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dc.creatorSilva, Fredson Bernardino Araújo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9459601231133410eng
dc.contributor.advisor1Lima, Marcos Castro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5407181304183669eng
dc.contributor.referee1Souza, Eudes André Leopoldo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7463983560838341eng
dc.contributor.referee2Nogueira, Ricardo José Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0604004914038074eng
dc.date.issued2022-01-31-
dc.identifier.citationSILVA, Fredson Bernardino Araújo da. Metropolização do espaço na Amazônia Ocidental: discurso e diferenciação espacial na Região Metropolitana Manaus. 2022. 150 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8665-
dc.description.resumoA proposta deste estudo é de compreender a diferenciação espacial e a relação com o discurso no processo de metropolização do espaço na Região Metropolitana de Manaus (RMM), considerando a área de maior dinamismo (metrópole Manaus e município de Iranduba). Para isso, abordou-se em três capítulos: i) um aprofundamento sobre a metropolização; ii) seguido de observação sobre a influência do discurso nas interações espaciais; iii) e a relação da organização espacial em forma da diferenciação na área de estudo. A metodologia inicia de um levantamento bibliográfico sobre a temática, o tratamento de dados secundários representados em mapas afins, identificação de enunciados que repercutem discursos dos agentes modeladores/consumidores e a análise por meio da diferenciação espacial. Os resultados obtidos são que, a partir de plano de integração regional (e internacional), o Estado mobiliza um discurso que justifica mudanças no arranjo espacial da RMM, acelerando o processo de metropolização do espaço na área de estudo, o que também é referenciado materialmente pela produção de uma série de objetos na conexão da metrópole Manaus junto do município de Iranduba como a Ponte Jornalista Phelippe Daou, a Cidade Universitária da UEA, a duplicação da rodovia AM-070 e etc. Os promotores imobiliários apresentam intensa participação no processo, contribuem para a construção de um espelhamento da moradia em Iranduba tendo como referência as amenidades até então assistidas como exclusivas do núcleo metropolitano, somando-se a ideia de “novidade” e da proximidade com o “verde”. No contexto de rede da RMM, notou-se alta concentração no nó correspondente a metrópole Manaus, o que se baseia nas questões demográfica, econômica, infraestrutural (portos, aeroportos e afins) e de fluxos, emergindo a possibilidade da constituição de uma rede solar na Amazônia Ocidental. Compreende-se a importância de Itacoatiara como centro secundário da rede urbana da RMM, relacionada a um fixo de dinâmica portuária e de fluxos principalmente de grãos. Numa periodização da dinâmica socioespacial no eixo estruturante da metropolização do espaço na RMM (2000-2019), foi observado a ascensão do monopólio do modal rodoviário com a Ponte; a desarticulação da hegemonia da centralidade associada ao distrito de Cacau Pirêra que se baseou na conexão fluvial com a metrópole; a primazia da rodovia AM-070 como difusor do eixo estruturante; o deslocamento da principal dinâmica da margem esquerda para a margem direita da rodovia (sentido Manaus-Iranduba), sinalizado pelo zoneamento da Cidade da UEA a formação do atual quadro imobiliário.eng
dc.description.abstractThe purpose of this study is to understand the spatial differentiation and the relationship with discourse in the process of metropolization of space in the Metropolitan Region of Manaus (RMM), considering the most dynamic area (metropolis Manaus and the municipality of Iranduba). For this, three chapters were addressed: i) a deeper understanding of metropolization; ii) followed by observation on the influence of discourse on spatial interactions; iii) and the relationship of spatial organization in the form of differentiation in the study area. The methodology starts with a bibliographical survey on the subject, the treatment of secondary data represented in related maps, identification of statements that echo the discourses of modeling agents/consumers and the analysis through spatial differentiation. The results obtained are that, from a regional (and international) integration plan, the State mobilizes a discourse that justifies changes in the spatial arrangement of the RMM, accelerating the process of metropolization of space in the study area, which is also materially referenced for the production of a series of objects in the connection between the metropolis Manaus and the municipality of Iranduba, such as the Jornalista Phelippe Daou Bridge, the UEA University City, the duplication of the AM-070 highway, and so on. The real estate developers have an intense participation in the process, contribute to the construction of a reflection of housing in Iranduba, having as a reference the amenities until then seen as exclusive to the metropolitan nucleus, adding to the idea of ​​“novelty” and proximity to “green ”. In the context of the RMM network, there was a high concentration in the node corresponding to the metropolis Manaus, which is based on demographic, economic, infrastructural (ports, airports and similar) and flow issues, emerging the possibility of establishing a solar network in the Western Amazon. The importance of Itacoatiara as a secondary center of the urban network of the RMM is understood, related to a fixed port dynamics and mainly grain flows. In a periodization of the socio-spatial dynamics in the structuring axis of the metropolization of space in the RMM (2000-2019), the rise of the road modal monopoly with the Bridge was observed; the disarticulation of the centrality hegemony associated with the Cacau Pirêra district, which was based on the fluvial connection with the metropolis; the primacy of the AM-070 highway as a diffuser of the structuring axis; the shift of the main dynamics from the left bank to the right bank of the highway (in Manaus-Iranduba direction), signaled by the UEA City zoning, the formation of the current real estate framework.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/52808/Disserta%c3%a7%c3%a3o_FredsonSilva_PPGEOG.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectRegiões metropolitanas - Análisepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANAeng
dc.titleMetropolização do espaço na Amazônia Ocidental: discurso e diferenciação espacial na Região Metropolitana Manauseng
dc.title.alternativeMetropolization of space in the Western Amazon: discourse and spatial differentiation in the Metropolitan Region of Manauseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-1897-2655eng
dc.subject.userMetropolização do espaçopor
dc.subject.userDiferenciação espacialpor
dc.subject.userRegião Metropolitana de Manauspor
dc.subject.userDiscursopor
dc.subject.userIrandubapor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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