???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8100
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Tecnologia educacional: elaboração e validação da caderneta de orientação e acompanhamento dos portadores de tuberculose drogarresistente
???metadata.dc.creator???: Germano, Sibele Naiara Ferreira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Garrido, Marlucia da Silva
First advisor-co: Esteves, Arinete Veras Fontes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferreira, Darlisom Sousa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ferreira, Alaidistania Aparecida
???metadata.dc.description.resumo???: A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa que persiste como problema mundial de saúde pública. O aumento dos casos de tuberculose drogarresistente (TBDR) torna o controle da doença mais complexo e difícil. O uso de tecnologias e ações que favoreçam o cuidado compartilhado e a adesão ao tratamento em todos os níveis de atenção à saúde são necessários. Com o objetivo de construir e validar uma tecnologia educacional de orientação e acompanhamento dos portadores de tuberculose drogarresistente, foi realizado um estudo metodológico, com a utilização da abordagem qualitativa e quantitativa para elaboração de uma caderneta cuja construção se deu em duas etapas: revisão integrativa de literatura e contribuição dos portadores de TBDR, através do método de pesquisa-ação; e validação do conteúdo, com a participação de juízes-especialistas da área da saúde e afins, por meio de instrumentos distintos para cada grupo. Nos resultados da pesquisa destacou-se a contribuição efetiva de 30 portadores de tuberculose drogarrresistente e 15 juízes-especialistas, totalizando 100% do esperado. A análise quantitativa dos juízes-especialistas da área de saúde teve índice geral de concordância de 93,02%. A avaliação pelos juízes-especialistas de outras áreas teve o percentual de 94,87%. Esses percentuais mostram que a caderneta pode ser considerada estatisticamente valida em todos os seus aspectos por ambos os grupos de juízes. No processo de validação houve sugestões que foram analisadas e acatadas por serem consideradas relevantes para a versão final da caderneta. Durante a elaboração e validação desta tecnologia percebeu-se o grande interesse da população-alvo e dos juízes-especialistas, por considerarem o material importante para acompanhamento dos usuários durante o tratamento na rede de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, há necessidade de pesquisas complementares que avaliem a eficácia do uso desta tecnologia na rotina dos serviços, com intuito de aumentar a adesão ao tratamento da tuberculose drogarresistente e contribuir para redução da transmissão de cepas resistentes na população.
Abstract: Tuberculosis (TB) is an infectious disease that persists as a worldwide public health problem. The increase in cases of drug-resistant tuberculosis (TBDR) makes the control of the disease more complex and difficult. The use of technologies and actions that favor shared care and adherence to treatment at all levels of health care are necessary. In order to build and validate an educational technology for the guidance and monitoring of people with drug-resistant tuberculosis, a methodological study was carried out, using the qualitative and quantitative approach to prepare a booklet whose construction took place in two stages: integrative review of literature and contribution of TBDR patients, through the action research method; and content validation, with the participation of expert judges in the health field and the like, using different instruments for each group. In the research results, the effective contribution of 30 carriers of drug-resistant tuberculosis and 15 expert judges stood out, totaling 100% of the expected. The quantitative analysis of expert judges in the health area had a general agreement rate of 93.02%. The evaluation by expert judges from other areas had a percentage of 94.87%. These percentages show that the passbook can be considered statistically valid in all its aspects by both groups of judges. In the validation process, there were suggestions that were analyzed and accepted as they were considered relevant for the final version of the booklet. During the elaboration and validation of this technology, the great interest of the target population and of the expert judges was perceived, as they consider the material important for monitoring users during treatment in the health network of the Unified Health System (SUS). However, there is a need for further research to assess the effectiveness of using this technology in the routine of services, in order to increase adherence to the treatment of drug-resistant tuberculosis and contribute to reducing the transmission of resistant strains in the population.
Keywords: Tuberculose - Avaliação
Tuberculose - Acompanhamento
Assistência à saúde
Tecnologia aplicada à saúde
Tecnologia médica
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS DA SAÚDE
???metadata.dc.subject.user???: Tuberculose Resistente a Múltiplos Medicamentos
Tecnologia educacional
Educação em saúde
Promoção da saúde
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Enfermagem
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Enfermagem no Contexto Amazônico
Citation: GERMANO, Sibele Naiara Ferreira. Tecnologia educacional: elaboração e validação da caderneta de orientação e acompanhamento dos portadores de tuberculose drogarresistente. 2020. 205 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem no Contexto Amazônico) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8100
Issue Date: 10-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Enfermagem no Contexto Amazônico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_SibeleGermano_PPGENF.pdfDissertação_SibeleGermano_PPGENF6.05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons