???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7716
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRafael, Iná Isabel de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852526158029456por
dc.contributor.advisor1Almeida, Alfredo Wagner Berno de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596401343987246por
dc.contributor.referee1Guedelha, Carlos Antônio Magalhães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7081769664734266por
dc.contributor.referee2Nascimento, Cássia Maria Bezerra do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0645346199787535por
dc.contributor.referee3Santos, Luiz Antônio de Castro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7006565829202071por
dc.contributor.referee4Fernandes, Camila do Valle-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7915939564541273por
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationRAFAEL, Iná Isabel de Almeida. Manaus como obra de arte: uma genealogia da literatura produzida no Amazonas. 2020. 264 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7716-
dc.description.resumoa produção literária no Amazonas, referida especificamente à cidade de Manaus, no campo da literatura brasileira. Para alcançar tal objetivo, foram selecionados seis escritores que publicaram no período entre 1976 e 2000, os quais consideraram temáticas concernentes a Manaus. Foi considerada a noção de campo, segundo a visão de Bourdieu (1989), que a percebe como uma espécie de estenografia conceptual de um modo de construção do objeto de pesquisa. A noção de campo funcionou como um sinal, pois orientou verificar que o objeto de reflexão não estava isolado de um conjunto de relações de que se retira o essencial de suas propriedades, possibilitando perceber que o seu funcionamento ocorre como numa rede de relações formada por determinados agentes. O objeto de reflexão corresponde à representação da produção literária amazonense, com pretensão de se realizar uma análise sociológica do campo literário concernente à cidade de Manaus. Porém, apagando-se a ideia de precursor, e considerando o objeto de reflexão em diferentes momentos da história, de acordo com o recorte de tempo fornecido pelo ano de publicação do primeiro e último livro de literatura selecionados para análise. Os livros de Sílvio Romero (1980 [1888]), História da literatura brasileira, e de José Veríssimo (1963[1916]), História da literatura brasileira: de Bento Teixeira, 1601 a Machado de Assis, 1908, foram o primeiro instrumento de investigação. O primeiro capítulo foi escrito a partir de uma análise bibliográfica dos dois livros de literatura História da literatura brasileira. O objetivo foi realizar uma leitura crítica desses dois livros a fim de perceber de que forma encontram-se articuladas as produções literárias a respeito da cidade de Manaus aos livros dos classificadores Sílvio Romero e José Veríssimo. No segundo capítulo, foi realizada uma análise literária e sociológica dos livros publicados entre os anos de 1976 e 2000, todos com temática referente a Manaus e de diferentes gêneros literários. O objetivo nesse capítulo foi identificar os assuntos presentes em cada livro e o perfil de cada escritor, no que se refere a sua vida literária no campo da produção intelectual. No terceiro capítulo, o objetivo foi distinguir, dentre os autores selecionados, as representações prevalecentes e os temas privilegiados, unindo-se a isso compreensão da trajetória profissional de cada escritor, bem como a sua relação social no campo da produção intelectual literária, no que tange às instâncias de legitimação presentes em Manaus. No quarto capítulo, o objetivo foi destacar um ou dois temas de centralidade para verificar se há um esquema interpretativo consolidado, a partir do qual os escritores analisam a cidade de Manaus (clima, estação da chuva, posição geográfica, águas, floresta, monumentos, questões sociais), ou seja, os componentes explicativos das interpretações deles. Dessa maneira, construí, nas análises realizadas nos capítulos, uma crítica às imagens simplistas e unilaterais realizadas por algum (ou alguns) escritor(es), que estiveram presentes no discurso do senso comum ao longo do tempo e que, muitas vezes, vêm se perpetuando historicamente. Dei espaço à observação da expressão da mesma realidade em discursos diferentes, uma vez que pude analisar um grupo de seis escritores que evidenciaram uma diversidade de pontos de vistas coexistentes e, em certo sentido, concorrentes a respeito do tema Manaus.por
dc.description.abstractThis thesis aims to understand how literaryL production is represented in the Amazon, specifically referred to the city of Manaus, in the field of Brazilian literature. To achieve this objective, six writers were selected who published in the period between 1976 and 2000, and who considered themes concerning Manaus. Field notion was taken into account, according to Bourdieu’s (1989) conception, which perceives it as a sort of conceptual stenography of a research object construction mode. The notion of field worked as a sign, since it oriented to verify that the object of reflection was not isolated from a set of relations from which the essential of its properties is removed, making it possible to perceive that its functioning occurs as in a network of relations formed by certain agents. The object of reflection corresponds to the representation of the Amazonian literary production, with the intention of carrying out a sociological analysis of the literary field concerning the city of Manaus. However, the idea of a precursor being erased, and considering the object of reflection at different moments in history, according to the time cut provided by the year of publication of the first and last book of literature selected for analysis. The books by Silvio Romero (1980 [1888]), History of Brazilian Literature, by José Veríssimo (1963[1916]), History of Brazilian Literature: from Bento Teixeira 1601 to Machado de Assis, 1908, were the first instrument of investigation, a choice justified by the fact that they were the first writings in Brazil to offer elements such as: concepts of literature, subjects of which literature is appropriate for representation, literary genres used in the field, the type of language employed and the temporal landmarks that characterize the styles of the period, which are the periodizations. The first chapter was written from a bibliographical analysis of the two books History of Brazilian Literature. The objective was to make a critical reading of these two books in order to understand how the literary productions regarding the city of Manaus are articulated to the books of the classifiers Silvio Romero and José Veríssimo. In the second chapter, a literary and sociological analysis of the books published between 1976 and 2000 was carried out, with themes related to Manaus and different literary genres. He objective in this chapter was to identify the subjects present in each book and the profile of each writer in terms of his literary life in the field of intellectual production. In the third chapter, the objective was to distinguish, among the selected authors, the prevailing representations and the privileged themes, joining to this the understanding of each writer's professional trajectory, as well as their social relationship in the field of literary intellectual production, with regard to the instances of legitimization present in Manaus. In the fourth chapter, the objective was to highlight one or two central themes in order to verify if there is a consolidated interpretative scheme, from which the writers analyze the city of Manaus (climate, rain season, geographical position, waters, forest, monuments, social issues), that is, the explanatory components of their interpretations. In this way, I have constructed, in the analyses made in the chapters, a critique of the simplistic and unilateral images made by some (or some) writer(s), who have been present in common sense discourse over time and who have often perpetuated themselves historically. I gave space to the observation of the expression of the same reality in different discourses, since I was able to analyze a group of six writers who showed a diversity of coexisting and, in a certain sense, competing points of view regarding the theme of Manaus. Key-words: Literary field. Manaus. Amazonian Literature. Manaus. Brazilian Literature.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/37847/Tese_In%c3%a1IsabelRafael_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectLiteratura brasileira - Manaus (AM)por
dc.subjectEscritores brasileiros - Manaus (AM)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleManaus como obra de arte: uma genealogia da literatura produzida no Amazonaspor
dc.typeTesepor
dc.subject.userCampo Literáriopor
dc.subject.userLiteratura Amazonensepor
dc.subject.userManauspor
dc.subject.userLiteratura Brasileirapor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_InáIsabelRafael_PPGSCA.pdf2.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons