???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9815
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Prisco Junio Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7201018278324557eng
dc.contributor.advisor1Franco, Zilda Gláucia Elias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1576292560798601eng
dc.contributor.referee1Souza, Nilza Coqueiro Pires de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2557583407176877eng
dc.contributor.referee2Medeiros, Adriana Francisca de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5650581779742116eng
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Prisco Junio Sousa. As toadas dos bois-bumbás de Parintins como proposta de prática pedagógica interdisciplinar no ensino de artes nos 4º e 5º anos do ensino fundamental no Amazonas. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9815-
dc.description.resumoO ensino de Artes tem passado por inúmeras modificações com o decorrer do tempo, dentre elas, está principalmente a identificação de novas possibilidades de abordagem em sala de aula que tenham como o propósito alcançar uma educação crítico-transformadora que esteja associada com a realidade dos alunos. Compreender a importância da disciplina de Artes nos processos de desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes da Educação Básica é fundamental para propor novas discussões a respeito dessa temática, seja em âmbito acadêmico ou em âmbito escolar. Visando novas possibilidades pedagógicas, a pesquisa apresentada neste trabalho tem como principal objetivo analisar a prática pedagógica do ensino de Artes das turmas de 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Manaus. Referente aos objetivos específicos, buscou-se registrar os significados da cultura amazônica retratados nas letras das toadas como potencial mediador para o ensino e a aprendizagem de conteúdos curriculares, identificar como ocorre a presença da música nos planejamentos e na prática pedagógica dos professores das turmas do Ensino Fundamental I e elaborar um recurso pedagógico com propostas de trabalho para os 4º e 5º Anos a partir das análises e das observações em sala de aula. Para isso, a pesquisa foi caracterizada como qualitativa utilizando o método de estudo de caso e sendo realizada em uma escola pública da cidade de Manaus, Amazonas. Os resultados obtidos demonstram que a apesar de estar presente no plano pedagógico da escola, a música enquanto recurso ainda carece ser (re)pensada durante as atividades propostas aos alunos, valorizando seu caráter histórico, sua tradição e cultura. Há necessidade de valorização da cultura Amazônida no currículo e práticas escolares. Destaca-se a importância de novas discussões a respeito do ensino de Artes por meio de metodologias ativas, onde os alunos são o centro do processo de aprendizagem e que tenham voz para alcançar habilidades de expressão, reconhecimento, participação e comunicação por meio de diferentes linguagenseng
dc.description.abstractThe teaching of Arts has undergone numerous modifications over time, among them is mainly the identification of new possibilities of approach in the classroom that aim to achieve a criticaltransformative education that is associated with the reality of students. Understanding the importance of the Arts discipline in the cognitive development processes of children and adolescents in Basic Education is fundamental to propose new discussions on this theme, whether in academic or school settings. Aiming at new pedagogical possibilities, the research presented in this paper has as its main goal to identify the pedagogical practice of Art teaching in 4th and 5th grade classes of the Elementary School of a school in the city of Manaus. Regarding the specific objectives, we sought to register the meanings of Amazonian culture portrayed in the lyrics of the toadas as a potential mediator for teaching and learning curriculum content, identify how the presence of music in the planning and teaching practice of teachers of the classes of the Elementary School occurs and develop a teaching resource with proposals for work for the 4th and 5th grades from the analysis and observations in the classroom. For this, the research was characterized as qualitative in nature, using the case study method and being carried out in a public school in the city of Manaus, Amazonas. The results show that despite being present in the school's pedagogical plan, music as a resource still needs to be (re)thought during the activities proposed to students, valuing its historical character, its tradition and culture. There is a need to value the Amazonian culture in the curriculum and school practices. The importance of new discussions regarding the teaching of Arts through active methodologies is highlighted, where students are the center of the learning process and who have a voice to achieve expression, recognition, participation and communication skills through different languages.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/70674/DISS_PriscoSantos_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectCultura popular - Estudo e ensino (Ensino fundamental)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleAs toadas dos bois-bumbás de Parintins como proposta de prática pedagógica interdisciplinar no ensino de artes nos 4º e 5º anos do ensino fundamental no Amazonas.eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userArtespor
dc.subject.userCultura Popularpor
dc.subject.userEnsino Fundamentalpor
dc.subject.userPráticas Pedagógicaspor
dc.subject.userToadaspor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_PriscoSantos_PPGECH.pdf1.99 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.