Recent Submissions
O mecanismo da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (LIM) como fonte de recursos para educação superior pública do estado do Amazonas
O presente trabalho versa sobre a relação entre a Zona Franca de Manaus (ZFM), em particular as fabricantes de bens de informática instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) e a Educação Superior do Estado do Amazonas, sob a forma do financiamento dessa modalidade de ensino, em decorrência do mecanismo estabelecido pela Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (LIM). Neste sentido, esta pesquisa, cuja inspiração perpassa a vivência do autor como partícipe da referida legislação, enquant...
Formação intercultural do professor indígena no Amazonas: um olhar decolonial sobre o projeto Pirayawara
A presente pesquisa tem por título Formação Intercultural do Professor Indígena no Amazonas: Um Olhar Decolonial sobre o Projeto Pirayawara. O escrito problematiza os atravessamentos que perpassam o magistério indígena Pirayawara, a partir dos princípios epistêmicos decoloniais. Por esta perspectiva, visa-se construir uma tecitura que enfoca a formação de professores(as) indígenas no contexto Amazônico, suscitando discussões sobre o processo formativo e seus contrastes, limitações e desafios,...
Narrativas de professoras amazônidas sobre gênero e sexualidade
Abordar o tema gênero e sexualidade na escola tornou-se algo polêmico em decorrência do cenário político instaurado nos últimos anos no Brasil. Como objetivo geral, esta pesquisa buscou compreender as narrativas de professoras amazônidas sobre gênero e sexualidade, identificando as estratégias de resistência utilizadas para lidar com o assunto no contexto escolar e, como objetivos específicos: a) evidenciar de que maneira a articulação com o currículo organiza essa discussão na escola, identi...
Um olhar das políticas públicas para a inclusão escolar da pessoa com deficiência visual
A dissertação analisa as políticas públicas de inclusão para o atendimento do estudante com deficiência visual, identificando as condições técnicas e profissionais que devem ser oferecidas pela escola, analisando os aspectos básicos para o trabalho docente dentro do contexto da escola inclusiva. O estudo está contextualizado nas ações implementadas pelas políticas governamentais de inclusão relacionadas à educação com base em princípios norteadores como a Política Nacional de Educação Especia...
A alfabetização emancipadora no ensino fundamental: uma análise de conteúdo do livro didático suplementar do 4º e 5º ano da Secretaria Municipal de Educação de Manaus
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a solidez de um modelo conceitual de alfabetização emancipadora por meio de uma análise de conteúdo dos livros didáticos do 4º e 5º ano do programa “Alfabetiza Manaus” da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED Manaus). Seus objetivos específicos são identificar e descrever as dimensões ideológicas, cognitivas e cidadã da alfabetização desses livros didáticos na perspectiva de modelagem conceitual e operacionalizar essas dimensões nos critério...
Educação do campo: olhares, dilemas e perspectivas dos trabalhadores rurais da FETAGRI no estado do Amazonas
O presente trabalho trata da Educação do Campo na região amazônica enfocando a realidade educacional das escolas do campo situadas no Estado do Amazonas. Para compreender este processo parte-se dos olhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais que atuam como lideranças no movimento sindical, com ênfase na Federação dos Trabalhadores da Agricultura (FETAGRI-AM) e nos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STR’s). A Educação e suas relações com o meio rural é analisada numa perspectiva de total...
Processo cognitivo da consciência e o desenvolvimento das práticas emancipatórias no contexto da formação política dos professores da SEDUC-Parintins-AM
Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar de que maneira o processo cognitivo da consciência pode contribuir para as práticas emancipatórias referentes à Formação Política dos professores da SEDUC-Parintins. E como objetivos específicos: 1 - Identificar, na literatura das Neurociências e Ciência Cognitiva, os fundamentos epistemológicos do processo cognitivo da consciência e sua função para o desenvolvimento da formação política do professor; 2 - Mostrar como os professores da SEDUC-Par...
Sehay pot’i Sateré-Mawé: a educação no “Espaço de Estudo da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígenas Nusoken I”
A pesquisa, intitulada “Sehay pot’i Sateré-Mawé: a educação no ‘Espaço de Estudo da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígenas Nusoken I’”, analisou as interfaces históricas, legais e conceituais a partir das quais se constitui a política educacional para do povo Sateré-Mawé do Espaço Nusoken, no Município de Manaus. O Espaço está localizado no bairro Redenção, zona centro-oeste da área urbana do Município de Manaus, com a perspectiva de trabalhar a aprendizagem bilíngue, destina...
Letramentos digitais no contexto do cenário pandêmico na educação pública de Manaus: reflexões sobre formação continuada e práticas de ensino a partir da análise dialógica do discurso docente
Diante do contexto da pandemia da Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais, as escolas precisaram se ajustar ao ensino remoto, fazendo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), até conseguirem retornar de forma híbrida e posteriormente presencial. Nesse contexto, esta pesquisa buscou compreender as experiências formativas e de ensino de professores do Ensino Médio da Seduc-AM, na cidade de Manaus, AM, Brasil, na perspectiva do(s) letramento(s) digital(is), dian...
Trabalho e educação: o sistema estadual de educação integral frente às mudanças do mundo do trabalho na Zona Franca de Manaus
Esta tese tem por objetivo demonstrar os desafios do sistema estadual de educação de tempo integral frente às mudanças do mundo do trabalho na Zona Franca de Manaus. Partindo da hipótese de que o sistema estadual de educação de tempo integral, no ensino médio, cumpre precariamente a finalidade de qualificação para o trabalho, questiona: que resposta as escolas desse sistema têm dado ao mundo do trabalho da Zona Franca de Manaus, e o que se poderia esperar delas no sentido de compatibilizar fo...
Como o/a Arquiteto/a se forma em cenário atípico? Tomadas de decisões institucionais e transformações no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFAM durante a pandemia
Em meio a um dos epicentros da pandemia de Covid-19 no Brasil, esta pesquisa científica tomou à análise o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/UFAM) e a formação do/a Arquiteto/a e Urbanista em cenário pandêmico. A investigação que conferiu corpo a esta dissertação se ocupou da (s) influência (s) das tomadas de decisões políticas em níveis federal, estadual, municipal e institucional na formação do/a arquiteto/a e urbanista da UFA...
Educação de alunos com altas habilidades/superdotação: problematizando as questões de estilos e práticas parentais
O presente estudo objetivou conhecer a opinião de alunos com Altas Habilidades/Superdotação sobre estilos e práticas parentais. Os participantes da pesquisa foram alunos identificados com Altas Habilidades/Superdotação que faziam atendimento no NAAHS Amazonas. O público, composto de 12 alunos que se encontravam no ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio, com idades entre 7 a 17 anos. Quanto à metodologia, foi um estudo de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo...
Um estudo sobre a experiência da política de cotas na Universidade Federal do Amazonas: caminhos para uma política universitária antirracista
A presente tese foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), fazendo parte da antiga Linha de Pesquisa 2: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, e atualmente reelaborada como Educação, Estado e Sociedade na Amazônia. Tematiza as relações raciais no campo da educação, abordando especificamente as ações afirmativas, entendidas aqui como políticas de cotas, implementadas na UFAM. Desse modo, possui como objetivo ce...
O direito à educação das crianças venezuelanas em Manaus: análises das normativas nacionais e internacionais
A presente pesquisa de mestrado objetiva analisar o direito à educação das crianças venezuelanas a partir das normativas nacionais e internacionais, como também identificar como a rede de atendimento social para os venezuelanos está estruturada Capital do estado e, por fim, identificar as coerências e contradições entre a política planejada e o atendimento educacional realizado à criança venezuelana em Manaus em matéria de oferta, acesso e permanência no sistema educacional de ensino. O estat...
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
A autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os níveis de autoeficácia dos Docentes nas práticas inclusivas. O presente estudo se traduz como uma pesquisa de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo a autoeficácia docente. Os Participan...
Precarização do trabalho docente na política de contratação temporária de professores da rede municipal de ensino de Marechal Thaumaturgo/Acre
A tese analisa a política de contratação temporária de professores na rede municipal de ensino de Marechal Thaumaturgo/Acre e sua relação com a precarização do trabalho docente, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, na linha de pesquisa “Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”. Fundamentada no materialismo histórico-dialético, a construção da investigação se deu a partir do seguinte problema de pesquisa: como a políti...
A nova Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: dilemas e perspectivas nas políticas de inclusão na rede federal de ensino
Esta tese tratou das Políticas de Educação Inclusiva na oferta do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Roraima-IFRR a partir da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio – BNCC-EM em movimento pela Lei n.º 13.415/2017 – Lei da contrarreforma do Ensino Médio. O objetivo desta pesquisa foi de analisar, verificar, conhecer e discutir as implicações das alterações da política educacional do novo Ensino Médio no tocante às demandas específicas req...
Violência sexual contra crianças e adolescentes: análise de dados e prevenção no contexto educacional amazônico
Este estudo tem como objetivo geral mapear e identificar dados sobre violência sexual contra crianças e adolescentes em Manaus, AM, e discutir a função da escola enquanto instituição de proteção e combate a essa forma de violência. Junto a isso, elencamos como objetivos específicos: a) descrever conceitos como violência sexual, estupro e exploração sexual contra crianças e adolescentes; b) levantar dados sobre violência sexual contra crianças e adolescentes reportados ao Sistema de Infor...
Povos indígenas e universidade: pedagogias decoloniais e o diálogo intercientífico na formação docente nas Amazônias
Esta pesquisa de doutorado, problematiza os princípios das pedagogias decoloniais e do diálogo intercientífico como pressupostos epistemológicos, formativos e afirmativos na formação docente com os povos indígenas na Universidade Pública. Seu principal objetivo assenta-se em compreender como se construiu (vem se construindo) na práxis universitária do Curso Formação de Professores Indígenas (FPI), saberes-fazeres pedagógicos mediados pelo diálogo intercientífico e decolonialidade, tendo como ...
Contribuições do processo cognitivo da criatividade à avaliação da aprendizagem do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM
São muitos desafios dos professores e de sua formação, dentre eles, refletimos nesta pesquisa a avaliação como um esforço criativo, no sentido de servir ao desenvolvimento das aprendizagens. Nesse sentido, a presente investigação intitulada “Contribuições do Processo Cognitivo da Criatividade à Avaliação da Aprendizagem do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM”. No que tange o problema de pesquisa surge como o ponto de partida que provém das nossas experiências acadêmicas e profissio...
- 413 UFAM
- 303 Dissertação
- 110 Tese
- 148 2020 - 2023
- 195 2010 - 2019
- 67 2000 - 2009
- 2 1997 - 1999
- 14 2900 - 2999
- 91 2013 - 2099