???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Ana Lucia Cavalcante dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3645834905181605eng
dc.contributor.advisor1Soares, Artemis de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0487210816377783eng
dc.contributor.referee1Soares, Artemis de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0487210816377783eng
dc.contributor.referee2Ramos, Evandro Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0764449120814936eng
dc.contributor.referee3Wolkoff, Gisele Giandoni-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4530644741441254eng
dc.contributor.referee4Scherer, Elenise Faria-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9963969899295818eng
dc.contributor.referee5Barros, Roney Augusto Vasconcelos-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5930675218892371eng
dc.date.issued34-12-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Lucia Cavalcante dos. Corpo, cultura e poder: as várias representações da cunhã poranga do festival folclórico de Parintins.2022. 138 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9125-
dc.description.resumoEsta dissertação centra-se no estudo sobre as várias representações do corpo da cunhã-poranga do festival de Parintins, ampliando os estudos sobre o corpo por meio das imagens históricas e do estudo da representação do corpo feminino e, onde usamos para a análise a fala das mulheres participantes. Pretende-se revelar o lugar dessas falas, as razões das mudanças ocorridas em seus corpos para a criação da personagem, buscando analisar também a condição de empoderamento das mulheres. Metodologicamente, nos embasamos na fenomenologia, pelo discurso mediado pela análise de vivência nos episódios deste fenômeno sociocultural. O cenário é o Festival Folclórico de Parintins, evento que despertou interesse de muitos pesquisadores que teorizaram sobre o fenômeno festivo chamado de boi-bumbá. Em nosso estudo, buscamos abranger as categorias corpo, cultura e poder desdobrando-os para as imbricações do poder no corpo da menina /mulher que interpreta através da dança a personagem Cunhã-Poranga. Temos como referência a categoria corpo em Le Breton (2007, p.7), onde “O corpo é um vetor semântico moldado pelo contexto social e cultural”, dado por efeito do resultado da complexidade também discutida por Edgar Morin (2015), cuja teoria permite revelar a relação entre o mundo e o sujeito por sua interação social e cultural. Em conclusão, percebemos que existe uma trajetória revelada por elas nas entrevistas, quando dizem que precisam pertencer a algum grupo de dança, aceitar convites para dançar em apresentações abertas para turistas, expondo o corpo feminino em dança exótica, pontos que acreditam ser importantes e que desta maneira demonstre competência para serem convidadas a defender o item 09, ou seja, viver a personagem Cunhã-Poranga no Festival. Neste sentido, percebemos que elas aceitam o disciplinamento do seu corpo em nome da admiração e predileção do boi, e assumem as transformações corporais para melhor compor a personagem, com isso se submetendo às exigências da organização do festival. Concluímos também, que existe nas entrelinhas do regulamento, uma relação sociopolítica de poder invisível, o que para Bourdieu é o poder simbólico, aquele que é vivido por quem aceita ser dominado, forma de poder que gera violência simbólica pois perpassa por vários sentimentos pertencentes à complexidade humana. Este trabalho nos levou ao alcance dos objetivos propostos, pois mapeamos a trajetória do corpo feminino da Cunhã-Poranga historicamente. Revelamos por meio de suas falas seu fazer como cultura, o seu lugar ocupado na festa e as engrenagens do poder que fazem movimentar e manter a festa dos bois.eng
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the study of the various representations of the body of the cunhã-poranga of the Parintins festival, expanding studies on the body through historical images and the study of the representation of the female body in addition to the analysis of women's speech participants. It is intended to reveal the place of these lines, the reasons for the changes that occurred in their bodies for the creation of the character, also seeking to analyze the condition of women's empowerment. Methodologically, we base ourselves on phenomenology, discourse mediated by the analysis of experience in the episodes of this sociocultural phenomenon. O scenario is the Festival Folclórico de Parintins, an event that aroused the interest of many researchers who theorized about the festive phenomenon called boi-bumbá. In our study, we seek to encompass the categories body, culture and power, unfolding it to the imbrications of power in the body of the girl/woman who interprets through dance the character Cunhã-Poranga. We refer to the body category in Le Breton (2007, p.7), where “The body is a semantic vector shaped by the social and cultural context”, given by the effect of the result of complexity also discussed by Edgar Morin (2015), whose theory allows revealing the relationship between the world and the subject through their social and cultural interaction. In conclusion, we realized that there is a trajectory revealed by them in the interviews, when they say they need to belong to a dance group, accept invitations to dance in presentations open to tourists, exposing the female body in exotic dance, that they believe to be important and that in this way demonstrate competence to be invited to defend item 09, that is, to live the character Cunhã-Poranga at the Festival.In this sense, we perceive that they accept the disciplining of their body in the name of admiration and predilection of the ox, and assume the corporal transformations to better compose the character, thereby submitting to the demands of the festival's organization. we conclude also, that there is between the lines of the regulation, a socio-political relationship of power invisible, which for Bourdieu is symbolic power, that which is lived by those who accept to be dominated, a form of power that generates symbolic violence as it permeates various feelings belonging to human complexity. This work led us to reach the objectives proposed, as we mapped the trajectory of the female body of Cunhã-Poranga historically. We reveal through their speeches their doing as a culture, their place at the party and the gears of power that move and maintain the festival of the oxen.eng
dc.description.sponsorshipCapes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/59932/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AnaSantos_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subject.cnpqantropologia, sociologia, Arteeng
dc.titleCorpo, cultura e poder: as várias representações da cunhã poranga do festival folclórico de Parintinseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.infonãoeng
dc.contributor.advisor1orcid0487210816377783eng
dc.creator.orcid3645834905181605eng
dc.contributor.referee1orcid0487210816377783eng
dc.contributor.referee2orcid0764449120814936eng
dc.contributor.referee3orcid4530644741441254eng
dc.contributor.referee4orcid9963969899295818eng
dc.contributor.referee5orcid5930675218892371eng
dc.subject.userCunhã Poranga; Feminino; Corpo; Festival; Culturapor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AnaSantos_PPGSCA.pdf1.87 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons