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DC FieldValueLanguage
dc.creatorQueiroz, Randerson Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0710780192467019por
dc.contributor.advisor1Conte, Tayana Uchôa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6682919653508224por
dc.contributor.referee1Gadelha, Bruno Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4987487225451219por
dc.contributor.referee2Valentim, Natasha Malveira Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1374747002879287por
dc.date.issued2020-03-10-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Randerson Silva de. Uma investigação experimental sobre a representação da usabilidade em artefatos utilizados no design de interface de usuário. 2020 106 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7774-
dc.description.resumoUm atributo de qualidade importante no design é a usabilidade, devido ao seu impacto na qualidade de uso. Uma forma de promover a usabilidade é representar seus diferentes aspectos em artefatos de interface, tais como protótipos ou modelos que são utilizados para representar um sistema. Isso precisa ser feito logo nas fases iniciais do desenvolvimento de software, para evitar o retrabalho de design. A estratégia de considerar a usabilidade nas fases iniciais do desenvolvimento do software é chamada de early usability. Uma forma de representar os aspectos de usabilidade em artefatos é utilizar as FUFs (Functional Usability Features) durante este processo. As FUFs são recomendações de usabilidade. Se os aspectos de usabilidade estiverem representados em um artefato de interface, este artefato poderá promover a early usability. Entretanto, não há evidências sobre qual estratégia de uso destes artefatos melhor apoia o design de interface visando a early usability. Qual artefato é mais adequado para promover a early usability no design de interface? Esta é a questão de pesquisa deste trabalho. O objetivo principal desta dissertação foi verificar como aspectos de usabilidade podem ser representados nestes artefatos e se eles apoiam o design visando que a usabilidade esteja presente desde o início. Para isso foi investigado como usabilidade é percebida em artefatos de design de interface e como essa usabilidade pode ser propagada para artefatos com o objetivo de promover a early usability. Para alcançar o objetivo deste trabalho e responder a questão de pesquisa apresentada, foram realizados três estudos exploratórios. Nos estudos foi possível verificar a viabilidade dos artefatos e qual dos artefatos pode ajudar de forma mais efetiva a promover a early usability no design de interface. Os resultados dos estudos realizados nesta pesquisa indicam que a estratégia mais adequada para representar os aspectos de usabilidade é utilizar o artefato do tipo protótipo para promover a early usability. Estes protótipos com os mecanismos de usabilidade podem ajudar a antecipar a usabilidade durante o projeto de interface e orientar o próximos passos do processo de desenvolvimento.por
dc.description.abstractUsability is an important quality attribute in software design due to its impact on the quality of use. One way to improve usability is to represent its different aspects in the interface design artifacts, such as prototypes or models that are used to represent an system. This needs to be done in the early stages of software development, to prevent design rework. The strategy of considering usability in the early stages of software development is called “early usability”. One way to represent usability aspects in artifacts is to use FUFs (Functional Usability Features) during this process. FUFs are usability recommendations. If usability aspects are represented in an interface artifact, this artifact can promote early usability. However, there is no evidence on which strategy of using these artifacts best supports the interface design for early usability. Which artifact is best suited to promote early usability in interface design? The main objective of this thesis is to verify how usability aspects can be represented in these artifacts and if they support the design aiming that the usability is present from the beginning. We investigated how usability is perceived in the interface artifacts and how the usability can be propagated to artifacts in order to promote early usability. To achieve the objective of this work and answer the research question presented, we carried out 3 exploratory studies. In the studies it was possible to verify the viability of the artifacts and which one can help more effectively to promote early usability in interface design. The results of the studies carried out in this research indicate that the most appropriate strategy to represent the usability aspects is to use the prototype type artifact to promote early usability. Theses prototypes with usability mechanisms can help to anticipate usability during interface design and guide the next steps of the development process.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAMpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/38625/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RandersonQueiroz_PPGI.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Informáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEarly Usabilitypor
dc.subjectInteraction Flow Modeling Languagepor
dc.subjectFunctional Usability Featurespor
dc.subjectDesign de interfacepor
dc.subjectUsabilidade de softwarespor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpor
dc.titleUma investigação experimental sobre a representação da usabilidade em artefatos utilizados no design de interface de usuário.por
dc.title.alternativeAn experimental investigation on the representation of usability in artifacts used in user interface design.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.sugestaoNão, os passos estão bem definidos.por
dc.subject.userUsabilidadepor
dc.subject.userEarly Usabilityeng
dc.subject.userProtótipos de Interfacepor
dc.subject.userInteraction Flow Modeling Languageeng
dc.subject.userEstudo Experimentalpor
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