???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7556
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBenevides Júnior, Acursio Ypiranga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4261116532000443por
dc.contributor.advisor1Mota, Sheila Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3880074860430832por
dc.contributor.referee1Oliveira Júnior, Manoel Carlos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0403290330724360por
dc.contributor.referee2Rocha, Augusto Cézar Barreto-
dc.date.issued2019-10-30-
dc.identifier.citationBENEVIDES JÚNIOR, Acursio Ypiranga. Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonas. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7556-
dc.description.resumoPor ser o design uma atividade interativa, dinâmica e democrática é de possível assimilação pelas diversas áreas do conhecimento e da atividade humana. Pensar como design – design thinking - é um método que pode ser utilizado em várias profissões de maneira interdisciplinar, principalmente no momento atual, em que as organizações brasileiras se adaptam ao novo cenário da inovação. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, instituição organizada e administrada pela CNI, é um dos centros estratégicos para alinhar as ofertas de educação profissional com as demandas deste setor produtivo e oferece educação profissional em todos os estados. É expressa, direta e intencional a relação do design thinking com o projeto programático da indústria brasileira, no suporte ao cumprimento de seus objetivos estratégicos, mediante implementação de programas do Itinerário Nacional SENAI de Inovação na rede inter-regional das escolas profissionalizantes do setor, com vistas a obter crescimento na competência para a inovação e competitividade, utilizando-se da Metodologia SENAI de Educação Profissional - MSEP. Esta dissertação corresponde a um estudo de caso de Design Tático na Implementação de Programa de Inovação em entidades de Educação Tecnológica do SENAI Amazonas. Utilizando-se do método design thinking - especificamente, da Stanford d.school e do Tim Brown – para guiar os passos da implementação, a proposta objetiva: (1) estruturar, a partir das análises da experiência do projeto piloto, um método para ser utilizado na implementação do programa de inovação; (2) executar um projeto piloto que espelhe as nuances enfrentadas pela implementação de programa de inovação na educação tecnológica de entidades do Sistema S; e (3) implementar, a partir do design tático, o programa de inovação na educação tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Os resultados tanto impuseram uma nova abordagem à educação profissional do sistema, como conectaram a estratégia da entidade frente às novas perspectivas da aprendizagem industrial em nível nacional.por
dc.description.abstractBecause design is an interactive, dynamic and democratic activity, it is possible to assimilate the various areas of knowledge and human activity. Thinking as design - design thinking - is a method that can be used in various professions in an interdisciplinary manner, especially at the present time, when Brazilian organizations adapt to the new scenario of innovation. The National Service for Industrial Learning - SENAI, an institution organized and administered by CNI, is one of the strategic centers for aligning vocational education offerings with the demands of this productive sector and offers vocational education in all states. It is expressed, direct and intentional relationship of design thinking with the programmatic design of the Brazilian industry, in supporting the achievement of its strategic objectives, by implementing Innovation SENAI National Route of programs in inter-regional network of vocational schools in the sector, aiming at increasing the competence for innovation and competitiveness, using the SENAI Professional Education Methodology - MSEP. This dissertation corresponds to a case study of Tactical Design in the Innovation Program Implementation in Technological Education entities of SENAI Amazonas. Using the design thinking method - specifically, Stanford d.school and Tim Brown - to guide the implementation steps, the proposal aims to: (1) structure, from the analysis of the pilot project experience, a method to be used in the implementation of the innovation program; (2) carry out a pilot project that mirrors the nuances faced by the implementation of an innovation program in technological education of System S entities; and (3) implement, based on tactical design, the technological education innovation program of the National Industrial Learning Service. The results both imposed a new approach to the system's vocational education and linked the entity's strategy to the new perspectives of industrial learning at national level.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/35984/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AcursioBenevidesJ%c3%banior_PPGD.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Designpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectProjeto de trabalhopor
dc.subjectAprendizagem industrialpor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleDesign tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonaspor
dc.title.alternativeTactical design in autonomous industry social services: a case study at SENAI Amazonaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4467-0391por
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2769-2663por
dc.subject.userDesign Táticopor
dc.subject.userInovaçãopor
dc.subject.userSistema Spor
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AcursioBenevidesJúnior_PPGD.pdf28.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons