???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7467
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRaposo, Marcicley Rego-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5968187591315796por
dc.contributor.advisor1Silva, Jackson Colares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2892628810743886por
dc.contributor.referee1Castro, Daniel Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6171009772728593por
dc.embargo.liftdatePeríodo de Embargo: 11/10/19 - 26/10/21por
dc.date.issued2019-09-16-
dc.identifier.citationRAPOSO, Marcicley Rego. O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7467-
dc.description.resumoOs indicadores de desempenho da população brasileira em leitura são preocupantes, o que compromete consideravelmente o processo de formação desde a educação infantil até aos estudos de nível superior. Nesse trabalho fazemos uma revisão de literatura, sobre os fundamentos da Realidade Aumentada (RA) e como esta pode influenciar na melhora do processo de letramento e alfabetização por meio de recursos visuais, focando na aplicação da RA como estratégia didática para potencializar e motivar a leitura. Na sequencia, discutimos a integração da RA nos processos de iniciação a leitura indagando se esta pode proporcionar aos leitores uma experiência de imersão na leitura, onde, os recursos da RA, dão vida aos recursos visuais como grafismo, ilustrações, animações, etc., enriquecendo a experiência física, tátil e sinestésica. Criando uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico e digital capaz de melhorar a fluência da leitura e auxiliar na melhora dos índices de compreensão leitora e na aquisição de conhecimento.por
dc.description.abstractThe indicators of performance of the Brazilian population in reading are worrisome, which considerably compromises the process of formation from the infantile education to the studies of superior level. In this work, we review the literature on the foundations of the Augmented Reality (AR) and how it can influence the improvement of the literacy and literacy process through visual resources, focusing on the application of AR as a didactic strategy to enhance and motivate reading. In the sequel, we discuss the integration of AR in the processes of initiation and reading by asking whether it can provide readers with a reading immersion experience, where AR resources bring visual resources such as graphics, illustrations, animations, etc., enriching the physical, tactile and synesthetic experience. Creating a new perspective of interaction with the book as a physical and digital object capable of improving reading fluency and helping to improve reading comprehension indexes and knowledge acquisition.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/34884/Reprodu%c3%a7%c3%a3o%20N%c3%a3o%20Autorizada.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/49937/Dissertacao_MarcicleyReggo_PPGD.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Designpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectAlfabetização visualpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titleO design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4138-2442 Endereçopor
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7283-1458por
dc.subject.userDesign editorialpor
dc.subject.userRealidade aumentadapor
dc.subject.userInovaçãopor
dc.subject.userRecursos didáticos interativospor
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_MarcicleyReggo_PPGD.pdf10.75 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons