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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawé
???metadata.dc.creator???: Souza, Kalinda Félix de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rodrigues, José Exequiel Basini
???metadata.dc.description.resumo???: A dissertação objetiva uma análise etnográfica sobre os Regimes e Transformações Cosmológicas da Pajelança Sateré-Mawé . A pesquisa foi pensada a partir de uma reflexão sobre as mudanças nos modos de proceder a cura, evidenciada nas práticas dos pajés e membros das comunidades indígenas Sateré-Mawé. Falantes do tronco lingüístico Tupi, segundo Curt Nimuendaju (1948) a língua Sateré-Mawé desde o século XVIII vem incorporando numerosas palavras da língua geral. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2009 e 2010 em Manaus nas aldeias Y apyrehyt (terceira luva da Tucandeira) e Waikiru (estrela) localizadas no bairro da Redenção, conjunto Santos Dumont, no Tarumã-Açu nas aldeias Hiwy (Gavião) e Inhaã-beé (chocalho do joelho) e, no município de Iranduba/Am na aldeia Sahu-Apé (casco de tatu) localizada na Estrada Manoel Urbano, Km 37. Identificou-se um total de 42 famílias Sateré-Mawé nas aldeias percorridas. A maioria depende economicamente da venda e produção do artesanato, o qual envolve adultos, jovens, crianças de ambos os sexos. Os Sateré-Mawé são conhecidos como os filhos do guaraná , devido seus ancestrais terem domesticado a Cupana sorbilis guaraná (waranã na língua materna). Na pesquisa de campo encontramos vários especialistas como pajés, benzedores(as), feiticeiros, essas denominações partem dos próprios interlocutores e indicam a constante presença de pajelança entre os Sateré-Mawé, mesmo sem a presença desses especialistas. Partindo do principio da cosmologia encontramos a origem dessa ciência, como por exemplo, o conhecimento de plantas medicinais para curar e prevenir doenças, as rezas , a obediência a certas regras de comportamento social. Segundo os Sateré-Mawé poderá surgir entre eles um(a) pajé, que através de sonhos consegue prever o futuro e tragédias na aldeia, isto ocorre pela aproximação de espíritos curandeiros , que ensinam através de sonhos, as curas para doenças, e avisam de certos acontecimentos que poderiam vir a prejudicar a vida na aldeia. Portanto, podemos dizer preliminarmente que o que determina a ação de pajelança é um regime de cura, que entrelaça regras, comportamentos, normas a serem seguidas. O curar , enfeitiçar , benzer , estão repletos de intenções em que o poder envolve o contato com seres imateriais invisíveis , espíritos , e com os humanos. As práticas de pajelança fazem parte do mundo do indígena e não indígena que de alguma forma está inserido na cosmologia que vem se transformando nas práticas cotidianas. As razões para buscar a cura por meio participativo demonstra que o regime de cura procura o estabelecimento e equilíbrio da saúde, propósito principal dos Sateré-Mawé e não índios.
Keywords: Sateré-Mawé
Pajelança
Cura
Regimes
Transformações
Sateré-Mawé
Shamanism
Healing
Schemes
Transformations
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Museu Amazônico
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Citation: SOUZA, Kalinda Félix de. Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawé. 2011. 151 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2882
Issue Date: 20-Sep-2011
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia Social

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