???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8215
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLopes, Rafael de Figueiredo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6589546984367592por
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Allan Soljenitsin Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6064689318678257por
dc.contributor.referee1Freitas, Marilene Corrêa da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679por
dc.contributor.referee2Barbosa, Walmir de Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2879487090731407por
dc.contributor.referee3Fernando, Adelson da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4220610766970297por
dc.contributor.referee4Monteiro, Carlos Jorge Barros-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6000376025119501por
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.citationLOPES, Rafael de Figueiredo. Processos criativos e representações na produção audiovisual amazonense: um olhar folkcomunicacional sobre a “Associação Cinematográfica Fogo Consumidor Filmes”, de Tefé/AM. 2021. 262 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8215-
dc.description.resumoA tese lança um olhar folkcomunicacional sobre aspectos socioculturais e estéticos da produção audiovisual contemporânea no estado do Amazonas. Investiga processos criativos e representações da região amazônica e seus sujeitos, a partir da análise de registros fotográficos postados na internet e de filmes realizados pela Associação Fogo Consumidor Filmes (ACFCF), localizada no município de Tefé (AM). Trata-se de uma produtora amadora, sem recursos financeiros e com pouca infraestrutura, formada por jovens ribeirinhos. Desde o ano de 2012, o grupo dedica-se à realização de filmes em ficção e documentário, inclusive em longa-metragem, com intuito de resgatar tradições e valorizar a identidade cultural amazônica. O estudo, de caráter qualitativo, tem embasamento em aportes teóricos da comunicação, arte, cinema e produção audiovisual contemporânea, em diálogo interdisciplinar com autores da antropologia, sociologia e ciências do ambiente, seguindo uma abordagem epistemológica pós-colonial. A estratégia metodológica alia pesquisa bibliográfica, netnografia, análise imagética e fílmica. Percebe-se que, mesmo reproduzindo referências da cultura midiática dominante, os filmes e postagens da ACFCF revelam uma espécie de resistência cultural ao subverterem lógicas do cinema comercial ou de arte, seja em estratégias criativas para driblar as limitações econômicas e de infraestrutura ou ao incorporarem questões socioculturais locais/regionais, a partir do próprio lugar de fala e da expressão de uma estética peculiar. Desse modo, as narrativas configuradas nas postagens fotográficas e nos produtos fílmicos, bem como os processos criativos envolvidos, emergem como um sistema artístico-comunicacional-educativo insurgente às ausências construídas historicamente, por representações de imaginários preconceituosos em relação à Amazônia e suas populações, que ainda são difundidos pela mídia dominante. Além disso, a ACFCF nos indica que o caráter comunitário do fazer cinema, as facilidades da produção em sistema digital e a difusão pela internet permitem amplificar um tipo de produção cinematográfica popular e alternativa aos meios hegemônicos, a qual chamamos de cine-folk. Logo, em seus processos criativos e em suas autorrepresentações, superam a ideia de subalternização. Não estão à margem, mas no centro de um outro contexto sociocultural, estético e comunicacional da produção audiovisual.por
dc.description.abstractThis thesis proposes an interpretation about socio-cultural and aesthetic aspects of contemporary audiovisual production in the state of Amazonas, from the theoretical perspective of Folkcommunication. It investigates creative processes and representations of the Amazon and its populations, based on the analysis of photographic records posted on the internet and films made by the Associação Fogo Consumidor Filmes (ACFCF), located in the city of Tefé (AM). It is an amateur film production company, which has no financial resources, with poor infrastructure, formed by young people from the city. Since 2012, the group has been dedicated to making films in fiction and documentary, including feature films, with the aim of rescuing traditions and valuing the Amazonian cultural identity. The qualitative study is based on theoretical contributions from communication, art, cinema and audiovisual, in an interdisciplinary dialogue with authors from anthropology, sociology and environmental sciences, following a post-colonial epistemological approach. The methodological strategy combines bibliographic research, netnography, imagery and film analysis. It is clear that, even reproducing references from the dominant media culture, the ACFCF films and posts reveal a kind of cultural resistance, by subverting the logic of commercial or art cinema, whether in creative strategies to overcome economic and infrastructure limitations or incorporate local / regional socio-cultural issues, from the place of speech of the Amazonians and a peculiar aesthetic. In this sense, the narratives expressed in photographic posts and in cinematographic productions, as well as the creative processes involved, can be understood as an artistic-communicational-educational system insurgent to the historically constructed absences, through representations of prejudiced imagery in relation to the Amazon and their populations, still broadcast in the traditional media. In addition, the ACFCF tells us that the community character of making cinema, the facilities of production in digital systems and the dissemination over the internet allow the propagation a type of popular cinema production and alternative to hegemonic media, which we call cine-folk. Therefore, in their creative processes and self-representations, they overcome the idea of subordination. They are not on the margins, but at the center of another socio-cultural, aesthetic and communicational context of audiovisual production.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/45122/Tese_RafaelLopes_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCinema amador - Produção e direçãopor
dc.subjectCinema - Amazôniapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAOpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: CINEMApor
dc.titleProcessos criativos e representações na produção audiovisual amazonense: um olhar folkcomunicacional sobre a “Associação Cinematográfica Fogo Consumidor Filmes”, de Tefé/AMpor
dc.typeTesepor
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3087-0966por
dc.subject.userProcessos socioculturais na Amazôniapor
dc.subject.userFolkcomunicaçãopor
dc.subject.userCinemapor
dc.subject.userProcessos de criaçãopor
dc.subject.userAssociação Fogo Consumidor Filmespor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_RafaelLopes_PPGSCA.pdf6.96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons