???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8984
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorXavier, Andreza Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1295714500201326eng
dc.contributor.advisor1Fortes, Mírcia Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4896746518476681eng
dc.contributor.referee1Mafra, Marcela Vieira Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6513921362135289eng
dc.contributor.referee2Nogueira, Amélia Regina Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8136324837437755eng
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.citationXAVIER, Andreza Fernandes. O ensino e a construção do conceito geográfico de paisagem em ambiente virtual pelos professores do Centro de Mídias de Educação do Amazonas. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8984-
dc.description.resumoAs novas tecnologias de informação e comunicação como recurso educacional proporciona o ensino de geografia para os mais de trinta mil alunos matriculados por ano através de aulas por mediação tecnológica. Para essa pesquisa buscamos responder os seguintes questionamentos: O uso das novas tecnologias contribui para o fortalecimento da identidade cultural dos estudantes? Quais as abordagens teóricas-metodológicas presentes nos planos de aulas? O principal objetivo dessa pesquisa é demonstrar como o conceito de paisagem aparece no material produzido pelos professores do componente de Geografia no Centro de Mídias de Educação do Amazonas, nos anos letivos de 2018 e 2019 para o 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Identificamos nas práticas pedagógicas que os conceitos de paisagem usados na mediação tecnológica estão fincados na geografia tradicional positivista onde o homem seria o responsável principal pelas mudanças da paisagem. Essa pesquisa foi realizada através de entrevistas com os professores do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, com análises dos planos de aulas do 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio juntamente com as propostas curriculares da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. Essa pesquisa é de grande relevância para a realização de futuras discussões e alinhamento das abordagens teóricos-metodológicas entre os professores do Centro de Mídias de Educação do Amazonas.eng
dc.description.abstractThe new information and communication technologies as an educational resource provide the teaching of geography to the more than thirty thousand students enrolled per year through classes through technological mediation. For this research, we seek to answer the following questions: Does the use of new technologies contribute to the strengthening of students' cultural identity? What are the theoretical-methodological approaches present in the lesson plans? The main objective of this research is to demonstrate how the concept of landscape appears in the material produced by the teachers of the Geography component at the Centro de Mídias de Educação do Amazonas, in the academic years of 2018 and 2019 for the 6th year of elementary school and 1st year of education. medium. We identified in the pedagogical practices that the landscape concepts used in technological mediation are rooted in the positivist traditional geography where man would be the main responsible for the landscape changes. This research was carried out through interviews with teachers from the Centro de Mídias de Educação do Amazonas, with analysis of the lesson plans of the 6th year of elementary school and 1st year of high school together with the curricular proposals of the Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. This research is of great relevance for the realization of future discussions and alignment of theoretical-methodological approaches among teachers of the Centro de Mídias de Educação do Amazonas.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/57785/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AndrezaXavier_PPGEOG.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpor
dc.subjectInternet na educaçãopor
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAeng
dc.titleO ensino e a construção do conceito geográfico de paisagem em ambiente virtual pelos professores do Centro de Mídias de Educação do Amazonaseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEnsino de Geografiapor
dc.subject.userPaisagempor
dc.subject.userRecursos midiáticospor
dc.subject.userPráticas pedagógicaspor
dc.subject.userTecnologiapor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AndrezaXavier_PPGEOG.pdf2.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons