???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9030
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSerudo, Tereza Paula de Alencar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2114623373591119eng
dc.contributor.advisor1Lima, Marcos Castro de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5407181304183669eng
dc.contributor.referee1Jardim, Cinthya Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2146727061744616eng
dc.contributor.referee2Fortes, Mircia Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4896746518476681eng
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationSERUDO, Tereza Paula de Alencar. Os tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do Amazonas. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9030-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem seu marco principal na influência que os tempos cíclicos e acíclicos tem sobre a escolarização nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme, nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no Estado do Amazonas. Para isso buscou-se responder as seguintes indagações: Como acontecem as escolarizações em realidades distantes das capitais urbanas, e como os tempos da natureza e da cidade as influenciam, em especial o componente curricular: geografia que a pesquisa entende ser o mais adequado para relaciona-se a esse tema? Como os recursos didáticos pedagógicos, exemplificando livros didáticos e mapas mentais auxiliam no processo de ensino aprendizagem de realidades pouco abastecidas por políticas públicas governamentais para as escolas ribeirinhas? E se o modo de vida se integra à escola que está localizada no seio de um ambiente natural envolto a terras, águas e florestas? Para responder a tais indagações foram pensados/organizados procedimentos metodológicos que obtivesse êxito na referida missão. O primeiro se deu a partir de levantamentos bibliográficos que possibilitaram o fortalecimento do referencial teórico, como base da pesquisa. O segundo se deu através da pesquisa de campo, onde a mesma possibilitou a proximidade do pesquisador com o objeto da sua pesquisa: as referidas escolas. A metodologia da pesquisa de campo se deu em forma de observação participante com os subsídios das entrevistas orais, questionários abertos, identificação de recursos didáticos utilizados, tais como: livros didáticos e construções de mapas mentais. Tendo como base a Geografia Humana da Amazônia e a Geografia Escolar, esta pesquisa buscou ir além dos referenciais teóricos e tentou entender como a escola ribeirinha se integra ao ensino ofertado a esse estado de magnitude tamanho e diversidade que é o Amazonas, em especial à sua realidade peculiar de cheias e vazantes e se essa dinâmica da natureza que se configura como seu primeiro professor, é validada como precioso recurso didático a ser aproveitado cotidianamente. Por fim buscou refletir como as políticas públicas brasileiras “pensam” sobre a educação oferecida a localidades distantes das capitais urbanas, e se esses brasileiros contribuem para esse processo de ensino aprendizagem. Por esta razão esta pesquisa é total relevância para a construção de um entendimento de que o ensino do Amazonas e sua plena oferta e qualidade não pode se limitar a capital Manaus.eng
dc.description.abstractThis research has its main landmark in the influence that cyclical and acyclical times have on schooling in riverside schools in the floodplain and dry land, in the municipalities of Manaus and Careiro da Várzea in the State of Amazonas. For this, we sought to answer the following questions: How does schooling happen in realities far from urban capitals, and how the times of nature and city influence them, especially the curricular component: geography that the research understands to be the most suitable for relating to if to this topic? How do pedagogical teaching resources, for instance textbooks and mental mapping, help in the teaching-learning process of realities that are poorly supplied by government public policies for riverside schools? What if the way of life is integrated into the school that is located in the midst of a natural environment surrounded by land, water and forests? To answer such questions, methodological procedures were designed/organized to achieve success in that mission. The first was based on bibliographic surveys that made it possible to strengthen the theoretical framework as a basis for the research. The second took place through field research, where it made possible the proximity of the researcher with the object of research: the referred schools. The field practice methodology took the form of participant observation with the support of oral interviews, open questionnaires, identification of didactic resources used, such as: textbooks and constructions of mental maps. Based on the Human Geography of the Amazon and School Geography, this research sought to go beyond theoretical references and tried to understand how the riverside school integrates with the education offered to this state of magnitude, size and diversity that is the Amazonas, especially its peculiar reality of floods and ebbs and if this dynamics of nature that configures itself as its first teacher, and validated as a precious didactic resource to be used daily. Finally, it sought to reflect on how Brazilian public policies "think" about the education offered to locations far from urban capitals, and whether Brazilians contribute to this teaching-learning process. For this reason, this research is of total relevance to the construction of an understanding that the teaching of Amazonas and its full supply and quality cannot be limited to the capital Manaus.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/58472/Disserta%c3%a7%c3%a3o_TerezaSerudo_PPGEOG.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectVida ribeirinha - Amazonaspor
dc.subjectEducação - Aspectos sociais - Amazonaspor
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANAeng
dc.titleOs tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do Amazonaseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEnsinopor
dc.subject.userGeografiapor
dc.subject.userEscola ribeirinhapor
dc.subject.userManauspor
dc.subject.userCareiro da Várzeapor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_TerezaSerudo_PPGEOG.pdf4.89 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.