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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2690
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Política pública para juventude: a implementação do Projovem Urbano em Iranduba/AM |
???metadata.dc.creator???: | Melo, Paula Suellen Frota de |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Fernandez, Cristiane Bonfim |
???metadata.dc.description.resumo???: | As políticas públicas para juventude, a partir da década de 90, conquistaram significativos avanços, dentre os quais podemos pontuar a variedade de programas setoriais existentes em nível federal, a exemplo o ProJovem Urbano. Este trabalho analisa o processo de implementação do 1º ciclo de atividades do ProJovem Urbano no município de Iranduba/AM em 2009. E, para tal objetivou: conhecer as ações desenvolvidas pelos educadores e coordenadores na implementação do programa; verificar como as várias instâncias e atores dos programas se articulam para a implementação do currículo integrado no ProJovem Urbano; e investigar a visão dos usuários sobre a implementação das dimensões de cidadania, educação e qualificação profissional. Os espaços delimitados para realização da pesquisa foram: os dois núcleos de atividades em Iranduba; a Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer/SEJEL; e o Sistema de Monitoramento e Avaliação/ SMA ProJovem Urbano. A coleta de dados, feita no período de outubro/2009 a janeiro/2010, esteve compreendida na aplicação de 04 instrumentos de pesquisa, a saber: roteiro de entrevista estruturada junto aos Coordenadores Executivo Estadual e Local do programa, roteiro de entrevista estruturada, distintos, com 06 educadores e 02 aplicadoras fixas do SMA do ProJovem Urbano, além de um formulário com perguntas abertas e fechadas junto a 28 alunos. As principais conclusões desta pesquisa estão centradas em duas perspectivas. A primeira refere-se às ações desenvolvidas pelo programa, as quais são implementadas em parceria com os três níveis federativos Nacional, Estadual e Municipal - a saber: aulas teóricas das três dimensões que compõe o Currículo Integrado Ensino Fundamental, Qualificação Profissional e Participação Cidadã; pagamento do benefício; aulas de informática e à realização esporádica de atividades extraclasse. A segunda retrata a questão dos usuários do programa, os quais afirmam que as aulas de Qualificação Profissional e Participação Cidadã, bem como a infra-estrutura dos núcleos necessitam ser revistas, a fim de favorecer a realização de aulas práticas, o bem estar e o protagonismo juvenil. |
Keywords: | Política Pública Juventude ProJovem Urbano. Policy Public Youth ProJovem Urbano. |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | BR |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Ciências Humanas e Letras |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Citation: | MELO, Paula Suellen Frota de. Política pública para juventude: a implementação do Projovem Urbano em Iranduba/AM. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2690 |
Issue Date: | 24-May-2010 |
Appears in Collections: | Mestrado em Serviço Social |
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