???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8209
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Tatiana Lima da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8781602432382200por
dc.contributor.advisor1Justamand, Michel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7981122122060818por
dc.contributor.referee1Oliveira, Edilene Mafra Mendes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9673258932340791por
dc.contributor.referee2Torres, Iraildes Caldas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2677966121712850por
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.citationSILVA, Tatiana Lima da. Otoni Mesquita -1979-1989: arte contemporânea e subversão. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8209-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo apresentar um recorte do percurso artístico do artista amazonense Otoni Mesquita, na década de 1979 a 1989, para compreender as influências históricas e estéticas e como ele foi capaz de lançar luzes sobre o imaginário coletivo da Amazônia. O trabalho é abordado sob uma perspectiva interdisciplinar, perpassando áreas como arte, história, filosofia, sociologia e ciências econômicas. Em conjunto com a abordagem qualitativa, a pesquisa analisa o retrospecto da sociedade manauara no período do recorte histórico citado, resgatando as principais bases teóricas do artista, os temas que utiliza com frequência, a presença e os significados do feminino em seu trabalho, assim como suas correlações com hábitos, costumes e tradições dos povos amazônicos. O caminho percorrido na pesquisa possibilitou e possibilita uma visão sobre como a arte amazonense necessitou e necessita ser, por muitas vezes, validada fora de sua região para então ganhar visibilidade. No entrelaçamento dos dados coletados: as representações de Manaus reconstruindo organizações políticas populares e estudantis, a reunião de grupos reestruturando a noção de liberdade pela arte e pela resistência da representatividade do povo amazônico, ressignificando mais do que matas, indígenas e animais silvestres, mas sim uma grande comunhão de povos que encontraram um meio de viver e sobreviver a partir de sua cultura.por
dc.description.abstractThe present research aims to present a clipping of the artistic path of the Amazonian artist Otoni Mesquita, in the decade of 1979 and 1989, in order to understand the historical and aesthetic influences and how he was able to shed light on the collective imaginary of the Amazon. The work is approached from an interdisciplinary perspective, covering areas such as art, history, philosophy, sociology and economic sciences. In conjunction with the qualitative approach, the research analyzes the retrospect of the Manauara society in the period of the historical cutout cited, rescuing the artist's main theoretical bases, the themes he frequently uses, the presence and meanings of the feminine in his work, and its correlations with habits, customs, and traditions of the Amazonian peoples. The path taken in the research made it possible and still does make it to have an insight into how the Amazonian art needed and needs to be, for many times validated outside its region to then gain visibility. In the interweaving of the collected data: the representations of Manaus reconstructing popular and student political organizations, the meeting of groups restructuring the notion of freedom through art and through the resistance of the representativeness of the Amazonian people, resignifying more than forests, wild animals, and indigenous people, but rather, a great communion of peoples who have found a way to live and survive based on their cultureeng
dc.description.sponsorship*por
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/44995/Disserta%c3%a7%c3%a3o_TatianaSilva_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMesquita, Otoni, 1953-por
dc.subjectEscritores e artistaspor
dc.subjectArte amazonensepor
dc.subjectImaginário coletivopor
dc.subjectPovos amazônicospor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleOtoni Mesquita -1979-1989: arte contemporânea e subversãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6944-5890por
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3625-5040por
dc.subject.userAmazôniapor
dc.subject.userArte Contemporâneapor
dc.subject.userCulturapor
dc.subject.userOtoni Mesquitapor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_TatianaSilva_PPGSCA.pdfDissertação_TatianaSilva_PPGSCA4.31 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.