???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9094
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, André Fabiano Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6936919290320188eng
dc.contributor.advisor1Souto, Eduardo James Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875301617975895eng
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Leandro Silva Galvão de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6049960144667044eng
dc.contributor.referee1Pio, José Luiz de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285eng
dc.contributor.referee2Rodrigues, Rosiane de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8358219976594707eng
dc.date.issued2021-04-22-
dc.identifier.citationPEREIRA, André Fabiano Santos. Previsão da evasão estudantil em disciplinas introdutórias de programação por meio de mineração de dados sociodemográficos. 2021. 81 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9094-
dc.description.resumoA evasão estudantil caracteriza-se como um processo de exclusão do ambiente educacional determinado por fatores motivacionais, estruturais, socioeconômicos, internos e externos às instituições de ensino. A evasão em disciplinas introdutórias de programação, conhecidas como CS1, constitui-se em um desafio frequentemente observado em cursos de ciências exatas e de engenharias. O objetivo deste trabalho é construir um modelo de previsão de evasão de estudantes em disciplinas CS1 destes cursos com uso de dados sociodemográficos, passível de aplicação ainda no início de cada período letivo. A metodologia aplicada foi baseada no processo de mineração de dados CRISP-DM (Cross-Industry Standard Processo of Data Mining), com adaptações ao ambiente educacional, para extração do conhecimento e construção do modelo preditivo de evasão baseada na dimensão sociodemográfica dos estudantes. Com o intuito de validar a metodologia proposta, foram realizados experimentos com dados de ex-estudantes de CS1 dos cursos de ciências exatas e de engenharias da Universidade Federal do Amazonas. A previsão de evasão de estudantes nessas turmas mostrou-se viável, sendo construído um modelo preditivo com uso do classificador AdaBoost facilmente adaptável, permitindo a condução de iniciativas institucionais e pedagógicas mais eficientes de combate à evasão estudantil.eng
dc.description.abstractStudent dropout is characterized as an exclusion process from educational environment determined by motivational, structural, socioeconomic factors, internal and external to educational institutions. Dropout occurrences in introductory computer programming classes, known as CS1, is a challenge often observed in courses in sciences and engineering. The present paper aims to build a student‘s predicting dropout model in CS1 classes of these courses with the use of sociodemographic data and suitable to the application of this model even at the beginning of each academic period. The applied methodology was based on the data mining process CRISP-DM (Cross Industry Standard Process of Data Mining), with adaptations to the educational environment, to extract knowledge and build the dropout predictive model using a student sociodemographic data dimension. In order to validate the proposed methodology, experiments were carried out with data from former students of CS1 from the science and engineering courses at UFAM. The prediction of dropout students in these classes proved to be feasible, being built a predictive model easily adaptable using the AdaBoost classifier, allowing the engagement of more efficient institutional and pedagogical initiatives to combat evasion in an attempt that this probability does not materialize.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/59652/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AndrePereira_PPGI.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Informáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEvasão universitáriapor
dc.subjectInformática - Estudo e ensinopor
dc.subjectMineração de dados (Computação)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOeng
dc.titlePrevisão da evasão estudantil em disciplinas introdutórias de programação por meio de mineração de dados sociodemográficoseng
dc.title.alternativeStudent dropout prediction in introductory computer programming classes through sociodemograph data miningeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userPrevisão de evasãopor
dc.subject.userEvasão estudantilpor
dc.subject.userIntrodução à programaçãopor
dc.subject.userMineração de dados educacionaispor
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AndrePereira_PPGI.pdf3.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons