???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9802
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaiva, Antônia Jaqueline Vitor de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8033494354734324eng
dc.contributor.advisor1Schweickardt, Kátia Helena Serafina Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8016283662982106eng
dc.contributor.referee1Liebl, Ariany Rabello da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7556366980080450eng
dc.contributor.referee2Paes, Lucilene da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0653747630550456eng
dc.contributor.referee3Silva, Carlos Augusto da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7477532256270106eng
dc.date.issued2023-09-29-
dc.identifier.citationPAIVA, Antônia Jaqueline Vitor de. Dilemas socioambientais como estratégia de Educação Ambiental para estudantes surdos da Educação Especial. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9802-
dc.description.resumoOs processos que envolvem a Educação Ambiental vêm sendo amplamente discutidos com estudantes surdos de escolas inclusivas, no entanto quando se trata da educação de surdos de escolas especiais, poucos são os trabalhos encontrados na literatura. Dessa forma, torna-se imprescindível desenvolver estratégias de ensino de Educação Ambiental para que os estudantes surdos se envolvam com questões relacionadas ao ambiente, logo, este estudo objetivou compreender quais as atitudes de estudantes surdos diante de Dilemas Socioambientais, a partir de estratégias de Educação Ambiental. Esta pesquisa foi desenvolvida com 15 estudantes surdos da Educação Especial da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, regularmente matriculados no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e com 3 professoras das disciplinas de Ciências, Geografia e Língua Portuguesa. Este estudo trata de uma pesquisa de campo e está caracterizada com abordagem qualitativa e quantitativa, como métodos da pesquisa utilizou-se a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, revisões sistemáticas, entrevistas, além de duas técnicas, sendo a conversa em grupo e a oficina de desenhos, ambas executadas em libras, para análise de dados foram utilizados métodos não paramétricos e a análise de conteúdo. A partir das atividades desenvolvidas com os alunos foi possível verificar que os participantes apresentaram boas atitudes frente aos Dilemas Socioambientais, apontando soluções para as problemáticas envolvidas. As entrevistas com os professores apontaram uma parceria entre os professores em trabalhos desenvolvidos na escola sobre Educação Ambiental, além da carência de materiais adaptados para se trabalhar com os estudantes surdos e a falta de estrutura da escola, por estar em um prédio emprestado. Na conversa em grupo os estudantes ficaram divididos na discussão dos dilemas, alguns apresentaram comentários com uma visão antropocêntrica, enquanto outros alunos demostraram uma visão ecocêntrica. Já na oficina de desenhos os estudantes apresentaram desconforto ao se posicionar com relação ao primeiro dilema e tranquilidade com relação ao segundo dilema, no entanto demostraram sua criatividade e elaboraram lindos desenhos indicando soluções para as problemáticas envolvidas. Dessa forma, pode-se concluir que as atividades foram desenvolvidas com êxito, ressaltando que a Educação Ambiental está presente na Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, porém, ainda há a necessidade de agentes facilitadores do ensino-aprendizagem, como recursos didáticos adaptados para os estudantes surdos, que auxiliam os professores nas práticas docentes envolvendo a Educação Ambiental na escola.eng
dc.description.abstractThe processes involving Environmental Education are extensively explained with deaf students in inclusive schools, however when it comes to the education of deaf people in special schools, only the works found in the literature remain. Therefore, it is essential to develop Environmental Education teaching strategies so that deaf students become involved with issues related to the environment, therefore, this study aimed to understand the attitudes of deaf students when faced with Socio-Environmental Dilemmas, based on Education strategies. Environmental. This research was developed with 15 deaf students from Special Education at public school Augusto Carneiro dos Santos, regularly enrolled in the 8th and 9th year of Elementary School and with 3 teachers from the subjects of Science, Geography and Portuguese Language. This study deals with field research and is characterized by a qualitative and quantitative approach. The research methods used were bibliographical research, documentary research, systematic reviews, interviews, in addition to two techniques, group conversation and a workshop. drawings, both executed in pounds, non-parametric methods and content analysis were used for data analysis. From the activities carried out with the students, it was possible to verify that the participants showed good attitudes towards Socio-Environmental Dilemmas, pointing out solutions to the problems involved. Interviews with teachers highlighted a partnership between teachers in work carried out at the school on Environmental Education, in addition to the lack of materials adapted to work with deaf students and the lack of structure at the school, as it is in a borrowed building. Interviews with teachers highlighted a partnership between teachers in work carried out at the school on Environmental Education, in addition to the lack of materials adapted to work with deaf students and the lack of structure at the school, as it is in a borrowed building. In the group conversation, students were divided in discussing the dilemmas, some presented comments with an anthropocentric view, while other students demonstrated an ecocentric view. In the drawing workshop, the students showed discomfort when positioning themselves in relation to the first dilemma and tranquility in relation to the second dilemma, however, they demonstrated their creativity and created beautiful drawings indicating solutions to the problems involved. Thus, it can be concluded that the activities were developed successfully, highlighting that Environmental Education is present at the Augusto Carneiro dos Santos State School, however, there is still a need for teaching-learning facilitating agents, such as teaching resources adapted for students. deaf students, who assist teachers in teaching practices involving Environmental Education at school.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/70513/DISS_Ant%c3%b4niaPaiva_PPGCASA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
dc.subjectSurdos - Educaçãopor
dc.subjectEducação especial - Amazonaspor
dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASeng
dc.subject.cnpqOUTROSeng
dc.titleDilemas socioambientais como estratégia de Educação Ambiental para estudantes surdos da Educação Especialeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8370-960Xeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4793-4903eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5010-1294eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7053-4006eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5512-7867eng
dc.subject.userEducação de surdospor
dc.subject.userSurdos do Amazonaspor
dc.subject.userDilemaspor
dc.subject.userProblemáticas socioambientaispor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AntôniaPaiva_PPGCASA.pdf4.58 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.