???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9681
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro neto, Francisco Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1196195084619828eng
dc.contributor.advisor1Gil, Gilson Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2842078809009786eng
dc.contributor.referee1Carvalho, Marcelo Bastos Seráfico de Assis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1769574180904173eng
dc.contributor.referee2Ferreira, Lúcia Marina Puga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7019435613626489eng
dc.date.issued2021-09-03-
dc.identifier.citationRIBEIRO NETO, Francisco Moreira. Nas entrelinhas da imagem: a Sociologia, o Cinema, o Amor e a Nudez nos filmes Magic Mike e Showgirls. 2021. 73 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9681-
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado em Sociologia chama-se “Nas entrelinhas da imagem. A Sociologia, o cinema, o amor e a nudez nos filmes Magic Mike e Showgirls”. Ela tem como objetivo analisar de que forma as convenções cinematográficas, alinhadas às relações morais, de gênero e sexualidade, são reproduzidas no cinema atual, tendo como campo de pesquisa os filmes Magic Mike (2012) e Showgirls (1996). Para tanto, a metodologia realizada nessa pesquisa consistiu na seleção de dois filmes, na observação do que se diferenciava e se repetia nesses filmes, na análise das falas entre os personagens e no uso das imagens e dos diálogos no decorrer da dissertação. Além disso, foram usados diferentes autores e autoras para ajudar na compreensão dos temas selecionados nessa pesquisa como Heinich (2008) e Le Breton (2012) sobre sociologia da arte e sociologia do corpo, Carrière (2015) e Louro (2008) sobre linguagem cinematográfica e sexualidade no cinema, Alcântara (2013) e Rossi (2013) sobre o amor no cinema, assim como Keesey & Ducan (2005) e Paley (2001) sobre a nudez no cinema, entre outros. Como resultado dessa pesquisa, constatou-se que a origem do cinema e as suas transformações, enquanto um tipo de arte especifica (corte, montagem e linguagem cinematográfica) trouxe consigo normas sociais (morais, de gênero esexualidade, principalmente com a implementação do código Hays) para realizar um filme, que ainda hoje, em maior ou menor grau, influenciam a forma de fazer cinema (especificamente o hollywoodiano) como se analisou nas relações amorosas do filme Magic Mike, que contrasta a busca por prazer sexual dos personagens versus a busca implícita por romance e casamento, ou também na forma como a nudez feminina é explicitada no filme Showgirls versus a dissimulação da nudez masculina em Magic Mike. Isso demonstra como essas normas sociais ainda influenciam o cinema atual.eng
dc.description.abstractThis master's research in Sociology is called “Between the lines of the image. Sociology, cinema, love and nudity in the movies Magic Mike and Showgirls”. It aims to analyze how cinematographic conventions aligned with moral, gender and sexual relations are reproduced in current cinema, having as research field the films Magic Mike (2012) and Showgirls (1996). Therefore, the methodology used in this research consisted of the selection of two films, the observation of what was different and repeated in these films, the analysis of the lines between the characters and the use of images and dialogues throughout the dissertation. In addition, different authors and authors were used to help understand the themes selected in this research, such as Heinich (2008) and Le Breton (2012) on sociology of art and sociology of the body, Carrière (2015) and Louro (2008) on cinematographic language and sexuality in cinema, Alcântara (2013) and Rossi (2013) on love in cinema, as well as Keesey & Ducan (2005) and Paley (2001) on nudity in cinema, among others.As a result of this research, it was found that the origin of cinema and its transformations as a specific art (cutting, editing and cinematographic language) brought social norms (morals, gender and sexuality, mainly with the implementation of the Hays code) to making a film, which even today, to a greater or lesser degree, influences the way of making cinema (specifically Hollywoodin this research) as analyzed in the love relationships of the movie Magic Mike, which contrasts thecharacters' quest for sexual pleasure versus the quest implicit by romance and marriage, in other words, in the way female nudity is explicit in Showgirls versus the concealment of male nudity in Magic Mike, showing how these social norms still influence cinema today.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/68735/DISS_FranciscoRibeiroNeto_PPGS.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectNudez no cinemapor
dc.subjectAmor no cinemapor
dc.subjectArte e cinemapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleNas entrelinhas da imagem: a Sociologia, o Cinema, o Amor e a Nudez nos filmes Magic Mike e Showgirlseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userSociologiapor
dc.subject.userCinemapor
dc.subject.userNudezpor
dc.subject.userAmorpor
Appears in Collections:Mestrado em Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_FranciscoRibeiroNeto_PPGS1.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.