???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCaldas, Fabiana Botelho-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7835651666462700eng
dc.contributor.advisor1Souza, Ronaldo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331509597576564eng
dc.contributor.referee1Ribeiro, Iolete da Silva-
dc.contributor.referee2Mata, Alba Cristhiane Santana da-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationCALDAS, Fabiana Botelho. Saúde mental e subjetividade de trabalhadores-estudantes, membros de empresa júnior, durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. 2023. 96 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9620-
dc.description.resumoO trabalho é um indicador social relevante na caracterização dos jovens universitários e na formação da sua subjetividade. Ser trabalhador-estudante significa ser atravessado por múltiplos desafios político-econômicos e socioambientais. Estes trabalhadores-estudantes empenham-se para neutralizar seus déficits, suas condições desiguais de existência e oportunidade. A universidade é vista por estes indivíduos como uma oportunidade de uma formação profissional na expectativa de aumentar suas chances de competição no mercado de trabalho e melhorar suas condições de vida. Dentro contexto universitário surgem as Empresas Juniores, organizações sem fins lucrativos que visam propiciar aos estudantes a oportunidade de aplicar e aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos durante seu curso, que são extremamente atrativas pois são percebidas pelos universitários como diferenciais para a carreira profissional. Todas essas dinâmicas tornam-se únicas devido ao fenômeno ímpar que surge no ano de 2020: a pandemia da Covid-19 que impôs medidas sanitárias de distanciamento e isolamento social que modificaram repentinamente o funcionamento de universidades e suas atividades laborais. Dentro desta conjuntura, trabalhadores-estudantes que participam de empresa juniores empenham-se em cumprir estes diversos papéis em nome de êxito profissional a ser colhido no futuro e aceitam a sobrecarga enquanto normal para a situação em que vivem sacrificando muitas coisas em prol deste objetivo. Mas qual o efeito deste tipo de dinâmica na formação de sua subjetividade e os impactos em sua saúde mental? Deste modo o objetivo do estudo é caracterizar os processos que constituem a subjetividade e a saúde mental de trabalhadores-estudantes universitários, membros da Empresa Júnior, durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. Para isto, realizou-se uma investigação descritiva de corte transversal, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 participantes através de plataforma online onde os pesquisados foram das regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste do país, todos estudantes universitários de Universidades Públicas. Para a análise dos dados utilizou-se o Software IRAMUTEQUE. Os resultados apontaram que Empresas Juniores demonstram-se satisfatórias para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais o que favorece a entrada destes universitários no mercado de trabalho de sua área de atuação sendo inclusive um diferencial importante em alguns processos seletivos, também é vista como um importante formador dos processos subjetivos destes universitários ao fato que ocupam um lugar de muito destaque em suas vistas e contribuem substancialmente para sua visão de mundo. Outro fator relevante é quanto a nova dinâmica desencadeada pela pandemia acabou gerando uma nova forma na distribuição de tempo agora mais flexível, por conta das atividades remotas, que ora são vistas como positivas, ora são percebidas como difícil de gerir. Conclui-se que os fatores de sofrimento dos estudantes pesquisados tem uma grande relação com a nova dinâmica que o a pandemia trouxe como o afastamento social, a necessidade de mudanças significativas na rotinas e desenvolvimento das atividades estudantis e laborais o que gerou cargas horárias exaustivas e o excesso de atividade, porém este sofrimento é visto pelos participantes como um sacrifício necessário e que precisa ser superado para se obter sucesso profissional, no entanto tem um impacto substancial na saúde mental destes trabalhadores-estudantes.eng
dc.description.abstractWork is a relevant social indicator in the characterization of university students and in the formation of their subjectivity. Being a student-worker means facing multiple political, economic and socio-environmental challenges. These student workers strive to neutralize their deficits, their unequal conditions of existence and opportunities. The university is seen by these individuals as an opportunity for professional training in the expectation of increasing their chances of competition in the labor market and improving their living conditions. Within the university context, Junior Companies emerge, non-profit organizations that aim to provide students with the opportunity to apply and improve the theoretical knowledge acquired during their course, which are extremely attractive because they are perceived by university students as differentials for their professional career. All these dynamics become unique due to the unique phenomenon that appears in the year 2020: the Covid-19 pandemic that imposed health measures of distancing and social isolation that suddenly changed the functioning of universities and their work activities. Within this context, student workers who participate in junior companies commit themselves to fulfilling these different roles in the name of professional success to be reaped in the future and accept the overload as normal for the situation in which they live, sacrificing many things in favor of this objective. But what is the effect of this type of dynamic on the formation of their subjectivity and the impacts on their mental health? Thus, the objective of the study is to characterize the processes that constitute the subjectivity and mental health of university student workers, members of the Junior Company, during the COVID-19 pandemic in Brazil. For this, a descriptive cross-sectional investigation was carried out, with a qualitative approach. Semi-structured interviews were carried out with 13 participants through an online platform where the respondents were from the north, northeast, midwest and southeast regions of the country, all university students from Public Universities. For data analysis, the IRAMUTEQUE Software was used. The results showed that Junior Enterprises are satisfactory for the development of technical and behavioral skills, which favors the entry of these university students into the labor market in their area of activity, including being an important differential in some selection processes, it is also seen as an important trainer of the subjective processes of these university students to the fact that they occupy a very prominent place in their views and contribute substantially to their worldview. Another relevant factor is how much the new dynamics triggered by the pandemic ended up generating a new way of distributing time that is now more flexible, due to remote activities, which are sometimes seen as positive, sometimes are perceived as difficult to manage. It is concluded that the suffering factors of the students surveyed have a great relationship with the new dynamics that the pandemic brought, such as social distancing, the need for significant changes in routines and the development of student and work activities, which generated exhausting workloads and the excessive activity, but this suffering is seen by the participants as a necessary sacrifice that needs to be overcome in order to obtain professional success, however it has a substantial impact on the mental health of these student workers.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/68284/DISS_FabianaCaldas_PPGPSI.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectCOVID-19 (Doença) - Saúde mentalpor
dc.subjectCOVID-19 (Doença) - Aspectos psicológicospor
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos psicológicospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIAeng
dc.titleSaúde mental e subjetividade de trabalhadores-estudantes, membros de empresa júnior, durante a pandemia da Covid-19 no Brasileng
dc.title.alternativeMental health and subjectivity of student workers junior company members during the Covid-19 pandemic in Brazileng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4349-2688eng
dc.creator.orcid0000-0002-4181-5500eng
dc.subject.userTrabalhador-estudantepor
dc.subject.userUniversitáriopor
dc.subject.userEmpresa júniorpor
dc.subject.userSaúde mentalpor
dc.subject.userCovid-19por
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_FabianaCaldas_PPGPSI.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons