???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2277
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Corpo doente: introdução ao estudo das representações sociais dos deficientes físicos na cidade de Manaus
???metadata.dc.creator???: Leite, Cecília Sayonara Gonzaga 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Noronha, Nelson Matos de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho estabelece o tratamento de conceitos chaves e termos relevantes para a compreensão das representações sociais dos deficientes físicos na cidade de Manaus. Não pretende utilizar como referencial teórico metodológico uma única teoria. Tem o propósito de abordar o tema a partir de vários saberes inter-relacionados, porém respeitando suas especificidades. Propõe uma reflexão sobre a imagem do deficiente físico e a imagem social aceita por seus pares e considerada como sendo a ideal. Discute o processo saúde/doença como sendo uma questão ao mesmo tempo médica e filosófica demonstrando que o adoecer é uma situação conflituosa conosco e com os demais de nossa convivência. A análise aponta para uma reflexão sobre a preocupação com a aquisição do corpo perfeito que tanto nos aflige atualmente a ponto de esquecermos a relação entre este e toda a intersubjetividade que o envolve. Aponta também para a percepção errônea acerca do corpo deficiente na qual o mesmo é considerado imperfeito e anormal. Nesse contexto, tentamos mostrar que o corpo deficiente não é anormal, mas sim diferente e precisa ser respeitado. Fizemos uma breve discussão histórica sobre as políticas públicas, pois acreditamos que isso possibilitou uma visão critica em torno do tratamento dispensado ao deficiente físico ao longo do tempo. O trabalho pretende demonstrar que independente da época e do local, as sociedades e seus componentes constroem representações sobre o corpo e a saúde e que estas são carregadas de significados, símbolos e valores de acordo com os aspectos socioculturais de cada grupo social. A pesquisa nos propõe, principalmente, refletir sobre a (re) integração do portador de necessidades especiais à sociedade como ponto de partida para o entendimento da diversidade sociocultural, além de enriquecer o acervo acerca do tema e abrir caminhos para outras pesquisas que possibilitem um diálogo entre as Ciências Humanas e da Saúde para a humanização da relação enfermo/terapeuta.
Keywords: Representações sociais
Corpo doente
Deficiência física
Social representation
Faculty
Physical deficiency
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: LEITE, Cecília Sayonara Gonzaga. Corpo doente: introdução ao estudo das representações sociais dos deficientes físicos na cidade de Manaus. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2277
Issue Date: 4-Jun-2007
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Cecília Sayonara Gonzaga Leite.pdfDissertação - Cecília Sayonara Gonzaga Leite.pdf527.24 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.