???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2845
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise psicodinâmica do trabalho no tribunal de justiça do Amazonas: uma aplicação da clínica do trabalho e da ação.
???metadata.dc.creator???: Garcia, Wiulla Inácia 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Moraes, Rosângela Dutra de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve o propósito de compreender a psicodinâmica do trabalho nas varas criminais do Tribunal de Justiça do Amazonas, analisando a organização do trabalho, as vivências de prazer-sofrimento, as estratégias defensivas e de mobilização subjetiva, e as formas de adoecimento, com o objetivo de propor intervenções que contribuam para a promoção de saúde neste espaço de trabalho. O referencial teórico-metodológico foi a Psicodinâmica do Trabalho, tendo sido aplicada a clínica do trabalho e da ação preconizada por Christophe Dejours. Nesta perspectiva o espaço coletivo da fala e da escuta é aspecto central para a coleta e interpretação dos dados. A clínica do trabalho seguiu as seguintes etapas: pré-pesquisa; pesquisa propriamente dita que abrange os momentos da análise da demanda, análise do material de pesquisa, observação clínica e interpretação; e a validação. O estudo mostrou que a organização do trabalho no Judiciário amazonense tem estrutura herdada das relações coloniais de trabalho, com divisão de trabalho marcada entre aqueles que pensam e os que executam, e sobrecarga de atividades. A diferença entre o trabalho prescrito e real é evidenciado pela grande quantidade de procedimentos (leis) a cumprir em detrimento da insuficiência de recursos e do volume de processos judiciais. As relações de trabalho apresentam traços do favoritismo, que ora beneficia os servidores, ora os prejudica. As vivências de prazer-sofrimento são expressas, de um lado, pelo mal-estar relacionado ao sentimento de injustiça derivado da desigual gestão do trabalho, à responsabilidade atribuída aos trabalhadores pelo insatisfatório atendimento ao público, à sensação de impotência, e de outro lado, pelo bem-estar decorrente do contato direto com a população, o que desperta nos servidores a sensação de contribuição social. Como estratégia de mobilização subjetiva foi identificada a empatia mobilizada pelos trabalhadores para compreender a situação dos réus presos, cujos processos dependem de algum procedimento realizado em seus cartórios. As estratégias de defesas são: a racionalização ligada à ideia de que no serviço público as evoluções dependem de esferas e decisões superiores e que por isso as possibilidades de transformação da organização do trabalho são mínimas; as fofocas, que tem o propósito de aliviar o sofrimento gerado pelo enfrentamento das insatisfatórias condições de trabalho; as ameaças aos chefes ou colegas de trabalho como um modo de se defender da culpa que lhes são atribuídas como consequências da lentidão do Judiciário; e o isolamento. Observou-se que a falta de cooperação entre os trabalhadores e de reconhecimento por parte da instituição dificulta a transformação do sofrimento e se constitui como um risco de adoecimento. A experiência da clínica do trabalho se mostrou positiva, servindo como modelo para a pesquisa e atuação profissional em Psicodinâmica do Trabalho.
Keywords: Psicodinâmica do Trabalho
Judiciário
Clínica do Trabalho
Psychodynamics of Work
Judiciary
Clinic of Work
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: GARCIA, Wiulla Inácia. Análise psicodinâmica do trabalho no tribunal de justiça do Amazonas: uma aplicação da clínica do trabalho e da ação.. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2845
Issue Date: 23-Mar-2011
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wiulla Garcia.pdf817.01 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.