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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7710
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ambientalização das instituições de ensino superior: realidades e potencialidades da A3P no Instituto Federal do Amazonas
Título(s) alternativo(s): Environmentalization of higher education institutions: realities and potential of A3P at the Federal Institute of Amazonas
Autor: Almeida, Valdiney Ferreira de 
Primeiro orientador: Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro
Primeiro membro da banca: Silva, Neliton Marques da
Segundo membro da banca: Souza, Andrea Lanza Cordeiro de
Terceiro membro da banca: Silva, Ygor Felipe Távora da
Resumo: Atualmente é exigido das instituições públicas que reduzam os impactos ambientais gerados em suas atividades, com o auxilio da Gestão Ambiental, gerando possíveis mitigações da problemática socioambiental tendo como resultados diretos, a eficácia e economicidade no serviço público. As IES públicas devem formar cidadãos críticos e responsáveis, não só para a profissão, mas para a vida. Desta forma estas instituições devem dar o exemplo a toda a comunidade com ações de sustentabilidade em suas atividades administrativas que geram reflexos positivos na sua atividade fim. Neste contexto, foi criado a Agenda A3P pelo Ministério do Meio Ambiente, um programa de Gestão Ambiental com subdivisão em Eixos temáticos com vistas de sua aplicabilidade em órgãos públicos das três esferas. Muitos estudos revelam que a A3P tem aderência parcial nas instituições, desta maneira o objetivo deste estudo foi compreender como a A3P se configura em mecanismo de gestão ambiental e ambientalização no Instituto Federal do Amazonas – IFAM, na Reitoria e nos Campi CMC, CMZL, CMDI, CEIRU, CITA e CTB. Buscou-se identificar as práticas de gestão ambiental executadas pelo IFAM antes e depois da adesão a A3P, entender o processo de adesão, implantação e manutenção da A3P, verificando a convergência e aplicabilidade das ações desenvolvidas aos eixos temáticos da A3P e ao processo de ambientalização do IFAM. Para tanto optou-se por uma abordagem multimétodos, com observação in loco e entrevista semiestrutura (checklist) aos gestores sistêmicos das Unidades citadas. Para análise dos dados coletados foram utilizados métodos misto, com predominância qualitativa para se ouvir dos gestores as experiências, vivências, as realidades e potencialidades das Unidades e a mensuração da percepção dos entrevistados quanto a ações socioambientais do IFAM sobre os Eixos temáticos da A3P. Como oportunidades de melhorias no IFAM, os resíduos gerados pela instituição precisam de melhor atenção, assim como os resíduos perigosos. Outra oportunidade percebida são os investimentos em energias renováveis e o monitoramento do consumo da água. Outro ponto analisado, as licitações sustentáveis, que tem amparo jurídico na Lei nº 8.666/93 e no Decreto nº 9.178/ 2017, e o apoio da AGU, porém o IFAM precisa implementar tal ação em suas compras e licitações para que sejam sustentáveis. A Ambientalização e A3P no IFAM são parcialmente aplicadas.
Abstract: Nowadays it is demanded that public institutions reduce the environmental impacts caused by their activities, with the support of environmental management, generating possible mitigations to the social environmental problematic, having as direct results the efficacy and economy efficiency in the public service. The public IES must develop critical and responsible citizens, not just for the profession, but also for life. This way these institutions must set the example to the whole community with sustainability actions within their administrative activities, which bring about positive consequences to the activity itself. Within this context, the Agenda A3P has been created by the Ministry of Environment, an environmental management program with a subdivision in thematic axes with focus on its applicability in public organs on all three power spheres. Many studies reveal that the A3P has partial adherence in institutions. Thus the goal of this study was to comprehend how the A3P articulates itself in a environmental management mechanism and setting in the Federal Institute of Amazonas - IFAM, in the Rectory and in the Campi CMC, CMZL, CMDI, CEIRU, CITA and CTB. The aim was to identify the environmental management practices conducted by the IFAM before and after the accession to the A3P, verifying the convergence and the applicability of the developed actions to the thematic axes of the A3P and the process of setting of the IFAM. For such effect, a multi method approach was chosen with in-loco observation semistructure interview (checklist) to the systemic managers of the aforementioned Units. For the analysis of the collected data, mixed methods have been used, with a qualitative predominance of hearing from the managers the experiences, incidents, the realities and the potentialities of the Units and the perception measure of interviewed participants when it comes to IFAM's social environmental actions on the thematic axes of the A3P. As an example of a possible improvement in IFAM, the residue generated by the institution requires better care, as well as dangerous residue. Another improvement possibility are the investments in types of renewable energy and the monitoring of water consumption. Another analysed point --- the sustainable biddings, which have legal support (Law Number 8.666/93 and Decree number 9.178/2017, and the support of AGU, however, IFAM needs to implement such action in its purchases and biddings in order to make them sustainable. The setting and the AP3 in IFAM are partially applied.
Palavras-chave: Gestão Ambiental
Agenda Ambiental da Administração Pública
Gestão Pública
Sustentatibilidade
Desenvolvimento Sustentável
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.subject.user???: Gestão Ambiental
Socioambiental
Políticas Públicas Ambientais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Centro de Ciências do Ambiente
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citação: ALMEIDA, Valdiney Ferreira da. Ambientalização das instituições de ensino superior: realidades e potencialidades da A3P no Instituto Federal do Amazonas. 2020. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7710
Data de defesa: 5-Mar-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

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