???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8445
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCoêlho, Prisca Dara Lunieres Pêgas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353680736411308eng
dc.contributor.advisor1Becker, Sandra Greice-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3196609603462399eng
dc.contributor.advisor-co1Prado, Marta Lenise do-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0904970577482875eng
dc.contributor.referee1Nitschke, Rosane Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0846940738538649eng
dc.contributor.referee2Rocha, Esron Soares Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850652543261163eng
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.citationCOÊLHO, Prisca Dara Lunieres PêgasA tecnossocialidade no quotidiano da promoção da saúde com as famílias de crianças e adolescentes em sofrimento mental. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8445-
dc.description.resumoAs tecnologias atualmente estão presentes em todos os espaços do viver, sendo utilizadas para diferentes formas de relações e comunicação na pós-modernidade. Essa socialidade mediada pelas tecnologias Mafessoli chama de tecnossocialidade. E essas novas maneiras de compartilhar, usufruir e fazer parte da sociedade passou a moldar o quotidiano das pessoas e famílias. Todavia, como em qualquer contexto, a tecnologia pode impactar positiva ou negativamente as relações do quotidiano, assim como as relações familiares. A família, ao se relacionar, interage, possui uma cultura, um estilo de vida, modos diferentes de cuidar e ser saudável, levando-nos a reforçar a necessidade de conhecê-la para compartilhar alianças e corresponsabilidade na Promoção da Saúde ou na capacidade de enfrentar as perdas inerentes ao processo de viver. Tendo em vista a relevância da temática citada e diante da atual realidade social pós-moderna, a presente pesquisa norteou-se pelo seguinte questionamento: como a tecnossocialidade relaciona-se com a promoção da saúde no processo de ser saudável e adoecer e como se mostra no quotidiano das famílias de crianças e adolescentes em sofrimento mental? Assim, a pesquisa se propôs a compreender a tecnossocialidade no quotidiano das famílias de crianças e adolescentes em sofrimento mental e a sua relação com a promoção da saúde e do adoecimento. Para Maffesoli, referencial que fundamenta esta pesquisa, o objeto de análise privilegia tudo aquilo que não é produzido pelo cálculo, pela intenção, pela estratégia, enfim, pela racionalidade tradicional, adotando uma sociologia do aqui e agora, ou seja, defendendo como a simplicidade do original, a vida de todos os dias, que inclui os diversos modos de vida, as maneiras de ser, de pensar, de se situar e de se comportar em relação ao outro e à natureza, dá o caráter experimental à vida quotidiana, na qual o ato de interpretar e de compreender o conhecimento comum se torna mais relevante do que explicar os fatos. Este estudo optou por uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso Único Holístico, fundamentado nos Pressupostos Teóricos e da Sensibilidade da Sociologia Compreensiva e do Quotidiano de Michel Maffesoli. Os participantes envolvidos nesta pesquisa foram 33 famílias usuárias do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), localizado na zona leste de Manaus, capital do Amazonas. Para a construção dos dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas e registros em Diários de Campo durante o período de setembro de 2020, os quais foram posteriormente submetidos à Análise de Conteúdo segundo a modalidade temática de Laurence Bardin, com as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A pesquisa atendeu aos cuidados éticos e bioéticos de pesquisas envolvendo seres humanos, de acordo com a Resolução 466 de 2012, tendo sido aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer de número 2.765.976. Os resultados emergiram em três artigos, sendo que, no primeiro, foram apresentadas as seguintes categorias: Mestres dominantes: a tecnização do mundo e o tempo sem volta; Limites pelo uso compulsivo das tecnologias; Emoções e comportamentos das famílias pelo uso das tecnologias; Tecnologia como lazer, distração e controle da criança e do adolescente; De Mestres, torna-se serviço tecnológico: a potência imaginal como promotora de saúde. No segundo artigo, as categorias foram: A potência do imaginário para a construção do ser saudável; O uso das redes sociais como fomentadoras da relação imagem–imaginário; O uso de novas tecnologias como promotoras do cuidado em saúde; Educação emocional e espiritual como práticas do bem viver. E, no terceiro artigo, surgiram as seguintes categorias: Contextos de desenvolvimento infantojuvenil e uso excessivo das telas; Educação e estresse tóxico em tempos de pandemia; Limites da educação em tempos de pandemia; A Ética do Autocuidado em tempos de pandemia. Os resultados deste estudo identificaram que, em muitas famílias, o uso das tecnologias se faz de maneira compulsiva, despendendo tempo e muitas horas do dia conectados, acarretando efeitos negativos na saúde física e mental das crianças e adolescentes e, consequentemente, da saúde da família. Em contrapartida, também foi possível ampliar o olhar para o uso das redes sociais e contemplar experiências exitosas de teleconsulta, de terapia psicológica por chamada de vídeo no WhatsApp e de grupos de apoio e ajuda mútua no WhatsApp mediado por profissionais de CAPS. Como diz Merhy, não podemos esquecer que quem dirige a tecnologia somos nós e precisamos alimentar esta ideia que traz uma força em potência aos profissionais de saúde, sobre o bom uso da tecnologia, em favor de melhores cuidados e atenção que corroborem para a complexidade que é o viver a contemporaneidade.eng
dc.description.abstractTechnologies are currently present in all living spaces, being used for different forms of relationships and communication in post-modernity. This sociality mediated by technologies is called Tecnosociality by Mafessoli. And these new ways of sharing, enjoying and being part of the society began to shape the daily lives of people and families. However, as in any context, technology can impact everyday relationships positively or negatively, as well as family relationships. The family, when relating, interacting, has a culture, a lifestyle, different ways of caring and being healthy, leading us to reinforce the need to know it in order to share alliances and co-responsibility in Health Promotion or in the ability to face the losses inherent to the process of living. Given the relevance of the aforementioned theme and the current reality in the postmodern social context, this research was guided by the following question: how is technosociality related to health promotion in the process of being healthy and getting sick and how does it show itself in the daily lives of families of children and adolescents in mental suffering? Thus, the research aimed at understanding Technosociality in the daily lives of families of children and adolescents in mental suffering and its relationship in promoting health and illness. According to Maffesoli, the object of analysis privileges everything that is not produced by calculation, intention, strategy, in short, by traditional rationality, but will adopt a sociology of the here and now, or that is, it defends how the simplicity of the original, everyday life, which includes the different ways of life, the ways of being, thinking, situating oneself and behaving in relation to the other and nature, gives the character experimental to everyday life, in which the act of interpreting and understanding common knowledge becomes more relevant than explaining the facts. This study used a qualitative research, of the Holistic Single Case Study type, based on Michel Maffesoli's Theoretical and Sensitivity Assumptions of Comprehensive and Everyday Sociology. The participants involved in this research were 33 families who use the Children and Youth Psychosocial Care Center (CAPSi), located in the east side of Manaus, the capital of Amazonas. For data construction, semi-structured interviews and recordings in Field Diaries were carried out during the month of September 2020 and were later submitted to Content Analysis according to the thematic modality of Laurence Bardin with the steps of pre-analysis, material exploration and treatment results, inference and interpretation. The research met the ethical and bioethical care of research involving human beings in accordance with Resolution 466 of 2012, being approved by the Research Ethics Committee under Opinion number 2.765.976. The results were described in three articles. The first one presented the categories Dominant masters: The technization of the world and the time of no return; Limits for the compulsive use of technologies; Families' emotions and behaviors due to the use of technologies; Technology as leisure, distraction and control of children and adolescents; From Masters they become a technological service: the imaginal power as a health promoter. In the second article, the categories were The power of the Imaginary for the construction of a healthy being; The use of social networks as promoters of the Image-Imaginary relationship; The use of new technologies to promote health care; Emotional and spiritual education as well-living practices. And the third article presented the categories Child-juvenile development contexts and the excessive use of screens; Education and toxic stress in times of pandemic; Limits of education in times of pandemic; The Ethics of Self-Care in times of pandemic. The results of this study identified that, in many families, the use of technologies is compulsive, spending a lot of time and many hours of the day connected, causing negative effects on the physical and mental health of children and adolescents, and consequently on family health. On the other hand, it was also possible to broaden the look at the use of social networks and contemplate successful experiences of teleconsultation, psychological therapy via video calls on WhatsApp, support groups and mutual help on WhatsApp mediated by CAPS professionals. As Merhy says, we cannot forget that we are the ones who drive technology and we need to nurture this idea that brings potential strength to health professionals, about the good use of technology, in favor of better care and attention that corroborate the complexity that it's living contemporaneity.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/48913/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PriscaCoelho_PPGENF.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Paráeng
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagemeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAM - UEPAeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Enfermagemeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação emocionalpor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectAdolescentes - Serviços de saúde mentalpor
dc.subjectÉtica do autocuidadopor
dc.subjectDesenvolvimento infantojuvenilpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDEeng
dc.titleA tecnossocialidade no quotidiano da promoção da saúde com as famílias de crianças e adolescentes em sofrimento mentaleng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2084-3411eng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3421-3912eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3983-3897eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1963-907Xeng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1011-6053eng
dc.subject.userTecnologiapor
dc.subject.userRedes Sociais Virtuaispor
dc.subject.userAtividades Cotidianaspor
dc.subject.userPromoção da Saúdepor
dc.subject.userFamíliapor
dc.subject.userSaúde Mentalpor
Appears in Collections:Mestrado em Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_PriscaCoelho_PPGENF.pdfDissertação_PriscaCoelho_PPGENF2.73 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons