???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8174
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Patrícia Barroso de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3644238755736328por
dc.contributor.advisor1Santos, João Otacilio Libardoni dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973por
dc.contributor.referee1Souza, Cleverton José Farias de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1333241542378574por
dc.contributor.referee2Streit, Inês Amanda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2903228491671741por
dc.date.issued2020-04-22-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Patrícia Barroso de. Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade. 2020. 69 f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8174-
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: Atividades esportivas pedagogicamente estruturadas possibilitam aos participantes aquisições de novas competências e habilidades, promovendo benefícios para os aspectos motor, social, afetivo e cognitivo. Dessa maneira, programas destinados ao desenvolvimento integral dos indivíduos são essencialmente importantes para sua formação. Tais atividades acontecem por meio de Projetos Sociais Esportivos, que ocorrem, sobretudo, em favor da inclusão social de indivíduos em situação de vulnerabilidade social. OBJETIVO: O objetivo do presente trabalho foi descrever se um projeto social esportivo tem implicação no desempenho de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade. MATERIAIS E MÉTODOS: Participaram do presente estudo 18 crianças, com idade entre 6 anos a 12 anos, de ambos os sexos, sendo 6 meninas e 14 meninos de um Projeto Social Esportivo e uma Escola Estadual da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Para avaliar o aspecto motor foi utilizado o KTK (Körperkoordination Test Für Kinder) que mede o desempenho de tarefas motoras e, para avaliar o aspecto social, foi utilizado o SSRS (Social Skills Rating System) que avalia habilidades sociais. Os instrumentos foram aplicados na escola dos participantes onde funciona o projeto, seguindo os protocolos dos testes, com uma equipe composta por quatro profissionais de educação física e uma psicóloga. RESULTADOS: Ao comparar o desempenho entre os grupos, não foram observadas diferenças significativas, tanto nas tarefas motoras e quociente motor geral quanto nas habilidades sociais e escore geral. CONCLUSÃO: Foi possível observar que a prática esportiva oferecida no projeto social não apresentou efeito nas habilidades motoras e sociais das crianças participantes quando comparadas a quem não participa.por
dc.description.abstractINTRODUCTION: Pedagogically structured sports activities enable participants to acquire new skills and abilities, promoting benefits for the motor, social, affective and cognitive aspects. Thus, programs aimed at the integral development of individuals are essentially important for their training. Such activities take place through Social Sports Projects, which occur, above all, in favor of the social inclusion of individuals in a situation of social vulnerability. OBJECTIVE: The objective of the present study was to describe whether a social sport project has implications for the performance of motors and socials skills of children in vulnerable situations. MATERIALS AND METHODS: Eighteen children from 6 to 12 years old of both sexes participated, 6 girls and 14 boys from a Social Sport Project and from a State School in the city of Manaus, Amazonas, Brazil. To assess the motor aspect, the KTK (Körperkoordination Test Für Kinder) was used, which measures the performance of motor tasks and, to assess the social aspect, the SSRS (Social Skills Rating System) was used to assess social skills. The instruments were applied in the school of the participants where the project takes place, following the test protocols, with a team composed of four physical education professionals and a psychology. RESULTS: When comparing the performance between the groups, no significant differences were observed, both in motor tasks and general motor quotient, as well as in social skills and general score. CONCLUSION: It was possible to observe that the sports practice offered in the social project had no effect on the motor and social skills of the participating children when compared to those who do not participate.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/44625/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Patr%c3%adciaBarroso_PPGSSEA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAtividades esportivaspor
dc.subjectHabilidades motorapor
dc.subjectAspecto afetivopor
dc.subjectCrianças em situação de vulnerabilidadepor
dc.subjectSocial Skills Rating Systemeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDEpor
dc.titleProjeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1048-8164por
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9809-9026por
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7085-6651por
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7962-8746por
dc.subject.userProjeto Social Esportivopor
dc.subject.userDesempenho Motorpor
dc.subject.userHabilidades Sociaispor
dc.subject.userDesenvolvimentopor
Appears in Collections:Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_PatríciaBarroso_PPGSSEA.pdfDissertação_PatríciaBarroso_PPGSSEA1.95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons