???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9674
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Francisco Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7966591114598836eng
dc.contributor.advisor1Ramos, Evandro de Morais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0764449120814936eng
dc.contributor.referee1Justamand, Michel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7981122122060818eng
dc.contributor.referee2Lopes, Valter Frank de Mesquita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1565384722921188eng
dc.contributor.referee3Ribeiro, Odenei de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3632397138574065eng
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Pereira da. Alfabetismo visual um fruir sobre a cultura amazônica: uma experiência de ensino e aprendizado na Escola Estadual - CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9674-
dc.description.resumoA pesquisa Alfabetismo Visual, um Fruir sobre a Cultura Amazônica: uma experiência de ensino aprendizado na escola estadual — CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima, localizada na cidade Coari/AM. Apresenta análise sobre os alunos consumo de imagens digitais deles. Para compreendermos o processo que se evidencia no contexto sociocultural da Escola Estadual CETI, evidenciamos a relação, sobre a teoria de Plaza e Tavares – na qual a poética se relaciona às imagens digitais envolvendo o emissor e receptor. Também, o prisma da teoria de Beiguelma, sobre o estatuto da imagem no mundo contemporâneo e sua relação com o regime de vigilância e como relacionar a alfabetização visual, a cultura amazônica e a realidade onde os alunos vivem. A pesquisa objetiva compreender a relação entre alfabetismo visual, cultura amazônica e a realidade dos alunos que frequentam a escola. Para alcançar os objetivos, foram realizados: questionário semiaberto e observações in lócus, a fim de identificar como os alunos veem a cultura amazônica através de um olhar fruidor e como ela influencia seu consumo de imagens digitais. Os resultados apontaram que os alunos, em sua maioria, não reconhecem a importância sociocultural coariense, pois, em suas vidas diárias o contato com as imagens consegue afetar o processo cognitivo. A partir disso, foi possível inferir que o alfabetismo visual é fundamental para ambiente educacional, alguns problemas de reconhecimento cultural dos alunos estão diretamente relacionados ao seu consumo de imagens, pois eles passam muito tempo diante de imagens no ciberespaço. A metodologia da pesquisa é constituída do método pesquisa-ação com abordagem qualitativa, no qual foram realizados observações e questionário. Como resultado, concluiu-se que a cultura audiovisual influencia a cultural coariense e o quanto a alfabetização visual influencia significativamente o ensino e aprendizado dos alunos da Escola Estadual CETI, pois desenvolvem habilidades e competências de consumo de imagens de forma significativa.eng
dc.description.abstractThe research Visual Literacy, a Fruition about the Amazonian Culture: a teaching experience in the state school — CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima, located in the city of Coari/AM. It presents an analysis of students and their consumption of electronic/digital images. In order to understand this process, which is evident in the sociocultural context of the CETI State School, we will highlight the relationship, based on Plaza and Tavares' theory – in which poetics relates to digital images involving the sender and receiver. Also on the prism of Beiguelma's theory, on the status of the image in the contemporary world and its relationship with the surveillance regime and how to relate visual literacy, the Amazonian culture and the reality where students live. The research aims to understand the relationship between visual literacy, Amazonian culture and the reality of students who attend school. To achieve the objectives, semi-open interaction and observation were carried out with the students, in order to identify how they see the Amazonian culture through a fruitful look and how it influences their consumption of electronic/digital images. The results showed that the students, for the most part, do not recognize the sociocultural importance of Coari because in their lives they kept in touch with the images that can affect the cognitive process. From this, it was possible to infer that visual literacy is fundamental for the educational environment, some problems of cultural recognition of students are directly related to their consumption of images, as they spend a lot of time in front of images in cyberspace. The research methodology is guided by a case study with a qualitative approach, in which observations and sessions were carried out. As a result, it was concluded that the audiovisual culture influences the culture of Coari and how much visual literacy significantly influences the teaching and learning of the students of the State School CETI, as they develop skills and competences of image consumption in a significant way.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/68667/DISS_FranciscoPereira_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectArte - Estudo e ensinopor
dc.subjectAlfabetização Visual - Coari (AM)por
dc.subjectImagens digitais - Amazôniapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleAlfabetismo visual um fruir sobre a cultura amazônica: uma experiência de ensino e aprendizado na Escola Estadual - CETI Professor Manuel Vicente Ferreira limaeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6944-5890eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8692-245Xeng
dc.subject.userAlfabetização Visualpor
dc.subject.userCultura amazônicapor
dc.subject.userImagens Digitaispor
dc.subject.userEnsino e Aprendizado de Artespor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_FranciscoPereira_PPGSCA.pdf5.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons