???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7656
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLins, Danielle Colares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2189493747030186por
dc.contributor.advisor1Montardo, Deise Lucy Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6344437017920336por
dc.contributor.referee1Braga, Sérgio Ivan Gil-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2146777152891330por
dc.contributor.referee2Oliveira, Allan de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5506766415099780por
dc.date.issued2018-09-28-
dc.identifier.citationLINS, Danielle Colares. O revestimento: linhas, nós e malha do conhecimento musical de Seu Rosário - uma etnografia do violino em Parintins-AM. 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7656-
dc.description.resumoEste trabalho é referente ao conhecimento e práticas musicais apreendidos por Seu Rosário no violino. Para a construção deste conhecimento, perpasso pelas ideias de linhas, nós e malhas nas trajetórias de Seu Rosário e do próprio violino. Neste sentido, as linhas apresentam-se nas pessoas de Seu Rosário e do violino em trânsitos percorridos por ambos. Os nós são os lugares em que o conhecimento foi adquirido: as festas dançantes, as Pastorinhas e o Clube do Idoso. Aplico o termo revestimento das linhas referente às situações que se constituíram nas formas organizacionais musicais iniciais de Seu Rosário. A malha é o resultado da construção musical de Seu Rosário ao longo do acúmulo de seu conhecimento, o resultado das conexões entre linhas e nós. Refiro-me a quatro níveis de aprendizagem musical, onde estes níveis acontecem concomitantemente a alguns estágios como a imitação, a improvisação e a corporalidade. O presente trabalho também permitiu a observação de formas locais de construção, onde tradição e modernidade são confrontadas nas manifestações das Pastorinhas. Questões que a prática musical denota com relação ao domínio do social, tais como a presença de agentes externos como o rádio, a presença da mulher, a construção da casa de Seu Rosário e performance também são abordados no trabalho.por
dc.description.abstractThis work refers to the musical knowledge and practices seized by Mr. Rosario on the violin musical instrument. For his knowledge construction, I work on ideas of lines, knots and knits in Mr. Rosario and the violin itself trajectories. Thus, the lines appear in the people of Mr. Rosario and the violin in the traffics crossed by both. Knots are the places where knowledge was acquired: the dancing parties, Pastorinhas and the Elderly Club. I apply the term lines coating related to the situations which constituted Mr. Rosario’s initial musical organizational forms. The knit is the result of Mr. Rosario’s musical construction throughout his knowledge accumulation, the result between lines and knots connections. I approach on four levels of musical learning, where these levels happen concomitantly to some stages as imitation, improvisation and corporality. The present work also allowed the observation of local construction forms where tradition and modernity are confronted in the manifestations of the Pastorinhas. Matters related to the musical practices and also related to the social domain, such as the presence of external agents such as radio, the woman’s presence, Mr. Rosario’s house construction and performance were also approached in the work.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/37031/Disserta%c3%a7%c3%a3o_DanielleColares_PPGAS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Antropologia Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectMúsica - Métodospor
dc.subjectViolino - Instrução e estudopor
dc.subjectComposição (Música)por
dc.subjectParintins (AM)por
dc.subjectEtnografia da músicapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIApor
dc.titleO revestimento: linhas, nós e malha do conhecimento musical de Seu Rosário - uma etnografia do violino em Parintins-AMpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userConhecimento musicalpor
dc.subject.userSeu Rosáriopor
dc.subject.userViolinopor
dc.subject.userRevestimentopor
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_DanielleColares_PPGAS.pdfDissertação_DanielleColares_PPGAS3.13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons