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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Investigação da qualidade motivacional de estudantes em cursos de Licenciatura em Química
???metadata.dc.creator???: Santana Júnior, João Bosco Paulain 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Farias, Sidilene Aquino de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Renato Henriques de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Bettina Steren dos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Souza, Katiuscia dos Santos de
???metadata.dc.contributor.referee4???: Kasseboehmer, Ana Cláudia
???metadata.dc.description.resumo???: Neste estudo, buscamos avaliar a condição motivacional e satisfação das necessidades psicológicas (NPB) de licenciandos em Química de Manaus e os fatores contextuais que estavam influenciando nesses processos. Além disso, verificamos a representatividade dos aspectos motivacionais nas políticas de formação de professores, com ênfase no campo químico. Para tanto, consideramos a Teoria da Autodeterminação, que pressupõe a qualidade autônoma da motivação como resultado da interação equilibrada entre as demandas internas do sujeito e o contexto em que está inserido, provendo bem-estar, interesse e melhor desempenho acadêmico. A motivação apresenta-se como um fator psicológico que leva o indivíduo a agir e permanecer nesse movimento, influenciando na qualidade do seu envolvimento com as atividades. Atrelados a isso, pautamos o estudo na abordagem mista de pesquisa, empregando a Análise Documental das Diretrizes de Formação de Professores (DCNs) e Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Química (PPCs) de duas instituições públicas superiores de Manaus, aplicando um questionário com licenciandos em Química e realizando entrevistas com docentes e discentes nas referidas instituições. Na coleta de dados, administramos o questionário com 58 discentes e as entrevistas semiestruturadas com 5 discentes e 7 docentes. Para analisar os dados quantitativos, provenientes do questionário, empregamos estatística descritiva e inferencial. No tocante aos dados qualitativos, derivados dos documentos e entrevistas, realizamos Análise Textual Discursiva. Os resultados da Análise Documental indicaram uma boa representatividade dos aspectos motivacionais nas DCNs de 2019 e carências nas DCNs de formação de professores de Química de 2001. Nos PPCs, houve carência de políticas socioemocionais e motivacionais explícitas. Sobre a motivação dos licenciandos, evidenciamos um perfil prevalente à motivação extrínseca por regulação introjetada, um tipo de motivação controlada e pouco favorável às ações volitivas. Na satisfação das NPB, os resultados mostraram uma boa percepção de competência e pertencimento dos licenciandos em relação aos colegas e professores, porém, um significativo senso de controle. Como principal fator que corroborou esse sentimento de controle, encontramos as propostas didático-metodológicas dos professores, que na visão dos licenciandos, estimulava a passividade e obrigatoriedade. Sobre as percepções e ações promotoras da motivação dos professores, percebemos pouco conhecimento teórico e operacional do construto, havendo maior preocupação com as dimensões cognitivas em detrimento das psicológicas e emocionais. Também ficou evidente o emprego de ações metodológicas voltadas majoritariamente ao tradicional, especialmente nos discursos daqueles que ministravam componentes curriculares de Química. Esse resultado auxilia na compreensão da alta percepção de controle encontrada nas respostas dos licenciandos. Entre as contribuições do estudo, estão a importância de se desenvolver políticas que tratem deliberadamente a formação emocional e motivacional, a influência das NPB na condição motivacional dos licenciandos e, consequentemente, na maneira como eles enxergam o curso, a profissão e se envolvem com a formação, e a necessidade de formadores mais conscientes e preocupados em desenvolver ambientes que nutram as demandas motivacionais, criando espaços de ensino e aprendizagem motivadores. Esses espaços devem auxiliar os licenciandos em Química na construção de propostas metodológicas significativas e dinâmicas no exercício da carreira, não apenas como resultado da aquisição de habilidades teóricas, mais também de suas próprias experiências práticas.
Abstract: In this study, we sought to assess the motivational condition and satisfaction of the psychological needs (NPB) of chemistry graduates in Manaus and the contextual factors that were influencing these processes. In addition, we verified the representativeness of motivational aspects in teacher training policies, with emphasis on the chemical field. For that, we consider the Theory of Self-Determination, which assumes the autonomous quality of motivation as a result of the balanced interaction between the subject's internal demands and the context in which he is inserted, providing well-being, interest and better academic performance. Motivation is presented as a psychological factor that leads the individual to act and remain in this movement, influencing the quality of their involvement with activities. Linked to this, we guided the study in the mixed approach of research, using the Documental Analysis of the Guidelines of Teacher Formation (DCNs) and Pedagogical Projects of the Degree Courses in Chemistry (PPCs) of two superior public institutions of Manaus, applying a questionnaire with undergraduate students in Chemistry and conducting interviews with professors and students in the mentioned institutions. In data collection, we administered the questionnaire with 58 students and semi-structured interviews with 5 students and 7 professors. To analyze the quantitative data from the questionnaire, we used descriptive and inferential statistics. With regard to qualitative data, derived from documents and interviews, we performed Discursive Textual Analysis. The results of the Document Analysis indicated a good representation of the motivational aspects in the 2019 DCNs and deficiencies in the 2001 Chemistry Teacher Training DCNs. In the PPCs, there was a lack of explicit socio-emotional and motivational policies. Regarding the motivation of undergraduates, we evidenced a prevalent profile of extrinsic motivation due to introjected regulation, a type of controlled motivation that is unfavorable to volitional actions. In the satisfaction of the NPB, the results showed a good perception of competence and belonging of the undergraduates in relation to their colleagues and teachers, however, a significant sense of control. As the main factor that corroborated this feeling of control, we found the teachers' didactic-methodological proposals, which, in the view of the undergraduates, stimulated passivity and obligation. Regarding the perceptions and actions that promote teachers' motivation, we noticed little theoretical and operational knowledge of the construct, with greater concern with the cognitive dimensions to the detriment of the psychological and emotional ones. It was also evident the use of methodological actions aimed mostly at the traditional, especially in the speeches of those who taught curricular components of Chemistry. This result helps to understand the high perception of control found in the undergraduate students' responses. Among the contributions of the study are the importance of developing policies that deliberately deal with emotional and motivational training, the influence of NPB on the motivational condition of undergraduates and, consequently, on the way they see the course, the profession and get involved with the training, and the need for more aware trainers concerned with developing environments that nurture motivational demands, creating motivating teaching and learning spaces. These spaces should help Chemistry graduates to build meaningful and dynamic methodological proposals in their careers, not only as a result of acquiring theoretical skills, but also from their own practical experiences.
Keywords: Motivação na educação
Autodeterminação (Educação)
Student self-government
Professores de química - Formação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA:QUIMICA
???metadata.dc.subject.user???: Motivação
Teoria da Autodeterminação
Formação de professores de Química
Ensino
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Química
Citation: SANTANA JÚNIOR, João Bosco Paulain. Investigação da qualidade motivacional de estudantes em cursos de Licenciatura em Química. 2023. 165 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9401
Issue Date: 1-Mar-2023
Appears in Collections:Doutorado em Química

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