???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8852
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaia, Bruna Maria Carrijo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6551178941530120eng
dc.contributor.advisor1Silva, Márcia Perales Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0820743125582759eng
dc.contributor.referee1Cavalcante, Lidiany de Lima-
dc.contributor.referee2Andrade, Márcia Irene Pereira-
dc.date.issued2021-10-22-
dc.identifier.citationMAIA, Bruna Maria Carrijo. Formação profissional em Serviço Social: centelhas do projeto ético político?. 2022. 181 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8852-
dc.description.resumoA formação profissional em Serviço Social é um dos grandes eixos para uma profissão crítica, complexa e contraditória. Porém, temos poucos estudos em relação a outros Estados do Sudeste e Sul sobre as particularidades e especificidades das perspectivas teórico-metodológicas presentes no Processo de Renovação Brasileiro. Por isso, esse estudo analisou as principais perspectivas teórico-metodológicas presentes nos Trabalhos de Conclusão de Curso dos discentes do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas e sua proximidade, ou distanciamento, às vertentes de renovação do Serviço Social no Brasil. Para tanto identificou as concepções de Serviço Social e Questão Social presente nos Trabalhos de Conclusão de Curso. Refletiu sobre os principais autores utilizados e suas respectivas vinculações teóricas na construção dos TCCs. Investigou as principais perspectivas metodológicas utilizadas para realização da pesquisa. O percurso metodológico compreendeu estudo bibliográfico e documental de 10 TCC’s produzidos na UFAM entre os anos 2015 a 2019. Esse estudo revelou que esses TCC’s estão atrelados a uma Perspectiva da Intenção de Ruptura, pois, ainda existem elementos do Serviço Social Tradicional, porém, há predominância de elementos críticos, dinâmicos e contraditórios sobre as concepções de Serviço Social e Questão Social presentes nesses TCC’s. Além de uma defesa intransigente dos direitos dos trabalhados de acordo com aporte teórico-metodológico (Projeto de Formação da ABEPSS e Projeto Pedagógico da UFAM de 2009), ético-político (Lei de Regulamentação da Profissão de 1993 e Código de Ética de 1993) e técnico-operativo. Cabe ressaltar ainda que esses TCC’s defendem o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão.eng
dc.description.abstractProfessional training in Social Work is one of the main pillars for a critical, complex and contradictory profession. However, we have few studies in relation to other Southeast and South States on the particularities and specificities of the theoretical-methodological perspectives present in the Brazilian Renewal Process. Therefore, this study analyzed the main theoretical-methodological perspectives present in the Course Conclusion Papers of students from the Social Work Course at the Federal University of Amazonas and their proximity, or distance, to the aspects of Social Work renewal in Brazil. To do so, it identified the concepts of Social Work and Social Issue present in the Course Conclusion Works. It reflected on the main authors used and their respective theoretical connections in the construction of the TCCs. It investigated the main methodological perspectives used to carry out the research. The methodological path included a bibliographic and documentary study of 10 TCC's produced at UFAM between 2015 and 2019. This study revealed that these TCC's are linked to a Perspective of Intention to Rupture, as there are still elements of Traditional Social Service, however, there are predominance of critical, dynamic and contradictory elements on the conceptions of Social Work and Social Issue present in these TCC's. In addition to an uncompromising defense of workers' rights according to theoretical and methodological support (ABEPSS Training Project and UFAM Pedagogical Project of 2009), ethical-political (Profession Regulation Law of 1993 and Code of Ethics of 1993) and technical-operative. It is also worth mentioning that these TCC's defend the Teaching-Research-Extension tripod.eng
dc.description.sponsorshipCNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/55715/Disserta%c3%a7%c3%a3_BrunaMaia_PPGSS.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectServiço social - Pesquisapor
dc.subjectServiço social - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASeng
dc.titleFormação profissional em Serviço Social: centelhas do projeto ético político?eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userFormação Profissionalpor
dc.subject.userServiço Socialpor
dc.subject.userPerspectiva Teórico-Metodológicapor
dc.subject.userProjeto Ético-Políticopor
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertaçã_BrunaMaia_PPGSS.pdf1.29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.