in knowing how the schools have been dealing with the inclusion of children with autism. Social Psychology has contributed timidly to the theme, but Vygotsky's Historical-Cultural approach, the assumptions of González Rey et al. allied to educational theories such as Paulo Freire's Liberating Pedagogy and the Inclusive Paradigm, provide a critical theoretical framework useful to understand the processes produced by the school community about the inclusion of children with ASD. Based on the above, the objective was: to know the actions and relations produced in the daily life of a public school in the city of Manaus-AM, recognized for its inclusion; to identify the meanings and expectations of the subjects of the school community on the inclusion of children with ASD in regular education. The qualitative approach was chosen in the ethnographic model, guiding the construction and analysis of the information from the contributions of González Rey. The results indicate that the school team is guided by an ideal of excellence in education according to the Municipal Education Department; the community expresses an institutional commitment to accomplish "whatever possible" in the daily school life; the community expresses an institutional commitment to accomplish "whatever possible" in the daily school life; in the scope of the management, the actions are characterized as discretionary and of strengthening of partnerships; on the part of the teachers, the actions are creative and the strengthening of bonds; within the family, the actions reflect the demands of the school team; for the students, the actions are empathic, solidarity and sociability; relations are fragile with collective, dialogic and participatory spaces are reduced; in the family nucleus, timely relations of attendance are configured, without protagonism; the work organization revealed conditions that generate feelings of concern and insecurity about the team's ability to work with children with ASD. In relation to the sense nucleus, the family emphasizes the practices of accompaniment of school life and health care; for the learners, the meanings of inclusion encompass the experiences and experiences of sociabilities; the sense nucleus pointed out by teachers is crossed by affectivity. As a conclusion, I present that, despite the challenges, the expectations are configured as positive, but conditioned to aspects such as: changes in the conditions and work organization; effective spaces of participation of the whole school community in the construction of an inclusive daily life; new forms of subjectivity in relation to the relationship with the person with ASD.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/29458/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RosangelaBastos_PPGPSI.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectSentidospor
dc.subjectInclusão Escolarpor
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectSenseseng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectAutism Spectrum Disordereng
dc.subjectAutismeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃOpor
dc.titleAções, relações e sentidos produzidos pela comunidade escolar sobre o processo de inclusão da criança com TEApor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.sugestaoDeveria ser possível realizar uma edição antes do PPG aceitar para a publicaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_RosangelaBastos_PPGPSI.pdf3.01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.