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DC FieldValueLanguage
dc.creatorTeixeira, Miguel Paiva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5520544121388530eng
dc.contributor.advisor1Ferreira, Márcio Antônio Couto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5773060474361889eng
dc.contributor.advisor-co1Sousa, Lucas Vitor de Carvalho-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7263719409030919eng
dc.contributor.referee1Kuwahara, Nelson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5693681670847561eng
dc.contributor.referee2Santos, Tiago Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7645251131511453eng
dc.date.issued2022-04-12-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Miguel Paiva. Aplicação da análise envoltória de dados para avaliação de eficiência institucional em uma instituição federal de ensino superior. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8902-
dc.description.resumoDiante dos constantes cortes de orçamento sofridos pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), garantir a excelência e padronização dos seus serviços para a comunidade acadêmica está cada vez mais difícil, seja para manter o nível da qualidade de Ensino, Pesquisa e Extensão por estas oferecidas, ou até mesmo para o aumento de vagas e o atendimento da demanda da comunidade. Avaliar a eficiência efetiva dos cursos de graduação da instituição, com as mais variadas especificidades, auxiliará na distribuição de recursos e tomadas de decisão dos gestores públicos. Assim, essa pesquisa teve como objetivo avaliar a eficiência dos cursos de graduação de determinada IFES. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa e documental. Para o cálculo da eficiência dos cursos de graduação adotou-se a metodologia não paramétrica Análise Envoltória de Dados (DEA) orientada a resultados e com retornos variáveis de escala (DEA-BCC), a qual permite que sejam a avaliados além da eficiência, os pesos das variáveis, alvos e benchmarks das DMUs. Diante dos resultados apurados, conclui-se que, dentre os 75 cursos analisados, apenas 25 (33,3%) foram considerados eficientes pela eficiência padrão, e que 50 deles (66,7%) foram avaliados como ineficientes, quando se avaliou pela eficiência composta apenas 17 (22,7%) foram considerados com eficiência acima de 80%. Para os cursos considerados menos eficientes determinou-se os benchmarks de eficiência e seus respectivos indicadores de qualidade para que possam ser considerados pelos gestores da instituição. A relevância da pesquisa é comprovada pelos resultados obtidos, proporcionando um acompanhamento mais aprofundado pelos gestores públicos da IFES, a fim de verificar a eficiência e possíveis problemas que contariam o desenho predeterminado.eng
dc.description.abstractIn view of the constant budget cuts suffered by the Federal Institutions of Higher Education (IFES), guaranteeing the excellence and standardization of their services for the academic community is increasingly difficult, whether to maintain the level of quality of Teaching, Research and Extension for these offered, or even to increase vacancies and meet community demand. Assessing the effective efficiency of the institution's undergraduate courses, with the most varied specificities, will help in the distribution of resources and decision-making by public managers. Thus, this research aimed to evaluate the efficiency of the undergraduate courses of a given IFES. For that, descriptive research of a quantitative and documentary nature was carried out. To calculate the efficiency of the undergraduate courses, the non-parametric methodology Data Envelopment Analysis (DEA) was adopted, oriented to results and with variable returns to scale (DEA-BCC), which allows them to be evaluated in addition to efficiency, the weights of variables, targets and benchmarks of DMUs. In view of the results obtained, it is concluded that, among the 75 courses analyzed, only 25 (33.3%) were considered efficient by the standard efficiency, and that 50 of them (66.7%) were evaluated as inefficient, when evaluated by the composite efficiency only 17 (22.7%) were considered with efficiency above 80%. For courses considered less efficient, efficiency benchmarks and their respective quality indicators were determined so that they can be considered by the institution's managers. The relevance of the research is proven by the results obtained, providing a more in-depth monitoring by the public managers of IFES, to verify the efficiency and possible problems that would count the predetermined design.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/56471/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MiguelTeixeira_PPGEP.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectEnsino superior - Avaliaçãopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAOeng
dc.titleAplicação da análise envoltória de dados para avaliação de eficiência institucional em uma instituição federal de ensino superioreng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userAvaliação de desempenhopor
dc.subject.userEficiênciapor
dc.subject.userAnálise envoltória de dadospor
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

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