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dc.creatorAndrade, Bruna Raphaela Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8917673791071541eng
dc.contributor.advisor1Ruschival, Claudete Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519609681547559eng
dc.contributor.referee1Lima, Gean Flávio de Araújo-
dc.contributor.referee2Teixeira, Narle Silva-
dc.date.issued2023-08-07-
dc.identifier.citationANDRADE, Bruna Raphaela Ferreira de. ABC Letrar: concept design de aplicativo para educação de crianças nas fases de alfabetização e letramento. 2023. 298 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9673-
dc.description.resumoO uso da gamificação tem sido discutido no meio educacional sobretudo com a prática do ensino remoto, intensificada com o contexto pandêmico da Covid-19. Assim, esta pesquisa disserta sobre temas das áreas do Ensino Básico, das Metodologias Ativas, da Tecnologia da Gamificação e do Design de Interação; tendo como objeto de estudo as plataformas e aplicativos gamificados utilizados no processo de alfabetização e letramento de crianças. Pretende-se com esta pesquisa, desenvolver um aplicativo com o uso da gamificação para auxiliar o ensino de crianças nas fases de alfabetização e letramento. Contudo, para alcançar este objetivo com êxito, foram realizadas revisões da literatura sobre as áreas em questão, além do uso da metodologia do Design Thinking, e de outras ferramentas do design. Tem-se como resultado que a ferramenta desenvolvida é uma forte aliada ao ensino de crianças nas fases de alfabetização e letramento, sobretudo no ensino e aprendizagem do desenho das letras e das famílias silábicas.eng
dc.description.abstractThe use of gamification has been discussed in the educational environment, especially with the practice of remote teaching, intensified with the pandemic context of Covid-19. Thus, this research discusses topics in the areas of Basic Education, Active Methodologies, Gamification Technology and Interaction Design; having as object of study the gamified applications used in the literacy and literacy process of children. The aim of this research is to develop an application using gamification to assist the teaching of children in the literacy and literacy phases. However, to successfully achieve this objective, literature reviews were carried out on the areas in question, in addition to the use of the Design Thinking methodology, and design tools. As a result, the developed tool is a strong ally for the teaching of children in the literacy and literacy stages, mainly in the teaching and learning of drawing letters and syllabic families.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/68659/DISS_BrunaAndrade_PPGD.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Designeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectDesenho industrialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIALeng
dc.titleABC Letrar: concept design de aplicativo para educação de crianças nas fases de alfabetização e letramentoeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5686-3209eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6354-1478eng
dc.subject.userEducação Básicapor
dc.subject.userMetodologias Ativaspor
dc.subject.userTecnologia da Gamificaçãopor
dc.subject.userDesign de Interaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Design

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