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dc.creatorDias, João Aluízio Piranha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5838034966877970por
dc.contributor.advisor1Torres, Iraildes Caldas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2677966121712850por
dc.contributor.referee1Carvalho, Edgard de Assis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5615241034525485por
dc.contributor.referee2Castro, Ricardo Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5296978118422413por
dc.contributor.referee3Pinheiro, Harald Sá Peixoto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8413331972028683por
dc.contributor.referee4Freitas, Marilene Corrêa da Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679por
dc.date.issued2019-07-02-
dc.identifier.citationDIAS, João Aluízio Piranha. A festa do Çairé e a resistência indígena: uma experiência ancestral dos Borari em Alter do Chão, Santarém, Pará. 2019. 223 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7382-
dc.description.resumoEste estudo se ocupa de uma análise sobre a existência de elementos do xamanismo indígena, manifestados por meio de práticas rituais, crenças e mitos que se entrelaçam com os elementos do cristianismo na festa do Çairé, em Alter do Chão, no Pará, como forma de resistência aos ditames da Igreja e à moral da sociedade moderna. Concentra-se na intenção de identificar os elementos artísticos e culturais presentes na manifestação dessa festa, por meio de ritos, danças, musicalidade, comidas, ladainhas, fé e devoção que atravessam por todos os símbolos que compõem essa festa popular de cariz religioso/profano, remetendo para uma poiesis da religiosidade popular. O Çairé é uma festa secular introduzida na Amazônia pelos padres jesuítas que diante das dificuldades no trabalho de evangelização dos indígenas, inventaram e/ou adaptaram um instrumento com cipós, fitas, espelhos, biscoitos como forma de seduzir os nativos mesclando elementos da cultura europeia como os preceitos do cristianismo com elementos da cultura indígena como a dança e os instrumentos musicais, além, claro do movimento lúdico característico dos indígenas. Esta pesquisa assume uma perspectiva interdisciplinar de diálogo com a Antropologia, Filosofia, Arte, História e Religião, colocando em evidência as relações de gênero com destaque para a histórica dominação masculina e o protagonismo feminino. O protagonismo é tomado nesta tese como fragmento conceptual, a partir de práticas sociais de direção e liderança exercidas por mulheres no âmbito dos festejos do Çairé. O trabalho de campo foi realizado sob o aporte das abordagens qualitativas, tendo por inspiração metodológica a etnografia aliada aos princípios da história oral. Os resultados revelam que o propósito de negação do paganismo indígena por parte do projeto colonizador português, apresentando Deus, a cruz e a salvação eterna através da simbologia da Santíssima Trindade, encontrou resistência dos indígenas dentro da festa do Çairé. A resistência aparece por dentro da manifestação do Çairé de forma politeísta, reunindo elementos do paganismo indígena, sobretudo de sua mitologia. O dado central daquilo que estamos denominando de paganismo é a figura do pajé ou curandeiro juntamente com o tarubá, bebida sagrada, central nos rituais religiosos indígenas.por
dc.description.abstractThis study deals with an analysis of the existence of elements of indigenous shamanism, manifested through ritual practices, beliefs and myths that intertwine with the elements of Christianity in the party of Çairé, in Alter do Chão, Pará, as a form of resistance to the dictates of the Church and the morality of modern society. It concentrates on the intention of identifying the artistic and cultural elements present in the manifestation of this celebration, through rites, dances, musicality, food, litanies, faith and devotion that cross through all the symbols that make up this popular festival of religious / profane , referring to a poetry of popular religiosity. The Çairé is a secular festival introduced in the Amazon by the Jesuit priests who, faced with difficulties in the work of evangelization of the natives, invented and / or adapted an instrument with vines, ribbons, mirrors and biscuits as a way to seduce the natives by mixing elements of European culture as the precepts of Christianity with elements of indigenous culture such as dance and musical instruments, besides, of course, the ludic movement characteristic of the natives. This research assumes an interdisciplinary perspective of dialogue with Anthropology, Philosophy, Art, History and Religion, highlighting the gender relations with emphasis on the historical male domination and female protagonism. The protagonism is taken in this thesis as conceptual fragment, from social practices of direction and leadership exerted by women in the ambit of the Çairé festivities. The field work was carried out under the contribution of qualitative approaches, having as methodological inspiration the ethnography allied to the principles of oral history. The results reveal that the purpose of the negation of indigenous paganism by the Portuguese colonizing project, presenting God, the cross and eternal salvation through the symbolism of the Holy Trinity, found resistance from the natives within the party of the Abrei. Resistance appears within the manifestation of the Çairé in a polytheistic form, bringing together elements of indigenous paganism, especially of its mythology. The central point of what we are calling paganism is the figure of the shaman or healer along with the taruba, sacred drink, central in the indigenous religious rituals.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/33759/Tese_Jo%c3%a3o%20Alu%c3%adzio%20Dias_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFestas religiosaspor
dc.subjectFestas folclóricaspor
dc.subjectFolclore - Amazôniapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleA festa do Çairé e a resistência indígena: uma experiência ancestral dos Borari em Alter do Chão, Santarém, Parápor
dc.typeTesepor
dc.subject.userFesta do Çairépor
dc.subject.userReligiosidade popularpor
dc.subject.userResistênciapor
dc.subject.userPajelançapor
dc.subject.userAlter do Chãopor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

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