???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7565
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCorrêa, Wilcilene da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2936347275245058por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Amélia Regina Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8136324837437755por
dc.contributor.referee1Fortes, Mircia Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4896746518476681por
dc.contributor.referee2Barbosa, Tatiana da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6196445168759236por
dc.date.issued2019-09-23-
dc.identifier.citationCORRÊA, Wilcilene da Silva. O estado do arte do ensino de geografia no Brasil a partir do uso de novas tecnologias. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7565-
dc.description.resumoNo contexto atual, as tecnologias se fazem sentir cada vez mais no cotidiano das pessoas. Seu desenvolvimento e a intensidade com que tem envolvido os mais diversos setores sociais, permeando praticamente todas as atividades humanas, têm despertado a curiosidade em diversos aspectos sociais, inclusive no contexto educacional, haja vista que a escola também se vê em meio a essa nova realidade. Esta pesquisa partiu do princípio de que a tecnologia enquanto recurso didático pedagógico tem sido alvo de estudos envolvendo o ensino de Geografia, e dessa forma, diversas publicações pelo país têm privilegiado este tema. A partir disso, objetivou-se aqui compreender como se apresentam as metodologias do ensino de Geografia nas pesquisas de nível superior desenvolvidas nos últimos anos e de que forma o uso de novas tecnologias têm contribuído como ferramenta de aprendizagem. Para tanto, abordou-se o estado da arte do ensino da Geografia escolar destacando os autores cujas contribuições foram e são fundamentais para estabelecer as bases do ensino de Geografia no Brasil; foi realizada a busca pela produção científica que relaciona o ensino de Geografia e o uso de novas tecnologias no Brasil nos últimos anos, procurando entender os vieses teórico-metodológicos mais presentes nessa produção; e foram entrevistados professores em busca de uma compreensão acerca da importância do uso de novas tecnologias em escolas públicas e particulares em Manaus. A questão norteadora nesse último capítulo foi "até que ponto tais tecnologias têm sido facilitadoras da aprendizagem no ensino de Geografia"? Encontrou-se 43 trabalhos que se encaixaram nos critérios de inclusão desta pesquisa e entre eles, foi possível notar que ainda são utilizadas metodologias de ensino voltadas ao uso tanto de antigas quanto de novas tecnologias. Os trabalhos têm em maioria caráter de experimento didático, seguido de estudos exploratórios e analíticos. O discurso dos autores dos 43 trabalhos analisados, em muito concorda com as falas dos quinze professores de escolas públicas e privadas de Manaus que foram entrevistados, nos auxiliando na compreensão de que o ensino de Geografia a partir do uso de tecnologias ainda apresenta muitos entraves na sua execução prática e que o maior abismo se faz sentir no que diz respeito à estrutura, equipamentos e recursos e no apoio e formação de professores.por
dc.description.abstractActually, technologies are increasingly present in people's daily lives. Its development and its intensity in which it has involved the most diverse social sectors, permeating practically all human activities, they have a roused curiosity in several social aspects, including in the educational context o being that the school also find sit self in the midst of this new reality. This research assumed that technology as a pedagogical didactic resource has been the target of studies involving the geography teaching, that way, several publications around the country have privileged this theme. From there, we aimed to understand how the methodologies of geography teaching are presented in higher-level research developed in recent years and how the use of new technologies have contributed as a learning tool. To this end, the state of the art of school geography was approached, highlighting the authors whose contributions were and are fundamental to establish the basis of geography teaching in Brazil; The search for the scientific production that relates the geography teaching and the use of new technologies in Brazil in the last years was accomplished, trying to understand the theoretical and methodological biases more present in this production; and teachers were interviewed seeking an understanding about the importance of using new technologies in public and private schools in Manaus. The guiding question in this last chapter was "how far have these technologies been facilitating learning in geography teaching"? We found 43 papers that fit the inclusion criteria of this research and among them, it was noted that teaching methodologies are still used to use both old and new technologies. The works are mostly of didactic experiment, followed by exploratory and analytical studies. The speech of the author soft he 43 papers analyzed, much agrees with the statements of the fifteen teachers of public and private schools in Manaus who were interviewed, help in gusto understand that the teaching of geography from the use of technologies still presents many obstacles in the practical implementation and that the greatest gulf is felt with regard to structure, equipment and resources and teacher support and training.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/36075/Disserta%c3%a7%c3%a3o_WilcileneCorrea_PPGEOG.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIApor
dc.titleO estado do arte do ensino de geografia no Brasil a partir do uso de novas tecnologiaspor
dc.title.alternativeThe state of the art of teaching geography in Brazil from the use of new technologieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userEnsinopor
dc.subject.userEstado da artepor
dc.subject.userTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subject.userNovas tecnologiaspor
dc.subject.userTecnologias no ensino de geografiapor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_WilcileneCorrea_PPGEOG.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.