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dc.creatorLima, Cristiane Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1849630755597869por
dc.contributor.advisor1Mourão, Arminda Rachel Botelho-
dc.date.available2015-04-08-
dc.date.issued2011-10-17-
dc.identifier.citationLIMA, Cristiane Cavalcante. As Representações Sociais de Educação Ambiental entre os Professores/Cursistas do Programa Especial de Formação Docente/PEFD da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3243-
dc.description.resumoA presente pesquisa dedicou-se a análise das representações sociais de Educação Ambiental entre os professores/cursistas do Programa Especial de Formação Docente (PEFD) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Para o alcance dos objetivos propostos realizou-se, inicialmente, um estudo das concepções de Educação Ambiental (EA.), identificando-se com a perspectiva política, a qual entende que as questões ambientais não devem estar desvinculadas das discussões de caráter político, econômico e social. Em seguida apresentam-se algumas reflexões acerca da formação de professores no que diz respeito à Educação Ambiental. Concluído o primeiro momento, buscou-se analisar as representações sociais de Educação Ambiental dos alunos do PEFD/UFAM/FACED. A teoria das representações sociais de Moscovici (1978) e a teoria do núcleo central de Abric (2000) constituíram o embasamento teórico desta pesquisa. Para identificar o núcleo central e periférico dos pesquisados; como instrumento metodológico, aplicou-se entre os 100 sujeitos da pesquisa a técnica de associação livre de palavras (TAL). Os resultados obtidos pela referida técnica foram tabulados e submetidos à leitura do software Evoc, que quantificou os dados, oferecendo uma melhor visibilidade quanto a estrutura organizacional da representação. Para aprofundar os resultados obtidos realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 10 professores escolhidos aleatoriamente. As entrevistas, possibilitaram, ampliar a compreensão das representações dos sujeitos em relação a Educação Ambiental. Os resultados obtidos com a técnica associação livre de palavras revelou uma visão naturalista de Educação Ambiental, na qual a preservação e conscientização estiveram presentes entre as palavras mais evocadas, compondo assim o núcleo central dessa representação. A análise da frequência, semelhanças e proximidades semânticas presentes nas entrevistas, confirmou esta concepção naturalista. Estas ideias estão ligadas ao uso, preservar, para usar melhor, ignorando a dimensão política da Educação Ambiental. Pode-se assim concluir que os sujeitos da pesquisa veem a Educação Ambiental como um processo de conscientização do uso adequado da natureza, considerando a relação homem-natureza como natural, deixando de perceber que as relações que se estabelecem no mundo, são sociais e vividas em um tempo e espaço histórico. A compreensão reducionista de Educação Ambiental presente entre os professores, indica, portanto, uma necessidade de repensar à formação docente no que tange a questão ambiental, garantido a presença dessa temática nos currículos das licenciaturas em pedagogia.por
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/10433/CRISTIANE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectRepresentação Socialpor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectSocial Representationeng
dc.subjectTraining Teacherseng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleAs Representações Sociais de Educação Ambiental entre os Professores/Cursistas do Programa Especial de Formação Docente/PEFD da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonaspor
dc.typeDissertaçãopor
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