???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2500
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aglomerações produtivas como alternativa de desenvolvimento do Amazonas: um estudo sobre condomínios de médias e pequenas empresas
???metadata.dc.creator???: Queiroz, Manoel Alencar de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vieira, Antonieta do Lago
???metadata.dc.description.resumo???: A Região Amazônica, em especial o Estado do Amazonas, possui um aparato muito diversificado tocante aos recursos naturais necessários para a produção de diferentes produtos nos variados segmentos empresariais e nos distintos setores da economia, fazendo uso e proveito dos Arranjos Produtivos Locais que já foram estudados, mapeados, selecionados e beneficiados através das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional. Nessa perspectiva, o presente estudo propôs-se investigar e pesquisar quais as vantagens para as pequenas e médias empresas de pelo menos três segmentos diferentes estarem aglomeradas em Distritos Industriais do tipo condomínio empresarial, uma vez que os Distritos Industriais de Pequenas e Médias Empresas aglomeram um conjunto de empresas de pequeno e médio porte num determinado espaço geográfico e as proporcionam com a ajuda do Governo ou iniciativa privada, aparatos tecnológicos para a produção, divulgação e comercialização de seus produtos acabados, dando-lhes excelentes padrões de competitividade a nível local, regional, nacional e até internacional. Tendo como objetivo geral: Mostrar as vantagens que as pequenas e médias empresas têm por se instalarem de forma aglomerativa em uma determinada territorialidade para que seja um vetor de desenvolvimento por meio das aglomerações produtivas interagindo por toda a sua cadeia. E objetivos específicos: Apresentar os principais segmentos produtivos instalados no DIMPE: O segmento de Madeira-móveis, o Fármaco, o Fitoterápico e o de cosméticos; Fazer uma análise dos Modelos de Condomínios Empresariais instalados no Brasil com o Modelo Italiano; E verificar se o modelo de aglomeração em condomínios empresariais é o mais adequado a realidade do amazonas para aproveitamento dos arranjos produtivos locais. A presente Dissertação de Mestrado foi desenvolvida através de levantamento de informações bibliográficas, utilizando-se de fontes secundárias, como livros, análises de documentos, e visitas ao Distrito de MPE´s e nas muitas Secretarias de Estado e Institutos de Pesquisas que fazem estudos sobre o tema em questão. Alcançando resultados positivos em relação à hipótese que foi proposta podendo confirmar a mesma através dos dados coletados e expostos no Capítulo IV desta Dissertação de Mestrado.
Keywords: Desenvolvimento Regional
Condomínios Empresariais
Arranjos Produtivos Locais
Distritos Industriais de MPE´s
Regional Development
Business Charges
Local Production
Industrial Districts of MPE´s
Pequenas e médias empresas
Economia - Aglomerações Produtivas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Estudos Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Citation: QUEIROZ, Manoel Alencar de. Aglomerações produtivas como alternativa de desenvolvimento do Amazonas: um estudo sobre condomínios de médias e pequenas empresas. 2012. 81 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2500
Issue Date: 23-Mar-2012
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Manoel Alencar de Queiroz.pdfDissertação - Manoel Alencar de Queiroz.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.