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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9362
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Indicadores de alfabetização científica no letramento midiático em química no contexto do novo ensino médio |
???metadata.dc.creator???: | Aguiar, Cenaar Klippel |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Antunes, Ettore Paredes |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Souza, Gahelyka Aghta Pantano de |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Souza, Renato Henriques de |
???metadata.dc.description.resumo???: | A alfabetização é mais que o simples domínio cognitivo e mecânico de técnicas de escrever e ler. É o domínio destas técnicas em termos conscientes, implica que a autoformação possa resultar em uma postura interferente do homem sobre seu contexto. Acredita-se que para evitar aspectos negativos da cultura científica tem que saber interagir de maneira consciente e cidadã, é necessário desenvolver o chamado letramento midiático. Essa alfabetização permite conhecer e diferenciar a multiplicidade de mídias, além de ajudar a analisar, interpretar, produzir e compartilhar seus conteúdos. O novo ensino médio apresenta diversas mudanças para os professores, para os estudantes e para a escola. Uma delas é em relação ao currículo, que passou a ser organizado por competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o presente estudo teve o objetivo de compreender como o letramento midiático pode promover a alfabetização científica (AC) a partir do Ensino da Química com alunos do novo ensino médio na cidade de Manaus. Considerando-se tal abordagem especificamente direcionada ao letramento midiático no novo ensino médio, destaca-se a importância de ser alfabetizado cientificamente no mundo contemporâneo, onde diariamente se recebe uma enxurrada de informações. O estudante precisa utilizar dos conceitos científicos para integrar valores, e saber-fazer por tomar decisões responsáveis, pensando nos motivos socioeconômicos, culturais, cívicos e práticos. Com isso, é necessário contribuições para o (re)desenho de práticas e projetos mais plurais e capazes de fomentar a (re)construção de novos modelos de ensino. A proposta desenvolvida teve por alvo, não somente destacar conceitos sobre a temática levantada, mas também, por meio de ensino investigativo, desenvolver habilidades cognitivas, elaboração de hipóteses e conclusões, durante a elaboração do podcast, contribuindo para a construção do conhecimento pelos alunos e para a promoção da Alfabetização Científica. Portanto o trabalho com mídia, especialmente utilizando a mídia podcast, no contexto do novo ensino possibilita a promoção da alfabetização científica, de maneira articulada ao uso dos conhecimentos químicos presente no dia a dia dos alunos, de forma que elesse tornem um instrumento de verificação da aquisição de conhecimentos e averiguação da sua ocorrência segundo os indicadores de Alfabetização Científica. |
Abstract: | A alfabetização é mais que o simples domínio cognitivo e mecânico de técnicas de escrever e ler. É o domínio destas técnicas em termos conscientes, implica que a autoformação possa resultar em uma postura interferente do homem sobre seu contexto. Acredita-se que para evitar aspectos negativos da cultura científica tem que saber interagir de maneira consciente e cidadã, é necessário desenvolver o chamado letramento midiático. Essa alfabetização permite conhecer e diferenciar a multiplicidade de mídias, além de ajudar a analisar, interpretar, produzir e compartilhar seus conteúdos. O novo ensino médio apresenta diversas mudanças para os professores, para os estudantes e para a escola. Uma delas é em relação ao currículo, que passou a ser organizado por competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o presente estudo teve o objetivo de compreender como o letramento midiático pode promover a alfabetização científica (AC) a partir do Ensino da Química com alunos do novo ensino médio na cidade de Manaus. Considerando-se tal abordagem especificamente direcionada ao letramento midiático no novo ensino médio, destaca-se a importância de ser alfabetizado cientificamente no mundo contemporâneo, onde diariamente se recebe uma enxurrada de informações. O estudante precisa utilizar dos conceitos científicos para integrar valores, e saber-fazer por tomar decisões responsáveis, pensando nos motivos socioeconômicos, culturais, cívicos e práticos. Com isso, é necessário contribuições para o (re)desenho de práticas e projetos mais plurais e capazes de fomentar a (re)construção de novos modelos de ensino. A proposta desenvolvida teve por alvo, não somente destacar conceitos sobre a temática levantada, mas também, por meio de ensino investigativo, desenvolver habilidades cognitivas, elaboração de hipóteses e conclusões, durante a elaboração do podcast, contribuindo para a construção do conhecimento pelos alunos e para a promoção da Alfabetização Científica. Portanto o trabalho com mídia, especialmente utilizando a mídia podcast, no contexto do novo ensino possibilita a promoção da alfabetização científica, de maneira articulada ao uso dos conhecimentos químicos presente no dia a dia dos alunos, de forma que elesse tornem um instrumento de verificação da aquisição de conhecimentos e averiguação da sua ocorrência segundo os indicadores de Alfabetização Científica. |
Keywords: | Química (Ensino médio) Química - Estudo e ensino (Ensino médio) |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
???metadata.dc.subject.user???: | Mídia-educação Fake News Podcast |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Ciências Exatas |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Química |
Citation: | AGUIAR, Cenaar Klippel. Indicadores de alfabetização científica no letramento midiático em química no contexto do novo ensino médio. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9362 |
Issue Date: | 24-Feb-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Química |
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Dissertação_CenaarAguiar_PPGQ | 2.72 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
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