???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7112
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmaral, Sheila Moura do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2703151994157776por
dc.contributor.advisor1Soares, Artemis de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0487210816377783por
dc.contributor.advisor-co1Barbosa, Rita Maria dos Santos Puga-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0745043216561756por
dc.contributor.referee1Sánchez Gamboa, Silvio Ancisar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6940827846374697por
dc.contributor.referee2Nina, Afonso Celso Brandão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7804563664961461por
dc.contributor.referee3Soares, Neiza Teixeira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8430061871678401por
dc.contributor.referee4Silva, Almir Liberato da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3916826090975386por
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.citationAMARAL, Sheila Moura do. A produção do conhecimento em educação física gerado pelas dissertações e teses de docentes da FEFF-UFAM: 1981 a 2014. 2019. 73 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7112-
dc.description.resumoO estudo trata de uma pesquisa doutoral com objetivo central de investigar a produção do conhecimento gerado pelas dissertações e teses de docentes da FEFF-UFAM. O percurso metodológico se configurou por um estudo de caso, com cunho exploratório descritivo e como procedimento, a análise bibliográfica e documental, além do uso do “esquema paradigmático ou matriz epistemológica”, um instrumento de pesquisa projetado para avaliar produção científica, com a combinação da técnica qualitativa e quantitativa utilizadas de forma complementar. As fontes foram constituídas pelas dissertações e teses dos docentes produzidas entre 1981 a 2014, bem como seus currículos lattes. As informações foram identificadas e analisadas através de fichamentos, formulários e tabulações estatísticas. Os resultados identificaram 33 dissertações e 18 teses, destacando-se o Sudeste como a região de maior realização dos estudos. As áreas temáticas dos estudos com maior destaque foi treinamento desportivo, no mestrado (39,39%) e, no doutorado, treinamento desportivo, Inclusão e diferença, com (22,23%). As problemáticas regionais foram destacadas com maior interesse nos estudos dos docentes, havendo no mestrado 22 (69,69%) no estado do Amazonas e no doutorado 9 (50%) também no Amazonas, esses indicadores denotam a relação das pesquisas com a identidade local e também com o desafio do pesquisador em traçar ações determinantes que se revertam em melhorias sociais. O instrumento de pesquisa mais utilizado pelos pesquisadores foram os testes, tanto no mestrado (48,7%) como no doutorado (30,4%). A pesquisa descritiva prevaleceu no mestrado com (29,4%) e doutorado (26,3%). As técnicas utilizadas foram de caráter quantitativo em ambos, mestrado (69,69%) e doutorado (44,44%). Sobre a abordagem epistemológica utilizada o predomínio foi da tendência empírico-analítico, mestrado (78,78%) e doutorado (61,11%). Os resultados indicam que os estudos evoluíram e acompanharam as tendências da EF no Brasil, no entanto, com raízes calcadas nas bases das ciências biológicas e nos aspectos tecnicistas. Concernente aos impactos nas demandas regionais os resultados apontam que mesmo em condições adversas houve sensíveis impactos oriundos das produções dos docentes da FEFF-UFAM no Amazonas.por
dc.description.abstractThe study deals with a doctoral research with a central objective of investigating the production of the knowledge generated by the dissertations and theses of professors of FEFF-UFAM. The methodological course was configured by a descriptive exploratory case study and as a procedure, the bibliographical and documentary analysis, besides the use of the "paradigmatic scheme or epistemological matrix", a research instrument designed to evaluate scientific production, with the combination qualitative and quantitative techniques used in a complementary way. The sources were constituted by the dissertations and theses of the teachers produced between 1981 and 2014, as well as their lattes curricula. The information was categorized identified and analyzed through statistical files, forms and tabulations to obtain the critical analysis on the productions. The initial results identified 33 dissertations and 18 theses, highlighting the Southeast as the region with the highest achievement of the studies. Thematic areas of the studies with the most emphasis were sports training, in the master's degree (39.39%) and, in the doctorate, sports training, Inclusion and difference with (22.23%). The regional problems were highlighted with greater interest in the studies of the teachers, 22 (69.69%) in the state of Amazonas and in the doctorate 9 (50%) also in Amazonas. These indicators denote the relationship of research with local identity and also with the researcher's challenge in tracing decisive actions that lead to improvements social rights. The most used research instrument was the tests, both in the masters (48.7%) and in the doctorate (30.4%). The descriptive research prevailed in the master's degree with (29.4%) and doctorate (26.3%). The techniques used were quantitative in both, masters (69.69%) and PhD (44.44%). On the epistemological approach used the predominance was the empirical analytic tendency, master (78.78%) and doctoral (61.11%). The results indicate that the studies evolved and followed the trends of PE in Brazil, however, with roots based on the biological sciences and technical aspects. Concerning the impacts on the regional demands, the results show that even in adverse conditions there were sensitive impacts from FEFF-UFAM teachers' productions in Amazonas.eng
dc.description.sponsorship.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/30269/Tese_SheilaAmaral_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProdução do conhecimentopor
dc.subjectEducação físicaeng
dc.subjectProdução docentepor
dc.subjectPós-graduaçãopor
dc.subjectKnowledge productionpor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectTeacherspor
dc.subjectPostgraduatepor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleA produção do conhecimento em educação física gerado pelas dissertações e teses de docentes da FEFF-UFAM: 1981 a 2014por
dc.title.alternativethe production of knowledge in physical education generated by FEFF-UFAM teacher dissertations and thesis: 1981 to 2014eng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_SheilaAmaral_PPGSCA.pdf2.29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.