???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3214
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenezes, Samara Barbosa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4533196903507164por
dc.contributor.advisor1Silva, Jorge Gregório da-
dc.date.available2015-04-08-
dc.date.issued2009-05-11-
dc.identifier.citationMENEZES, Samara Barbosa de. Modelos de gestão escolar no estado do Amazonas: entre o dito e o feito. 2009. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3214-
dc.description.resumoDiscute os modelos de gestão da educação escolar implantados nas escolas da Rede Estadual de ensino do Estado do Amazonas, tomando como ponto de discussão a influência que tais paradigmas causaram na subjetividade laboral dos gestores escolares e, também, na maneira de administrar os processos escolares que subjaz a escola pública. Submete à crítica a gestão escolar no contexto do neoliberalismo como uma alternativa teórica, econômica, ideológica e educacional, enfatizando os impactos da implantação dos modelos de gestão democrática e gestão pela Qualidade Total na organização dos processos e dos sujeitos escolares. Conclui que os modelos de administração escolar até agora implantados nas escolas públicas do Estado do Amazonas estão comprometidos com os fundamentos epistemológicos do projeto neoliberal (e neoconservador), considerando-se que as políticas de formação dos gestores escolares estão voltadas tão somente para os resultados escolares e a competitividade das unidades escolares como um processo totalitário de alcançar uma suposta qualidade no processo de escolarização dos homens-discentes. Critica e demonstra por intermédio da análise do processo histórico e da experiência empírica a mudança de comportamento ocorrida no chão das escolas da Rede Estadual de Ensino do Amazonas, transformando o pensar e o agir dos homens docentes, dirigentes e discentes, seja na prática pedagógica, seja nos cursos de formação, em costumazes adeptos desse processo denominado de Gestão pela Qualidade Total.por
dc.description.abstractIt argues the models of management of the pertaining to school education implanted in the schools of the state net of education of the state of Amazon [ is lacking what one intends when arguing the models of pertaining to school administration + materiality of the quarrel + effect on the pertaining to school citizens ]. It analyzes the management of the education in the context of the neoliberalism as a theoretical, economic, ideological alternative, educational ethical-politics and, emphasizing the implantation of the processes of democratic management and management for the Total Quality. It concludes that the models of administration so far implanted are compromised to the materiality of the neoliberal project. [if admits (perhaps) some traces of conclusion;] is necessary to clarify this. The research process is developed from the description-critical method, searching to understand influences it of the process of implantation of the program of the total quality in the Schools of the State Net of Education of Amazon. One is about a research where if they had used official documents of primary and secondary sources, as well as of corresponding bibliographical referencial to the subject [it is praiseworthy, however repeats elements of the previous paragraphs]eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/7338/Dissertacao%20Samara%20Barbosa%20de%20Menezes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectEstado-Naçãopor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectOrganismos internacionaispor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectQualidade totalpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPertaining to school managementeng
dc.subjectInternational globalizationeng
dc.subjectState-Nationeng
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.subjectOrganismseng
dc.subjectPublic politicseng
dc.subjectTotal qualityeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleModelos de gestão escolar no estado do Amazonas: entre o dito e o feitopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Samara Barbosa de Menezes.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.