???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBezerra, Franklin de Castro-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2198012751323510eng
dc.contributor.advisor1Souza, Katiuscia dos Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5474421431483167eng
dc.contributor.referee1Novais, Alisson Meza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4089633496183732eng
dc.contributor.referee2Mesquita, Denny William de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6153907026219832eng
dc.date.issued2023-04-12-
dc.identifier.citationBEZERRA, Franklin de Castro. Aprendizagem significativa de funções orgânicas utilizando plantas medicinais como organizador prévio. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9473-
dc.description.resumoA investigação tem como fundamentação a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a qual enfatiza que os conhecimentos prévios dos estudantes servem como ancoragem para novas informações no processo de ensino-aprendizagem, dessa forma, ao utilizar o conhecimento popular acerca das plantas medicinais e utilizar a temática como um organizador prévio, objetivou-se trabalhar os conhecimentos científicos, promovendo a assimilação das funções orgânicas e classificação das cadeias carbônicas de forma significativa. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia da pesquisa participante, cujos instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionário, rodas de conversa, mapas conceituais e elaboração textual, com os resultados avaliados de forma descritiva e por análise de conteúdo. Como resultado, os conhecimentos prévios identificados em relação às plantas medicinais ficaram restritos a poucas plantas, de cunho mais popular e sem percepção de relação com a química. No que concerne aos conhecimentos químicos há lacunas sobre os átomos, moléculas, ligações químicas e elementos químicos. No desenvolvimento da sequência didática, os estudantes apresentaram indícios de aprendizagem significava ao melhorarem a argumentação científica, apresentando conceitos mais elaborados e senso crítico, conseguiram estabelecer relações com a química e classificar as cadeias carbônicas e funções orgânicas, ainda que de maneira pouco aprofundada, nas estruturas das substâncias químicas isoladas de plantas medicinais.eng
dc.description.abstractThe investigation is based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning, which emphasizes that students' prior knowledge serves as an anchor for new information in the teaching-learning process, thus, by using popular knowledge about medicinal plants and using the thematic as a previous organizer, the aim was to work on scientific knowledge, promoting the assimilation of organic functions and classification of carbon chains in a meaningful way. The research has a qualitative approach, using the methodology of participant research, whose data collection instruments used were a questionnaire, conversation wheels, conceptual maps and textual elaboration, with the results evaluated descriptively and by content analysis. As a result, the prior knowledge identified in relation to medicinal plants was restricted to a few plants, of a more popular nature and with no perception of relationship with chemistry. With regard to chemical knowledge, there are gaps about atoms, molecules, chemical bonds and chemical elements. In the development of the didactic sequence, the students showed signs of meaningful learning by improving their scientific argumentation, presenting more elaborate concepts and a critical sense, managing to establish relationships with chemistry and classify carbon chains and organic functions, albeit in a little depth, in the structures of chemical substances isolated from medicinal plants.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/66738/DISS_FranklinBezerra_PPGQ.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectPlantas medicinais - análisepor
dc.subjectPlantas - Análisepor
dc.subjectMatéria médica vegetalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAeng
dc.titleAprendizagem significativa de funções orgânicas utilizando plantas medicinais como organizador prévioeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9837-9335eng
dc.subject.userEnsinopor
dc.subject.userQuímica Orgânicapor
dc.subject.userPlantas Medicinaispor
dc.subject.userOrganizador Préviopor
Appears in Collections:Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_FranklinBezerra_PPGQ.pdf1.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.