Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2316
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os piaçabeiros de barcelos: história de vida e trabalho
Autor: Reis, Lilia Maria de Oliveira 
Primeiro orientador: Torres, Iraildes Caldas
Resumo: Este estudo assume o propósito de evidenciar a história de vida dos piaçabeiros do município de Barcelos, cujo ofício realizado dentro da floresta detém-se a utilizar um dos recursos naturais mais importantes da biodiversidade amazônica, a piaçaba, historicamente explorada por índios e brancos que têm, nesse recurso, sua fonte de sobrevivência. A nossa intenção consistiu em perceber e analisar o ofício de piaçabeiro, seus saberes no plano da organização do trabalho, buscando apontar a forma pela qual a desvalorização da atividade da piaçaba desestrutura a vida desse trabalhador no âmbito da comercialização feita de modo desigual entre o patrão e o freguês. A pesquisa pautada na abordagem qualitativa elegeu uma amostra de vinte pessoas domiciliadas na cidade de Barcelos, algumas das quais continuam no ofício de piaçabeiro, com idade entre trinta e noventa anos. São majoritariamente indígenas, caboclos e, em menor número, pessoas brancas, sendo estas patrões e não fregueses. O trabalho de campo foi realizado tendo por base a técnica de entrevista do tipo semi-estruturado somado a conversas informais que tornaram possível a construção deste trabalho. Dentre os múltiplos aspectos revelados, ficou claro que o ofício de piaçabeiro, embora desvalorizado, não está em fase de desaparecimento, já que existem piaçabeiros realizando o corte da fibra, mercado comprador e consumidor em nível considerável. Deve-se considerar, por fim, que este ofício como parte do extrativismo prevalecente na região é básico como forma de sobrevivência aos povos tradicionais do Rio Negro, Amazonas.
Palavras-chave: Barcelos
Piaçaba - Produção
Extrativismo vegetal
Barcelos
Piaçaba - economia
Área(s) do CNPq: OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citação: REIS, Lilia Maria de Oliveira. Os piaçabeiros de barcelos: história de vida e trabalho. 2007. 238 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2316
Data de defesa: 31-Jan-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Lilia Maria de Oliveira Reis.pdfDissertação - Lilia Maria de Oliveira Reis.pdf4,77 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.