???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3358
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Homens do Barro E estratégias empresariais: um estudo da relação capital-trabalho no Pólo oleiro-cerâmico da Região Metropolitana de Manaus-AM
???metadata.dc.creator???: Maciel, Cleiton Ferreira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Valle, Maria Izabel de Medeiros
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo analisa a relação capital-trabalho em uma das maiores empresas do Pólo oleiro-cerâmico da Região Metropolitana de Manaus, e os seus condicionantes em termos de condições de trabalho e perfil dos trabalhadores. Produzindo cerca de 80% de tijolos e telhas consumidos na cidade de Manaus, esse setor tradicional da economia do estado do Amazonas vem passando por transformações no âmbito da configuração do trabalho que estão ligadas ao processo global da nova forma de acumulação do capital, qual seja, a acumulação flexível. Como um estudo de cunho qualitativo, este trabalho buscou compreender como emerge e desenvolve-se esse processo de reconfiguração produtiva em uma empresa de um setor que, até pouco tempo, era caracterizado pela baixa tecnologia empregada na fabricação dos seus produtos, e que usava a madeira nativa como matéria-prima na queima dos tijolos e telhas. Trata-se, portanto, de investigar de que forma o mundo do trabalho oleiro vem se metamorfoseando, incorporando meios globais de dinamização do capital tendo em vista o desenvolvimento da racionalidade capitalista no interior de um processo produtivo até então tido como atrasado e rudimentar. Além disso, a pesquisa procede à compreensão das estratégias empreendidas pelos proprietários das olarias quando da implantação de inovações tecnológicas e organizacionais, bem como analisa a ação dos trabalhadores oleiros frente a essas mudanças na organização do trabalho. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se a associação entre Estado e empresários em nome do desenvolvimento das olarias que contrasta com o alto grau de precariedade e péssimas condições de trabalho a que são submetidos os homens do barro .
Keywords: Região Metropolitana de Manaus
Iranduba
Olaria
Capital
Trabalho
Estratégias empresariais
Metropolitan Region of Manaus
Iranduba
Pottery
Capital
Work
Business strategies
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citation: MACIEL, Cleiton Ferreira. Homens do Barro E estratégias empresariais: um estudo da relação capital-trabalho no Pólo oleiro-cerâmico da Região Metropolitana de Manaus-AM. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3358
Issue Date: 26-Feb-2013
Appears in Collections:Mestrado em Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cleiton ferreira.pdf3.44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.