???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9758
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLouzada, Juliana da Silva-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9437090639794299eng
dc.contributor.advisor1Pacheco, Almir de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9497811380342629eng
dc.contributor.referee1Mota, Sheila Cordeiro-
dc.contributor.referee2Anjos, Ester Menezes dos-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.identifier.citationLOUZADA, Juliana da Silva. Design e tecnologia como intervenção e suporte à saúde mental de universitários da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 2023. 186 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9758-
dc.description.resumoA maioria dos universitários se encontram em uma fase propensa a desenvolver transtornos mentais, e com os estudantes do Brasil não é diferente. Na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) os estudante sofrem constantemente quanto a sua saúde mental, sendo uma das principais causas a ansiedade. Apesar das assistências gratuitas dadas aos estudantes muitos permanecem sem tratamento, devido a precariedade desses sistemas que na maioria das vezes não conseguem atender a alta demanda existente. Desse modo é necessário criar novas formas de auxiliar estes universitários que permanecem sem tratamento, diminuindo assim o risco de retenção, e evasão escolar. Diante disso o objetivo central desta dissertação consiste em desenvolver uma interface para aplicativo móvel que auxilie o tratamento de ansiedade em estudantes universitários da UFAM, sede Campus Manaus. Para isso foi utilizada a Metodologia Design Thinking, e inúmeras ferramentas do design de modo a explorar a melhor forma de desenvolver essa inovação. Inicialmente foi feito uma Revisão Sistemática da Literatura para uma maior proximidade com o problema de pesquisa, onde foram analisadas as intervenções tecnológicas utilizadas para auxiliar no tratamento de saúde mental dos universitários; nessa etapa houve uma maior proximidade com diversos instrumentos, sendo sua maioria da psicologia, e diferentes abordagens psicológicas como a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). A partir disso foi definida a abordagem TCC como norteadora da parte psicológica do projeto, e os instrumentos que seriam aplicados nos futuros questionários. Em seguida optou-se por primeiramente realizar uma entrevista semiestruturada com os especialistas, o que possibilitou uma visão ampla sobre o contexto de adoecimento dos estudantes por ansiedade, e um sistema deficiente com incapacidade de atender toda a população adoecida. Após essa descoberta foram aplicados 3 questionários que possibilitaram um aprofundamento sobre a gravidade do adoecimento por ansiedade dessa população, bem como as causas por trás da falta de acesso a assistência psicológica. Em seguida foram feitos 2 grupos focais com estudantes universitários com grau severo ou moderado de ansiedade para identificar os fatores institucionais que poderiam estar ligados à esta ansiedade, sendo possível através dessa etapa definir quais ferramentas da abordagem TCC deveriam ser aplicadas na interface do aplicativo. Então na etapa projetiva foram feitas as interfaces baseadas nas necessidades dos usuários aplicando instrumentos que poderiam ajudá-los a diminuir a ansiedade e fortalecer a autoestima. A validação do protótipo foi realizada com o público-alvo onde, a partir dos resultados, foi possível notar que estes tiveram grande receptividade por esta intervenção a classificando como útil, e de fácil utilização.eng
dc.description.abstractThe vast majority of university students are at a stage prone to developing mental disorders, and with the brazilian students isn’t different. At the Federal University of Amazonas (UFAM) students constantly suffer from mental health, being the anxiety one of the main causes. Despite the free assistance given to students, many remain untreated, due to the precariousness of these systems, which most of the time are unable to treat the high demand. Thus, it is necessary to create new ways to help these university students who remain untreated, thus observing the risk of retention and school dropout. Therefore, the main objective of this dissertation is to develop an interface for a mobile application that helps treat anxiety in university students at UFAM, Campus Manaus headquarters. For this, the Design Thinking Methodology was used, and numerous design tools in order to explore the best way to develop this innovation. Initially, a Systematic Literature Review was carried out to bring it closer to the research problem, where the technological interventions used to assist in the mental health treatment of university students were analyzed. Through this stage, there was a greater proximity to several instruments, most of them from psychology, and different psychological approaches such as Cognitive Behavioral Therapy (CBT). From this, the CBT approach was defined as guiding the psychological part of the project, and the instruments that would be applied in future questionnaires. Then, it was decided to first carry out a semi-structured interview with the specialists, which allowed a broad view of the context of students' illness due to anxiety, and a deficient system with inability to care for the entire sick population. After this discovery, 3 questionnaires were applied that made it possible to deepen the severity of illness due to anxiety in this population, as well as the causes behind the lack of access to psychological assistance. Then, 2 focus groups were made with university students with severe or moderate anxiety to identify the institutional factors that could be linked to this anxiety, making it possible through this step to define which CBT approach tools should be applied in the application interface. Then, in the projective stage, interfaces were made based on the users' needs, applying instruments that could help them to reduce anxiety and strengthen self-esteem. The validation of the prototype was carried out with the target audience, where from the results, it was possible to notice that they were very receptive to this intervention, classifying it as useful and easy to use.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/69888/DISS_JulianaLouzada_PPGD.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Designeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEstudantes universitários - Saúde mentalpor
dc.subjectTerapia cognitivapor
dc.subjectPsicologia - Inovações tecnológicaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleDesign e tecnologia como intervenção e suporte à saúde mental de universitários da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)eng
dc.title.alternativeDesign and technology as an intervention and support for the mental health of university students at the Federal University of Amazonas (UFAM)eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userUniversitáriospor
dc.subject.userSaúde-Mentalpor
dc.subject.userAnsiedadepor
dc.subject.userTerapia Cognitiva Comportamentalpor
dc.subject.userIntervenções Tecnológicaspor
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JulianaLouzada_PPGD.pdf15.59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.