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dc.creatorSantos, Luciana Vieira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2551735578929219por
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Hamida Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6392995719018586por
dc.contributor.referee1Andrade, Roberta Ferreira Coelho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6518749034599659por
dc.contributor.referee2Nogueira, Silvia Cristina Conde-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597065203873535por
dc.date.issued2019-06-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Luciana Vieira dos. Assistência estudantil e serviço social: a atuação dos assistentes sociais nos campi do IFAM em Manaus. 2019. 165 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7278-
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda a temática da assistência estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM no ensino superior, tendo como ênfase o trabalho do Assistente Social na construção e implementação das políticas sociais voltadas para o acesso, a permanência e o êxito dos discentes, especialmente na gestão da Política de Assistência Estudantil (PAES). Como parte integrante das políticas sociais empregadas na educação, a assistência estudantil visa promover a democratização do acesso, a permanência e o êxito dos alunos, principalmente para os que estão em condição de vulnerabilidade econômica, exigindo assim um olhar mais apurado no enfrentamento das desigualdades sociais que afetam seu rendimento escolar. Cabe também nesta análise identificar as políticas sociais, no âmbito da Assistência Estudantil, implementadas pelo Serviço Social nos campi do IFAM em Manaus, assim como conhecer as ações e as particularidades do trabalho do Assistente Social no que concerne à assistência estudantil, destacando os avanços e os limites na garantia de direitos dos estudantes e, por fim, examinar os impactos da assistência estudantil na vida dos discentes, considerando a contribuição para o acesso, a permanência e o êxito acadêmico. O processo metodológico constituiu-se de abordagem quantitativa e qualitativa. Para o alcance dos objetivos foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para coleta de dados foi usado um formulário com perguntas abertas e fechadas, que foi aplicado aos discentes em situação de evasão, e um questionário com perguntas abertas e fechadas, empregado para os discentes atendidos pela assistência estudantil. Aos assistentes sociais foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturada. A coleta foi realizada apenas com alunos de graduação e com os assistentes sociais. Situamos nos campi do IFAM: Campus Manaus Centro, Campus Manaus Zona Leste e Campus Manaus Distrito Industrial. Desta forma, os dados demostram que quase metade (46%) dos alunos assistidos informou que tem suas necessidades atendidas pela PAES/IFAM. No entanto, constatamos que a soma dos alunos que responderam não e parcialmente (54%) ultrapassa os que disseram ser atendidos integralmente, o que demonstra a insatisfação da maioria dos alunos em relação ao atendimento de suas necessidades estudantis pela PAES/IFAM. Os resultados nos permitiram compreender como a assistência estudantil têm sido executada nos campi do IFAM de acordo com os objetivos propostos na viabilização da permanência e êxito dos alunos, além de suas fragilidades diante das inúmeras expressões da questão social que adentram o espaço educacional.por
dc.description.abstractThis research is about the Student Assistance in the higher education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM) and focus on the role of the social worker in the creation and implementation of the social policies related to students` access, permanency and success, mainly in the management of the Student Assistance Policy (PAES). The Student Assistance aims at promoting the democratization of the students` access, permanency and success as part of the social policies deployed in education, mainly for those who are in a vulnerable economic condition, which demands a refined attention to the confrontation with the social inequality that affects school performance. We will also identify the social policies related to Student Assistance, which the Social Service employs in the campi of IFAM in Manaus. Besides that, we will study the actions and the particularities of the social worker role in Student Assistance, highlighting the advances and the limits in the students` rights insurance, and analyse the impact of Student Assistance in students` lives, considering its contribution to their academic access, permanency and success. The quantitative and qualitative approach constitutes the methodological process of this research. To achieve the goals, we performed bibliographical, documentary and field research. For the data collection, we used a form and a questionnaire with open and close questions. The former was applied to students in evasion situation, and the latter to the students aided by the Student Assistance. To the social assistants, we applied a semi-structured interview. The data used in this research was collected only with graduation students and social assistants from the campi of IFAM in Manaus, which are campus Manaus Centro, campus Manaus Zona Leste and campus Manaus Distrito Industrial. Thus, the data show that almost half (46%) of students assisted reported that their needs met by PAES / IFAM. However, we found that the sum of the students who answered did not and partially (54%) surpassed those who said that they were attended in full, which shows the dissatisfaction of the majority of the students in relation to the attendance of their student needs by PAES / IFAM. The results show how the Student Assistance has been conducted in the campi of IFAM according to the goals proposed to allow the permanency and the success of the students, and they show the Student Assistance fragilities among the innumerous social matter expressions, which enter the educational place.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/32435/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LucianaSantos_PPGSS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAssistência social - Educação superiorpor
dc.subjectEstudantes universitários - Assistência socialpor
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonaspor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIALpor
dc.titleAssistência estudantil e serviço social: a atuação dos assistentes sociais nos campi do IFAM em Manauspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userEducação superiorpor
dc.subject.userAssistência estudantilpor
dc.subject.userServiço Socialpor
dc.subject.userDemocraciapor
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social

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